3 dicas essenciais para sua carreira deslanchar este ano!

Planejar sua carreira deve ser um hábito constante na sua vida profissional, com objetivos sempre atualizados e condizentes com sua situação atual. Quando não estabelecemos metas, fica difícil saber onde queremos estar a curto ou médio prazo, o que por sua vez dificulta nossa evolução e progressão na carreira. 

2023 já caminha para o segundo semestre, mas ainda dá tempo de planejar seus próximos passos para garantir novas conquistas ainda este ano!

Se essa é sua primeira vez fazendo um planejamento de carreira ou caso esteja enfrentando dificuldades para encontrar objetivos que possam agregar valor ao seu currículo, separamos aqui alguns dos principais pontos que podem ser levados em consideração. 

Tudo isso é de extrema importância no mercado de trabalho moderno, então independente da sua ocupação ou da área em que atua, essas dicas certamente serão de grande ajuda na hora de traçar metas para os próximos meses. Confira:

Estude o seu mercado

Não é possível saber onde você quer estar daqui a seis meses ou um ano se não estiver atualizado sobre a situação atual do mercado em que atua. É essencial ficar sempre de olho nas tecnologias e tendências que estão ditando o rumo das coisas, pois a partir disso é possível se preparar adequadamente para essas novidades e garantir um currículo mais atrativo que o dos seus concorrentes.

Muitas das tecnologias do momento estão sendo aplicadas em diversos segmentos, então estudar assuntos como Indústria 4.0, automação de processos, Internet das Coisas dentre outras certamente impactará positivamente no seu crescimento profissional. 

Além disso, também é válido avaliar o que está sendo mais vantajoso dentro de suas qualificações. Virar autônomo? Mudar de ocupação? Arriscar um empreendimento? É importante considerar tudo isso na hora de encontrar o melhor caminho para sua vida profissional a curto e médio prazo.

Defina objetivos realistas

De nada adianta fazer um planejamento quando os objetivos propostos estão muito distantes da realidade. É essencial saber o que pode ser alcançado ou não, pois quando não obtemos resultados dentro de um prazo, tendemos a ficar desanimados e achar que o esforço não valeu a pena.

Ao definir metas que sejam condizentes com a sua situação atual, é possível progredir aos poucos e, dessa forma, ir aumentando a ambição dos seus próximos objetivos. Tudo isso exige muita preparação e empenho, então saiba fazer uma autocrítica a respeito daquilo que pode ser melhorado e invista suas forças nesses fatores.

O mercado de trabalho carece de profissionais que possuam a capacidade de reconhecer suas limitações e que busquem constantemente melhorar nesses pontos. Quem se encaixa nesse perfil provavelmente sairá na frente.

Invista no seu aprendizado

A educação é um dos elementos mais importantes da sua carreira e da vida como um todo. Como profissionais, somos eternos aprendizes, então continuar estudando sobre temas relevantes para sua área de atuação e buscar novas certificações é indispensável para uma carreira de sucesso.

Apesar de nos referirmos à cultura de aprendizagem como algo presente somente no meio corporativo, também é importante que os próprios profissionais busquem adotar isso para suas vidas e crescimento pessoal. 

A GS1 Educação atua ativamente nesse aspecto, justamente para ajudar tanto empresas quanto indivíduos a evoluírem dentro de assuntos específicos da sua área de atuação (que no caso dos nossos cursos, seria a parte de logística).

Estudar sobre as principais tecnologias do momento é importante, mas também é necessário entender melhor como elas podem ser aplicadas dentro da sua empresa. Utilizando nossos padrões como referência, os treinamentos e certificações da GS1 Brasil tiram essas dúvidas de forma prática, auxiliando qualquer profissional a se preparar para o futuro.

Seguindo essas dicas, você conseguirá estabelecer um planejamento para uma carreira muito próspera e colherá bons frutos lá na frente! Para saber mais sobre nossos cursos, acesse o site da GS1 Brasil.