Educação corporativa pelo mundo: exemplos para nos inspirar
Que a educação tem o poder de transformar a sociedade nós já sabemos. Mas você sabia que ela pode trazer mais resultados e lucros para dentro das empresas? Segundo um estudo da Sociedade Americana para Treinamento e Desenvolvimento, empresas que oferecem programas de treinamento apresentam um rendimento 218% maior por funcionário do que as empresas sem treinamento formalizado. Além disso, elas também alcançam uma margem de lucro 24% maior do que as empresas que investem menos em educação corporativa.
A educação corporativa vem crescendo, porque é uma das maneiras das empresas oferecerem treinamento qualificado aos seus colaboradores, desenvolvendo-os através de cursos de capacitação e técnicos, com foco nas necessidades do seu dia a dia no trabalho. É um investimento ganha-ganha. Por isso, empresas no Brasil e no mundo estão, inclusive, criando suas próprias universidades corporativas.
Vamos conhecer alguns cases de sucesso:
1- AmBev
A AmBev criou sua universidade corporativa em 1995 e foi uma das pioneiras. Hoje, oferece diversos cursos e certificações para seus colaboradores, com foco nos eixos-temáticos, liderança e cultura, funcional e método, estimulando crescimento dos profissionais dentro das suas próprias funções bem como para que estejam aptos a crescer para cargos mais altos.
2- Hamburger University
Pertencente ao McDonald’s, a Universidade do Hambúrguer é mais um case de sucesso em educação corporativa. Os colaboradores da rede mundial de fast-food têm acesso a cursos e treinamentos em um espaço robusto pensado para o desenvolvimento, com foco em liderança, negócios, inovação e mais.
3- Académie Accor
Mais uma pioneira em universidade corporativa, a Académie Accor, da rede hoteleira de mesmo nome, tem formado seus colaboradores desde 1985. O formato de ensino é o lifelong learning, que reforça a ideia de um aprendizado contínuo e constante, durante todo o período em que o colaborador estiver trabalhando na empresa.
4- GS1 + Korde
A Korde é uma iniciativa da GS1 Brasil, a Associação Brasileira de Automação. Seu objetivo é atuar em duas principais frentes: treinamentos para o mercado e consultorias. São várias opções de cursos presenciais, on-line, treinamentos in company, programas de certificação profissional, workshops e webinars para profissionais e empresas que procuram aumentar seus conhecimentos sobre temas ligados à automação, à logística, a tendências e à inovação.
Outras empresas que investem em educação corporativa são: Cinemark, Leroy Merlin, Sebrae, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, entre outras.
As vantagens da educação corporativa são muitas e é por isso que vem ganhando espaço nas empresas. A produtividade dos funcionários aumenta, a gestão de processos se torna mais eficiente, os colaboradores se sentem mais incentivados a estudar, os índices de retenção aumentam e isso melhora também o clima organizacional.
Ela pode ser incentivada e desenvolvida de diferentes formas, como treinamentos através de cursos, mas também eventos corporativos com palestras, campanhas de conscientização, mentorias e programas internos de desenvolvimento.
Você já conhecia esse conceito e esses cases de sucesso? Compartilhe também a sua história conosco!