Identificação Avançada GS1: aprenda a conceituar dados fixos e variáveis
A GS1 Brasil busca contribuir com o setor varejista das mais diversas formas, seja entregando soluções de padronização inovadoras para cadeias de suprimentos ou garantindo que os profissionais que atuam na área estejam cada vez mais capacitados e atualizados com as novidades do mercado.
Além dos famosos cursos que oferecemos em parceria com a Korde, também contamos com uma série de certificações profissionais voltadas para aqueles que querem se aprofundar mais nas soluções e nas ferramentas que oferecemos.
Todas as nossas certificações podem ser realizadas dentro de um período de três meses, com carga horária variável, mas com uma média de 20 horas por curso. Elas são ministradas de forma 100% on-line e consistem em uma trilha com diversos conteúdos teóricos e atividades práticas voltadas ao assunto escolhido.
No final, o profissional realiza um exame e, ao ser aprovado, ganha badges (medalhas virtuais) em formato de blockchain, que funcionam como um certificado digital, podendo ser divulgados em redes sociais e outros espaços interativos.
Dentre as certificações disponíveis, temos uma direcionada especificamente para identificação avançada, em que o profissional tem a oportunidade de aprender a conceituar dados e se aprofundar melhor nas soluções da GS1 Brasil relacionadas ao assunto. A seguir, falaremos um pouco mais sobre essa certificação.
Conceituando dados fixos e variáveis
Quando os Códigos de Barra da GS1 foram lançados mundo afora, eles eram limitados a armazenar o que chamamos de dados fixos, que são aqueles que não são alterados sob nenhuma circunstância. Trata-se de informações mais básicas e generalizadas, como a descrição do item comercial, que está diretamente ligada ao GTIN (sigla em inglês para Número Global de Item Comercial).
Conforme o tempo foi mostrando a necessidade de incluir informações mais complexas dentro dos códigos de barra, o GTIN passou a ser implementado dentro da sua estrutura, permitindo a inclusão dos chamados dados variáveis, cujo conteúdo é voltado para características próprias dos produtos, como peso, dimensões, data de validade, fabricação etc.
Nesse sentido, o objetivo desta certificação é garantir que os profissionais sejam capazes de usar as diferentes ferramentas da GS1 Brasil para classificar esses dados, utilizando-os de forma correta dentro do varejo.
Essa medida, além de eliminar erros simples que podem custar caro para a empresa, também facilita o rastreamento de mercadorias e sua identificação na rede, o que é vantajoso para o fabricante, para empresas parceiras e também para o consumidor.
A certificação em identificação avançada não se limita apenas aos nossos códigos tradicionais, ela também aborda os Códigos 2D, que seriam um modelo mais avançado em formato de QR Code que, com a ajuda do Digital Link GS1, inclui ainda mais dados que vão além de informações sobre o produto, mas que incrementam a interação com o público, permitindo fortalecer a marca de diferentes formas.
Acompanhe o mercado
Ao estar atualizado sobre essas soluções, o profissional não só otimiza o seu currículo, como também fica a par das tendências que já estão definindo o futuro da codificação de embalagens. Trata-se de um conhecimento decisivo para o mercado logístico e para todo gestor de produtos e cadeias de suprimentos no geral.
Para mais informações sobre a certificação e inscrições, acesse o site da GS1 Brasil.