Dia da Ciência e do Pesquisador: a busca por inovação e conhecimento fomenta o desenvolvimento da humanidade
O mundo moderno é marcado por constantes mudanças. E entre os avanços conquistados e solidificados ao longo do tempo, estão a educação, a ciência e a tecnologia, que indiscutivelmente são responsáveis pelo desenvolvimento sustentável da sociedade.
Quando falamos desses pontos, é impossível não citar a pesquisa, que além de representar um meio para a construção de conhecimento, também é um caminho para a reinvenção de ideias, quebra de paradigmas e descoberta de inúmeras possibilidades, que se convertem em um bem coletivo.
Convidamos você a fazer uma breve reflexão: tente imaginar um mundo sem ciência e pesquisa. Conseguiu? Se sim, provavelmente, você deve ter tido a mesma percepção de que se elas não existissem, não teríamos a chance de nos comunicar, romper barreiras e até mesmo de levar essa mensagem até você. Basicamente, o mundo moderno que conhecemos hoje seria apenas uma utopia.
É por esses e outros inúmeros motivos que o mês de julho, marcado pelo Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador (8 de julho), é importante reforçar que as produções científicas e a pesquisa são responsáveis pela transformação da experiência e pelo progresso da humanidade nos mais diversos âmbitos.
Se hoje vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, é porque os pesquisadores pavimentaram esse caminho!
O incentivo à pesquisa não deve parar
Mas, para que a ciência e a pesquisa possam sobreviver, é preciso incentivo.
Uma matéria publicada no Jornal da USP revela que o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações) sofreu o maior corte no orçamento federal aprovado em 25 de março pelo Congresso Nacional, com uma redução de 29% dos seus recursos, em comparação com 2020.
O orçamento de fomento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) — que é vinculado ao MCTI — também passou por enfraquecimento, e está previsto para ser de apenas R$ 23,7 milhões neste ano, um valor considerado baixo para a sustentação da produção científica nacional.
Principalmente neste momento delicado, em que o incentivo à pesquisa nacional tem enfraquecido, é fundamental destacar que a valorização da ciência (o que inclui universidades, institutos de pesquisa etc.) por meios governamentais e de iniciativas privadas, se mostra cada vez mais fundamental.
A GS1 Brasil busca transformar o futuro, promovendo mudanças constantes e ações que incentivam a educação por meio da pesquisa. Quer saber quais são essas ações? Continue lendo este post!
Ações da GS1 Brasil que incentivam e promovem a pesquisa no País
A GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) vai muito além do código de barras, pois assim como desenvolve e disponibiliza padrões, também promove a transformação digital, fomenta o mercado, oferece novas estratégias voltadas para a educação, transmitindo conhecimento e apoiando a ciência e a pesquisa por meio de algumas iniciativas. Abaixo listamos as principais:
Cursos e Certificações GS1 Brasil + Korde
Dentre essas estratégias voltadas para a educação, estão os Cursos e Certificações GS1 Brasil Educação e Korde, voltados para temas diversos, que vão desde Automação, Logística, Tendências e Inovação, passando por Identificação e Qualidade de Dados, Gestão de Dados Variáveis em Logística, até Rastreabilidade e Tecnologias Emergentes: a Importância do Padrão EPC/RFID (as famosas etiquetas inteligentes).
Todos esses cursos e certificações têm em comum a excelência que também está presente nos serviços da entidade, assim como ideias significativas e conteúdo estruturado no que há de mais moderno, bem como práticas, conceitos e habilidades inovadoras que também são uma maneira de fomentar a ciência e a pesquisa no Brasil.
Índices, Estudos e Pesquisas
A GS1 Brasil realiza estudos, índices e pesquisas sobre tendências de mercado com o objetivo de promover o conhecimento e auxiliar na melhor tomada de decisão da comunidade brasileira de negócios. Entre as principais pesquisas, estão:
- Tendências em gestão de produtos, inovação, tecnologia e hábitos do consumidor.
- Experiência do Consumidor, para entender percepções dos consumidores e das marcas.
- Impacto da Pandemia, que avalia o comportamento das empresas associadas diante dos desafios decorrentes da pandemia.
Centro de Inovação e Tecnologia
Ideias inovadoras, projetos de pesquisas e ciência não faltam nos centros de inovação baseados em universidades, parques tecnológicos e mantidos por grandes empresas. Esses espaços têm apresentado um crescimento importante nos últimos anos, ajudando a fortalecer o ecossistema de inovação e de negócios no Brasil.
Além dos programas de certificação, dos cursos e da realização de estudos e pesquisas, a GS1 encontrou mais uma forma de incentivar a ciência no Brasil, e é por meio do seu Centro de Inovação e Tecnologia, inspirado no Knowledge Center, da GS1 Alemanha e inaugurado em 2014, com o objetivo de se tornar uma vitrine de soluções inovadoras de automação.
Neste espaço, considerado uma referência em inovação e automação, é possível conferir a demonstração de soluções de automação para vários setores, como indústria, saúde, logística, varejo e e-commerce, que são suportadas por tecnologias e padrões GS1, como código de barras, GS1 DataMatrix, EPC/RFID, além de outras tecnologias de captura, identificação e compartilhamento de informações.
Fique por dentro de todas as novidades e iniciativas da GS1 Brasil! Basta acompanhar o nosso blog e as redes sociais.