A experiência de otimizar os processos da cadeia e abastecimento de uma maneira interativa

Otimizar processos na cadeia produtiva e de abastecimento tem como objetivo aumentar a eficiência, reduzir custos e oferecer novas oportunidades de negócios. Cada negócio apresenta uma necessidade específica, mas o resultado a partir da otimização é sempre positivo.

Com um alto desempenho, a demanda dos clientes é atendida de forma cada vez mais rápida e satisfatória, e o lucro aumenta. 

A maneira de fazer isso é através da tecnologia. Existem avanços que não são mais projeções para o futuro, mas sim uma realidade possível no agora. Hoje não é apenas o departamento de vendas, por exemplo, que está focado na satisfação do cliente. Todos os setores, trabalhando de maneira integrada, estão concentrados em oferecer uma experiência cada vez melhor ao consumidor.

A inteligência artificial e a internet das coisas, por exemplo, permitem maior visibilidade e rastreabilidade. Assim, os produtos ficam mais personalizados, combinando as informações dos clientes e da empresa, para um resultado cada vez melhor e assertivo.

As cadeias produtiva e de abastecimento estão mais digitalizadas do que nunca e isso permite maior interação nos processos. As interrupções e os erros estão diminuindo, melhorando o trabalho e a experiência de todos os envolvidos. Assim, os níveis de satisfação aumentam e os clientes se tornam fiéis e leais.

Que empresa não quer um resultado como esse?

 

Algumas tecnologias que estão em uso para otimização de processos são:

 

1-     Inteligência artificial: possibilita um melhor monitoramento de estoque, reduzindo desperdícios.

2-     Realidade virtual: oferece visibilidade interativa e compartilhada. Através dela, é possível, por exemplo, avaliar o impacto de uma decisão operativa em tempo real, de maneira simulada. Com o auxílio dos óculos inteligentes, a realidade virtual também ajuda na produtividade. Algumas empresas também podem utilizar essa inovação para criar cenários possíveis para treinar suas equipes.

3-     Internet das Coisas: a IoT já está ajudando muito na supply chain management, fornecendo, por exemplo, localização em tempo real e status do inventário. 

4-     Blockchain: essa tecnologia tem sido utilizada nas empresas para garantir os padrões corporativos, verificar a autenticidade, reduzindo as perdas originadas pelo comércio ilegal, além de melhorar a rastreabilidade, a visibilidade e a confiança das transações.

5-     Gerenciamento inteligente de pedidos: esse tipo de solução dará mais previsibilidade de demanda para um gerenciamento de estoque mais automatizado e com menos falhas (tanto de desperdícios quanto de falta de produtos).

 

O futuro levará as empresas a um nível cada vez maior de automação. Os profissionais, por sua vez, aumentarão sua capacidade e assertividade na tomada de decisão. As tecnologias irão fornecer insights importantes no que tange ao desempenho, antecipando possíveis problemas na cadeia e indicando onde a automação pode ser mais significativa.

Permanecer competitivo em um mundo cada vez mais globalizado e conectado é essencial. E a experiência até aqui mostra: o caminho da otimização é sem volta e beneficia não apenas a empresa em seus processos internos, mas todo o ecossistema de parceiros de negócios.

Você e seu negócio estão preparados?