A importância do Slow Content em tempos com excesso de informação

Quem não se sentiu bombardeado de informações por todos os lados nos últimos meses?

Uma quantidade incrível de atividade digital acontece a cada minuto, envolvendo os 4,5 bilhões de usuários da internet hoje, número esse que deve aumentar consideravelmente nos próximos cinco anos. De acordo com o infográfico anual, criado pela Visual Capitalist, a cada minuto de 2020, mais de 300 mil stories foram postados no Instagram, mais de 150 mil fotos foram publicadas no Facebook e aproximadamente 40 milhões de mensagens foram enviadas por WhatsApp.

Tudo isso em um minuto! É muita informação, é muito conteúdo, é mais do que somos capazes de assimilar e consumir.

Por isso, um outro movimento despontou como uma nova tendência, que vai contra esse fluxo contínuo e desenfreado. É o chamado Slow Content, conceito que se consolidou também em 2020, em meio a tantas informações e a um mundo em pandemia.

A ideia é justamente reduzir o ritmo, produzindo um conteúdo com mais qualidade e menos velocidade. Os criadores de conteúdo que aderem a esse movimento defendem que ele seja mais profundo do que tem sido feito.

E isso deve interferir também na forma como as pessoas têm consumido esses conteúdos. A ideia é que se adquira conhecimentos com mais valor e significado, reduzindo os excessos, que tem levado muitos a níveis de ansiedade nunca antes vistos.

Para quem trabalha com marketing digital ou está pensando em suas estratégias para este ano, aceitar esse conceito pode ser uma oportunidade. Se sua estratégia de Slow Content for bem estruturada, o engajamento e o resultado são certos.

As pessoas buscam e valorizam conteúdo de valor. E quem entrega valor conquista fãs.

 Como fazer isso, na prática?

1-     Foque em personalidade

Pense e crie conteúdos que tenham sua identidade ou a personalidade e a assinatura da sua marca ou negócio. Gere curiosidade. Pense em coisas que apenas você ou sua empresa consegue oferecer em termos de conteúdo. Se fizer isso, gerará um desejo de consumo do seu público. Não pela quantidade, mas porque ele sabe que quando você compartilha algo, é diferenciado e de valor.

2-     Crie conteúdos com base em pesquisas

Sem a correria de produzir por produzir, você terá mais tempo para pesquisar temas e tendências para criar conteúdos relevantes. Pense em como você pode ir além. Leia livros, veja perfis e páginas de fora do Brasil, use outras redes sociais. Isso pode te ajudar a ter novas ideias e a trazer um conteúdo realmente diferente.

3-     Deixe de lado tudo que for excesso

Não tenha medo de cortar os excessos. Tanto ao produzir quanto ao consumir conteúdos, pense se ele tem realmente algo de valor, que mereça a atenção do seu público. Se não, avalie se pode mudar algo ou simplesmente deixar de lado.

Quando você tem o propósito de gerar e consumir conteúdo de valor, está valorizando um dos bens mais preciosos que possuímos hoje: nosso tempo.

Você já conhecia o conceito de Slow Content? Como pretende aplicá-lo ao seu negócio a partir de agora?