Aprenda a melhorar a gestão de estoque com técnicas avançadas de identificação e codificação

O controle de estoques é um dos pontos mais sensíveis da operação de uma empresa, seja ela micro ou multinacional. É através dele que se pode definir o capital de giro da corporação a partir do levantamento de tudo que entra e sai, além de uma apuração exata daquilo que se tem armazenado e qualquer coisa que esteja em falta. Se tratando do segmento de comércio e varejo, o sucesso desse tipo de gestão define o quão bem-sucedido será o negócio nesse mercado.

Quanto maior a empresa, mais difícil se torna controlar seus estoques com precisão e dinamismo. A existência de diversos espaços dedicados ao armazenamento de produtos e as vendas ininterruptas fazem desta uma tarefa que exige um acompanhamento constante. Por isso, a utilização de ferramentas tecnológicas se torna indispensável em todo esse processo.

Para isso, não existe um conjunto de soluções mais eficaz do que os códigos de barras da GS1 Brasil e seus recursos complementares. Referência em identificação e codificação, nossos serviços podem elevar a gestão de estoques da sua empresa a outro patamar.

Por que é importante?

Somente através de uma boa gestão de estoques, uma empresa consegue adotar um processo produtivo racional e eficiente, evitando ao máximo quaisquer riscos de arcar com gastos desnecessários e perda de matéria-prima. Através das quantidades exatas de tudo que se tem disponível em mãos, desde produtos até materiais para fabricação, torna-se possível pensar mais além de planejar os próximos passos da operação de uma forma mais consciente.

Uma gestão de estoques ineficaz costuma resultar em perdas de vendas devido à falta de mercadorias, excesso de produtos com pouca procura armazenados e, consequentemente, um grande prejuízo para a empresa. Ao adotar as soluções e as ferramentas certas dentro da operação, torna-se possível usufruir de uma certa previsibilidade, além de outras vantagens interessantes para os negócios.

Um erro muito comum costuma ser a compra de lotes exagerados ou insuficientes de matéria-prima ou produtos. Isso faz com que a empresa acabe gastando mais do que deveria desnecessariamente ou não consiga suprir a demanda requisitada (nos casos em que a quantidade foi menor que o esperado). O controle de estoques ajuda os gestores a terem mais noção desses números e também facilita a adoção de um estoque de segurança para itens mais requisitados.

Adotando ferramentas avançadas na gestão de estoques

Em termos de padronização e automação de processos, não existe recurso mais eficaz que os códigos de barras. Com um simples escaneamento, é possível atualizar os estoques imediatamente, contabilizando tudo que está entrando ou saindo de uma forma muito mais dinâmica.

A simples presença de um código de barras em todos os produtos permite que a empresa codifique cada um deles e realize uma contagem mais precisa. Para maximizar os resultados, é sempre recomendado adotar um software de gestão de estoques, pois assim tudo que é escaneado consegue cair direto no sistema com mais facilidade.

Os códigos de barras da GS1 Brasil ainda são os únicos que contam com o padrão EAN/GTIN (Número Global do Item Comercial), uma sequência numérica que garante uma identificação individual para cada produto. Isso permite ter muito mais controle sobre seus estoques, acompanhando de perto cada unidade de mercadoria ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

São recursos como esses que transformam a operação de uma empresa, e a GS1 Brasil está sempre disposta a oferecer mais pelos seus associados. Para começar a usufruir dos benefícios dos nossos padrões, basta solicitar o seu código de barras no nosso site