As novas regras da Anvisa para identificação de medicamentos e como a GS1 pode te ajudar!

A rastreabilidade é assunto recorrente dentro das empresas, por ser extremamente necessária para diversos processos e porque faz parte das exigências dos órgãos reguladores de diferentes setores da economia. Um exemplo é a área da saúde.

Além dos consumidores buscarem informações precisas e de qualidade, e a indústria procurar ter mais controle de sua cadeia produtiva, a Anvisa também exige o controle dos medicamentos, desde a fabricação até o consumo, para que pacientes e profissionais tenham cada vez mais segurança.

O Sistema Nacional de Controle de Medicamentos foi criado em 2009 e as empresas têm até 28 de abril de 2022 para implementar a rastreabilidade no setor, através de captura, armazenamento e transmissão de dados de medicamentos. 

Mas as regras não param por aí. A nova resolução DC/Anvisa Nº 591 regulamentou também o sistema de Identificação Única de Dispositivos Médicos (UDI), que exige a identificação de medicamentos e dispositivos médicos, hospitalares e odontológicos como uma maneira de validar as informações com responsabilidade e segurança. 

O código de barras é a tecnologia ideal para cumprir essas exigências de controle e rastreabilidade, melhorando a eficiência na cadeia de suprimentos e a segurança da população. Porém, muitas empresas desconhecem o processo de implementação dos códigos de barras em suas embalagens e as implicações do uso incorreto na cadeia de suprimentos.

É para ajudar empresas e profissionais das áreas de produção, gestão da qualidade e logística, que a GS1, em parceria com a Korde, oferece o curso “Rastreabilidade utilizando os Padrões do Sistema GS1”.

Interessados em rastreabilidade e segurança de produtos, prestadores de serviços de automação e profissionais da área regulatória também podem participar do curso, para que  entendam o que é rastreabilidade e como atender aos requisitos de seus clientes, das legislações e de segurança.

Além do setor de saúde, que passa a garantir a autenticidade dos medicamentos e sua correta aplicação, o setor de alimentos também se beneficia com o padrão global de rastreabilidade GS1. É através desse padrão que é possível conhecer a origem de um produto e todo seu percurso até chegar ao consumidor final, tornando o processo mais seguro.

Conheça os objetivos específicos do curso:

  •       Apresentação das chaves de identificação GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13, GTIN-14 e simbologias gráficas – EAN, UPC e ITF-14;
  •       Passo a passo para a identificação de itens homogêneos;
  •       Regras de alocação;
  •       Sistema Global de Classificação de Produtos da GS1; 
  •       Apresentação do Cadastro Na​​​​cional de Produtos;
  •       Desafios fiscais: inclusão dos dados do Cadastro Nacional de Produtos para o Cadastro Centralizado de GTIN;
  •       A importância da qualidade de dados.

Com carga horária de 3h30, o curso garante aos alunos uma introdução à rastreabilidade, além do conhecimento sobre quais são os requisitos básicos para a estruturação de sistemas de rastreabilidade e as ferramentas do Padrão GS1, a importância do procedimento e os desafios que o engloba, bem como o funcionamento do sistema e a maneira correta de implementá-lo.

É uma maneira de profissionais e empresas ampliarem seus conhecimentos e aplicarem soluções práticas em seus negócios, baseadas em padrões de identificação. Para se inscrever, clique aqui!