Atualize-se sobre as principais tendências na educação corporativa

Quando você olha para a forma que aprendemos hoje em dia, você se enxerga mais próximo da geração dos seus avós ou em um cenário completamente diferente e disruptivo que não para de se transformar diariamente?

Não tem como negar: tecnologia e inovação estão ditando o presente e o futuro em todos os aspectos, o que inclui a educação, especialmente corporativa, que por muito tempo levou o estigma de ser limitada apenas a palestras, capacitações, cursos e treinamentos presenciais e monótonos. 

Mas, esse cenário mudou e neste post gostaríamos de compartilhar com você quais são as tendências educacionais que estão transformando o mundo corporativo!

6 tendências que você precisa conhecer

Atualmente, cada vez mais empresas investem em consultorias especializadas e plataformas tecnológicas para tornar o processo de aprendizagem dos seus colaboradores mais eficiente. 

O objetivo central é otimizar a performance do negócio, por meio de uma equipe preparada, capacitada e especializada, afinal, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos em qualquer empresa começa com a ampliação das possibilidades internas e da valorização do capital humano.

Para trilhar este caminho de transformação, existem diferentes estratégias que podem fazer com que a educação corporativa seja realmente efetiva, almejada pela equipe e gere resultados positivos para a organização, e é sobre elas que falaremos neste post! 

Então, confira agora as 6 tendências educacionais que estão transformando o universo dos negócios:

Microlearning

Como o prefixo “micro” indica, esta abordagem se baseia no aprendizado de curta duração, em que as aulas duram de 3 a 5 minutos e todo o conteúdo é aplicado virtualmente. A intenção é reter a atenção sendo objetivo, rápido e conciso, por isso sempre é abordado um único tema. São pequenas doses de conhecimento que não interrompem a produtividade dos colaboradores e evita dispersões. 

Pode ser que, inicialmente, o Microlearning passe uma ideia de superficialidade, mas na verdade temas complexos podem ser abordados diversas vezes com ramificações. A vantagem deste formato de conteúdo é que por ser online e curto, ele pode ser consumido durante intervalos do trabalho ou de alguma outra atividade do dia a dia. 

Mobile Learning

No mundo corporativo quando o assunto aprendizado era abordado, geralmente, existia a necessidade de montar uma estrutura física completa para que as pessoas tivessem acesso aos conteúdos por meio de cursos, treinamentos, workshops etc., mas isso também mudou e hoje em dia é possível repassar conhecimentos sem a necessidade de ter um grande espaço, ou seja, o colaborador aprende por meio das telas de celular, notebook ou tabletes. 

Mas há um ponto que precisa ser destacado aqui: além da clareza e coesão, para que esse formato seja eficiente é necessário criar um conteúdo responsivo e que provoque muitos estímulos sensoriais, portanto, o ideal é utilizar ferramentas estratégicas como vídeos, imagens, movimento e cores. 

Lembrando que o m-learning pode ser usado em conjunto com outras tendências de ensino corporativo, entre elas o microlearning, que falamos antes, e a gamificação, que falaremos a seguir!

Gamificação

No livro “Motivação 3.0 – Drive” (Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us, 2009), Daniel Pink explica que podemos ter motivações extrínsecas (algo relacionado ao ambiente ou a terceiros, recompensas, bônus, premiações etc.) e motivações intrínsecas (gerada pelo interesse único do indivíduo, objetivos e metas pessoais). 

A gamificação tem seus objetivos pautados nas recompensas intrínsecas, pois é uma ferramenta que fortalece a aprendizagem por meio da utilização de jogos. Atualmente, muitas empresas têm utilizado dispositivos com jogos educacionais para ajudar os gestores a conhecerem melhor seus colaboradores, uma vez que é possível observar o comportamento de cada um deles.

Além disso, é possível fazer com que os alunos aprendam usando diferentes caminhos para chegar a uma solução; busquem desenvolver alguma habilidade específica e estabeleçam relações interpessoais para alcançar objetivos significativos e que contribuam para otimização dos processos e atividades da empresa.  

Big Data

Hoje os dados exercem uma função fundamental na maioria dos segmentos, inclusive na educação corporativa. No entanto, coletar dados indiscriminadamente de nada adianta! Eles devem ser bem estruturados e organizados para gerar informações coerentes, que por sua vez promoverão conhecimento e insights para a tomada de decisão mais assertiva.

Na prática, os dados podem ser usados na educação corporativa para medir o desempenho das estratégias de aprendizado, avaliar qual conteúdo deve ser reforçado ou reformulado e a observar, até mesmo, qual método de ensino se mostra mais eficiente entre os colaboradores.

Você também poderá gostar de ler: Big Data: a otimização dos dados

Realidade Virtual

A utilização da realidade virtual na educação corporativa está sendo amplamente utilizada, pois viabiliza que o processo de aprendizagem aconteça de forma mais rápida e natural, afinal, ambientes reais podem ser simulados, garantindo uma experiência mais imersiva. 

Geralmente são utilizados displays estereoscópicos como headsets e óculos para criar esses estímulos visuais, sonoros e táteis, o que comprovadamente contribui para o engajamento e aprendizagem.

A realidade virtual na educação corporativa pode ser aplicada para realizar treinamentos técnicos, que são mais arriscados e, portanto, mais seguros em um ambiente simulado; simular atitudes éticas por meio da gamificação; desenvolver habilidades comportamentais e fazer tours virtuais do local de trabalho. 

Realidade Aumentada

Esse recurso tecnológico, que proporciona aos usuários experiências interativas, combina um componente virtual a um ambiente físico real com o uso de dispositivos digitais (óculos, celular ou tablete). No caso da educação corporativa, a finalidade é promover interações mais espontâneas entre os participantes e o conteúdo apresentado. Essa experiência além de diferente, pode fazer com que os colaboradores assimilem melhor as informações transmitidas.

Leia também: 5 razões para o uso da realidade aumentada na empresa

Dê o próximo passo!

Agora está mais que evidente que esses recursos são tendências que vieram para ficar, não é mesmo? 

Se a sua empresa ainda não investe em tecnologias para capacitar melhor seus colaboradores e muito menos na educação corporativa, é possível que ela esteja ficando obsoleta, perdendo uma grande oportunidade de otimizar as ações de treinamento e capacitação interna e, principalmente, minando a chance de alcançar resultados muito positivos. 

Então, chegou a hora de apostar no que é promissor!

Gostou de saber como essas metodologias podem ajudar o seu negócio? Então fique ligado nos outros conteúdos da GS1 Educação e não deixe de compartilhar com outras pessoas o que aprendeu aqui.