Certificação de Rastreabilidade, fundamentos para potencializar os processos logísticos de seu negócio

Antes de conceituarmos rastreabilidade e seu impacto nos processos logísticos, vale dizer que o rastreio está inserido de forma profunda e significativa em nosso cotidiano. Desde o surgimento da civilização, a habilidade em se localizar, seja para chegar a uma região de bom suprimento de alimentos e água ou para retornar a um abrigo seguro, era questão de vida ou morte. 

Ferramentas foram criadas e aperfeiçoadas ao longo da história para suprir essa necessidade humana. Bússolas e mapas são um bom exemplo. Com o avanço da tecnologia, o GPS (Global Positioning System), sistema de localização por satélite criado em 1963 para uso exclusivamente militar, foi introduzido em uma vasta gama de aplicações. As coordenadas de um objeto são obtidas em tempo real e os dados são utilizados das mais variadas formas.

Além disso, ao utilizar os serviços de correio podemos optar pelo rastreio da correspondência, nossos smartphones são rastreáveis e há empresas especializadas em soluções de rastreio de veículos. 

Quando compramos um produto pela internet através de uma plataforma e-commerce, por exemplo, nos habituamos a acompanhar a trajetória de nosso pedido. Sabemos se está em separação ou em carregamento, se já saiu para entrega e, em alguns casos, até o dia e a hora em que o produto chegará na nossa casa.

Mesmo que você não perceba, a rastreabilidade está muito presente nos processos de compra e venda e beneficia tanto os consumidores quanto a indústria e os distribuidores.

O uso de código de barras é amplamente utilizado para a rastreabilidade na cadeia produtiva, pois serve como identificador para acessar informações relevantes sobre o produto, como: tipo, origem, lote, destino, etc.

As indústrias que acompanham a trajetória de uma matéria-prima, desde sua origem até se transformar em produto, conseguem altos índices de qualidade, oferecem maior transparência ao consumidor que deseja saber cada vez mais detalhes sobre o que está comprando, e até ainda atendem às regulamentações legais.

Mas a importância da rastreabilidade vai além de tudo isso. Ela entrega inúmeros benefícios para as empresas de modo geral:

  •     Melhoria na gestão de materiais visando o Just in Time
  •     Redução de níveis de estoque, com impactos positivos no capital de giro
  •     Identificação de gargalos em todos os processos
  •     Qualidade da tomada de decisão
  •     Redução de ciclo de entrega
  •     Previsibilidade para o cliente
  •     Transparência e confiança para o mercado

Nós, da GS1, entendemos que muitas empresas ainda desconhecem o processo de implementação de códigos de barras em suas embalagens e as implicações do seu uso incorreto na cadeia de suprimentos.

Queremos compartilhar com profissionais das áreas de produção, gestão da qualidade e logística, prestadores de serviços de automação e profissionais de áreas regulatórias como saúde e alimentos, os nossos padrões. Eles serão importantes pilares para a criação de uma base sólida de qualificação de produtos, tornando todo o processo mais seguro.

Desta forma, lançamos a Certificação Rastreabilidade, com o objetivo de levar o conhecimento sobre a utilização da rastreabilidade, sua importância e desafios na implementação, para atender aos requisitos da legislação e segurança, bem como as exigências de um cliente cada vez mais conectado.

Neste curso daremos ênfase nos princípios do tema e na maneira correta de implementá-la nos seus negócios, de forma estruturada, usando as ferramentas do Padrão GS1.

Inscreva-se agora para a próxima turma e faça sua certificação 100% online!