Certificação de rastreabilidade: segurança , visibilidade da cadeia de suprimentos e eficiência operacional

 

O processo da rastreabilidade se tornou uma ferramenta fundamental para as indústrias manterem um melhor controle da sua cadeia produtiva. Além disso, através do rastreio dos produtos, é possível refazer todo o caminho percorrido por um item, desde a sua produção até chegar nas mãos do consumidor final. Isso auxilia na identificação correta de ocorrências em toda a cadeia logística, apontada como um dos principais gargalos do setor. E é, também, uma maneira de levar transparência aos consumidores.

Toda a complexidade de dados e registros de informações dos produtos comercializados no mercado exige uma capacitação dos profissionais envolvidos, para melhor compreensão a respeito da rastreabilidade e, principalmente, para manter todos os procedimentos em funcionamento adequado e padrão. 

É esse alinhamento entre capacitação profissional e uso de Padrões nos processos que geram os resultados positivos tão almejados pelas empresas.

Atenta às necessidades do mercado, a GS1 Brasil + Korde desenvolveu um programa essencial para o setor industrial e logístico. A certificação profissional de rastreabilidade aborda todos os fundamentos e inovações do setor, que irão potencializar os processos do seu negócio.

O curso é voltado para profissionais das áreas de produção, gestão da qualidade, logística, além de interessados em rastreabilidade e segurança dos produtos, prestadores de serviços de automação e profissionais que atuam na área regulatória.

Com um formato híbrido (EAD + sala virtual + hora especialista), o programa tem carga horária de 20h e o aluno consegue ter acesso imediato ao curso após a inscrição, que pode ser realizada aqui, no portal de educação da GS1.

Durante as aulas, os participantes aprendem a respeito dos benefícios da utilização dos Padrões do Sistema GS1 nas operações que possuem rastreabilidade em seus processos, além de saber identificar os elementos-chave de dados, que necessitam ser capturados e compartilhados em pontos críticos, como recebimento e expedição, em processos de rastreamento. Assim, ficará fácil entender o que é a rastreabilidade para atender aos requisitos de clientes, legislações e segurança.

O curso acontece a partir de uma trilha de conteúdo, sendo a maior parte dele em formato EAD, além de uma sala virtual, para acompanhamento, bem como “hora especialista”, com duração de 2 horas[2]  e encontros através do Teams ou Zoom.

Alguns dos conteúdos do programa são:

  • Rastreabilidade para atender aos requisitos de seus clientes e das legislações
  • O processo e os princípios de rastreabilidade
  • A utilização dos padrões GS1 para rastreabilidade
  • As legislações que utilizam o GTIN
  • Modelos de compartilhamento da informação (BlockChain/ EPCIS)
  • O que é GTS 2 (Global Traceability Standard – Padrão Global Rastreabilidade)?
  • Entendendo o padrão GTC (Global Traceability Conformance – Programa de Conformidade em rastreabilidade)

Ao completar o curso, além do certificado, todos os alunos que finalizam a certificação cumprindo as exigências mínimas, recebem um badge (medalha virtual), válido por 2 anos.

Esse reconhecimento eleva ainda mais o ânimo dos participantes. Afinal, há valor real em aprender novas habilidades, fazer networking com outros profissionais do setor e participar de uma comunidade. E tudo isso é reconhecido pelo mercado por meio da medalha digital, atesta que você concluiu com êxito um programa de certificação e adquiriu aquelas competências específicas.

Ficou interessado em obter essa certificação para potencializar a sua carreira e o seu negócio? Clique aqui, conheça mais detalhes sobre a certificação e faça a sua inscrição agora mesmo.