Conheça mais sobre a certificação EPC/RFID

O tema tecnologia EPC/RFID não é uma novidade para quem nos acompanha por aqui. No nosso blog, contamos com vários artigos explicando seus benefícios para quem implementa em seus negócios. Se ainda não conhece, veja uma breve introdução sobre o que é esta tecnologia e quais as vantagens de sua implementação, seja em indústrias ou no comércio varejista.

EPC

O EPC é uma sigla em inglês (Eletronic Product Code) para código eletrônico de produto. Trata-se de um padrão GS1 que possibilita criar números serializados vinculados ao GTIN, permitindo identificar individualmente, em escala global, qualquer produto que possua mais de um exemplar. Isso é feito através de informações contidas dentro de uma etiqueta de RFID composta por um chip e uma antena. 

O EPC baseado em RFID, rastreia cada produto da cadeia de suprimentos de maneira individualizada e permite que se saiba o código do objeto sem manuseio, o que permite elevar o patamar de gerenciamento de inventário, agilizando processos operacionais.

RFID

Trata-se de sigla inglesa para Radio Frequency Identification, ou Identificação por Radiofrequência. O sistema possui uma base transmissora (leitora e antena) e uma etiqueta ou tag que é aplicada sobre os objetos e embalagens, e emite sinais de resposta contendo as informações gravadas.

Essa tecnologia de identificação, feita por sinais de rádio, recupera e armazena dados remotamente. Uma grande vantagem em relação ao código de barras, por exemplo, é que o RFID tem maior facilidade de leitura, pois consegue captar a frequência à distância de alguns metros do dispositivo/etiqueta. Outro diferencial é sua capacidade de ler diversas tags simultaneamente, reduzindo custos com mão de obra. 

Há outras vantagens, como:

  • Velocidade de leitura: por não necessitar campo de visão, o tempo necessário é de fração de segundos, tornando processos muito mais rápidos.
  • Capacidade de dados: permite inclusão de informações adicionais sobre um item, reduzindo necessidade de integração de sistemas internos.
  • Custo: apesar das leitoras terem custo adicional, as tags chegam a custar centavos, e sua instalação é mais fácil.
  • Maior rastreabilidade: com a leitura à distância, o risco de não localizar um produto é quase zero.

Ao adotar a tecnologia RFID, é possível automatizar rotinas e tornar as operações mais confiáveis e ágeis. A intervenção humana durante a realização das tarefas de rastreio e identificação é reduzida.

Por todos esses motivos apresentados, o uso do RFID ou código de barras inteligente, como é atualmente chamado, vem crescendo em diversos setores, seja em aplicações nos mercados maduros e consolidados ou em startups. 

A GS1 Brasil + Korde criou o programa Certificação Profissional EPC e Tecnologia RFID Fundamentals, ideal para profissionais que desejam se atualizar e incorporar ao seu conhecimento as novas tendências em RFID/EPCGlobal, para interoperabilidade entre sistemas e parceiros comerciais.

Com foco no Padrão GS1, apresentamos as principais aplicações, características, padrões, oportunidades de negócios e uma série de conteúdos exclusivos para quem deseja ampliar as possibilidades e conhecer mais sobre soluções de automação e logística, e inovações baseadas em padrões de identificação.

Clique aqui e saiba mais sobre a certificação. Dê esse passo à frente, eleve o seu padrão e o da sua empresa com o que há de mais moderno em sistemas de rastreamento.