Cursos de extensão e certificações GS1 Educação: conheça as principais diferenças

A GS1 Brasil é referência quando o assunto é educação dentro do meio profissional, tanto que a iniciativa GS1 Educação disponibiliza atualmente uma série de cursos e certificações que abordam temas variados, mas todos direcionados para logística, gestão de cadeias de suprimentos e o setor varejista no geral. 

Algumas empresas e até mesmo profissionais que têm interesse em investir em nossas iniciativas voltadas ao ensino podem se sentir confusos na hora de escolher qual curso se encaixa melhor dentro da sua área de atuação, afinal a variedade é bem grande.

Basicamente, a GS1 Brasil + Korde oferece dois tipos de cursos: as certificações tradicionais e os chamados cursos de extensão. Na prática, ambas as opções são bem semelhantes, já que algumas podem ser ministradas tanto on-line, em regime EAD (Educação à Distância), quanto presencialmente, seja na infraestrutura da GS1 Brasil ou no ambiente corporativo, quando é a empresa quem está oferecendo treinamento aos seus colaboradores. 

As duas categorias também são altamente eficazes em aprofundar os profissionais dentro do seu ofício e valorizar seu currículo, então qualquer um dos cursos oferecidos serão úteis de diversas formas.

A seguir, explicamos melhor como essas duas categorias se diferenciam e para qual público cada uma é direcionada. Confira:

Certificações profissionais

As certificações profissionais oferecidas pela GS1 Brasil + Korde são cursos voltados para profissionais e equipes de gestão que atuam dentro do controle de suprimentos, estoques, envios e tudo relacionado ao varejo. São diversas formações focadas em solucionar os erros mais comuns dos processos logísticos através da aplicação das diferentes soluções disponibilizadas pela GS1.

Esses seriam cursos mais tradicionais, ministrados através de aulas com uma duração específica (que geralmente varia de algumas semanas a até mais de um mês). Os profissionais aprendem na prática como lidar com uma série de questões importantes envolvendo base de dados, recebimento, estocagem, expedição, rastreabilidade, embalagem e tantos outros assuntos relacionados aos serviços oferecidos pela GS1 Brasil. 

Essa também é uma chance dos nossos associados aprenderem mais sobre as ferramentas que dispõem, como Códigos de Barras e Código 2D, Cadastro Nacional de Produtos e outras tecnologias.

Como enfatizado anteriormente, as certificações podem ser realizadas em regime presencial ou à distância, de acordo com a preferência de quem está contratando o serviço. No final, os profissionais que finalizarem o curso recebem um certificado de conclusão. 

Clique aqui para saber mais sobre cada um dos cursos oferecidos nesta categoria. 

Cursos de extensão

A proposta dos cursos de extensão já é um pouco diferente das certificações, pois trata-se de um conteúdo ainda mais específico direcionado a profissionais que querem se aprofundar em assuntos relacionados ao seu trabalho. 

A pessoa não precisa necessariamente ter uma formação na área para tirar proveito, basta estar inserida no mercado, e os cursos não chegam a substituir uma graduação ou ter um peso de uma pós-graduação, mas ajudam a expandir os conhecimentos relacionados.

Todos os cursos de extensão são ministrados de forma exclusivamente on-line e possuem curta duração, de até 360 horas. A maioria não possui nem 10 horas no total, então é algo mais objetivo e direcionado. 

Outra vantagem é que sua carga horária é dinâmica, ou seja, o profissional pode realizá-lo quando preferir, dentro do seu tempo livre. Dessa forma, não é necessário fazer adaptações na rotina, pois o acesso ao curso fica disponível por um período considerável.

Os temas abordados nos cursos de extensão são focados em alguns dos principais padrões da GS1 Brasil, com exceção do Harvard ManageMentor, que é um treinamento específico de liderança, ministrado por uma das universidades mais conceituadas do mundo, sendo também o curso mais longo do nosso catálogo. 

Acesse este link para saber mais sobre todos os cursos de extensão disponíveis na GS1 Brasil.