Cursos de Extensão

Cursos de Extensão

Sobre o Curso

Objetivo do Curso:

Preparar profissionais do setor varejista na adoção dos códigos bidimensionais em produtos compreendendo todos os impactos nos processos do negócio. 

Público-Alvo:

Profissionais do varejo interessados ou participantes de piloto de implementação do 2D.

 

Objetivos de aprendizagem: 

 

  • Entender a diferença entre códigos lineares e bidimensionais.
  • Entender a diferença entre GTIN (número do código de barras) RCN (Número de circulação restrita)
  • Reconhecer os diferentes tipos de 2D (GS1 DataMatrix/QR Code).
  • Entender estrutura de AIs (Identificadores de Aplicação) e GS1 Digital Link.
  • Conhecer o passo a passo de implementação

 

Objetivos específicos:

 

  • Descrever os benefícios da utilização do 2D nas operações de varejo
  • Analisar as diferenças entre códigos lineares e bidimensionais.
  • Entender impactos da adoção na operação do negócio.

Visão do mercado:

A capacidade de capturar, armazenar e processar a infinidade de dados que são gerados diariamente se tornou fator fundamental para a sobrevivência de empresas e para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Não seria nenhuma surpresa se houvesse uma transformação nas rotinas nos processos de automação. 

Há 50 anos nasceu a tecnologia que revolucionou a automação utilizada até hoje nos caixas do varejo, que são os códigos de barras presentes em todos os produtos que consumimos. 

 

Mas as tecnologias de automação estão mudando, assim como as necessidades da indústria e do varejo, e o Código 2D está chegando como a solução para atender as exigências atuais do mercado.

O Código 2D, como o próprio nome já diz, é um código bidimensional, que possui a capacidade de armazenar muito mais informações que o código de barras linear, como data de validade, lote e número de série. Enquanto o código de barras carrega 13 dígitos, o Código 2D, GS1 DataMatrix ou o GS1 QR Code, pode conter cerca de milhares dígitos, além disso, pode ser impresso em uma área bem menor na embalagem. 

Estamos falando de uma verdadeira revolução tecnológica, possibilitando à indústria e ao varejo, seja físico ou digital, simplificar processos, aumenta a segurança como prevenção e bloqueio de venda de produtos vencidos ou recolhidos. Engaja o consumidor final com a marca e produto  Proporciona o acesso a informações adicionais do produto que não estão na embalagem, ou seja, proporcionando uma embalagem estendida Tudo isso num código menor, que carrega mais informações e melhor performance de leitura no POS/PDV.

A GS1 está apoiando a indústria em todo o mundo para fazer a transição do código linear para o código 2D e explorar as novas possibilidades de negócios hoje e no futuro.

Metodologia:

Aulas expositivas, enquete e exercícios práticos.

Pré-requisito:

Não há.

Inscreva-se já!

 A GS1 Brasil + Korde oferece cursos on-line, presencial* e In company, com o objetivo de capacitar associados, empreendedores e seus funcionários. Em parceria com a Korde, amplia suas possibilidades de conhecer um pouco mais sobre soluções práticas de automação, logística e inovação, baseadas em padrões de identificação.

*Indisponível devido à pandemia.

Esse curso te interessou?

Preencha o formulário e inscreva-se.