Padrões e Soluções GS1

A identificação no setor da saúde passou a ser um fator determinante de qualidade e segurança, pois o mercado entendeu que uma simples etiqueta desenvolvida com os padrões corretos é fundamental e pode causar grandes impactos positivos em todos os elos da cadeia de suprimentos e processos de rastreabilidade hospitalar e segurança do paciente.

Como resposta a essa tendência, atualmente há uma crescente pressão da sociedade e, principalmente, dos governos globais, para melhorar a qualidade dos serviços no sistema de saúde, objetivando tornar os processos mais eficientes e, acima de tudo, mais seguros ao paciente.

O FDA, juntamente com a Comissão Europeia e outros órgãos reguladores, inclusive brasileiros, ao desenvolver uma legislação para a UDI (Identificação Única de Dispositivos), fizeram da segurança do paciente e dos processos de negócios de saúde uma prioridade estratégica, afinal, um sistema único e global de padrões é fundamental para permitir uma implementação mais eficiente do UDI. 

Lembrando que além da questão da segurança do paciente, as recentes normativas relacionadas à proteção dos dados desse público e à digitalização das histórias médicas também fazem com que as instituições sintam a necessidade de adotar novas soluções tecnológicas.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por exemplo, vem definindo regras para a rastreabilidade de medicamentos. Como reflexo desta iniciativa, diversas empresas do setor já se organizaram ou estão se organizando para atender aos regulamentos. 

Fabricantes já adequaram suas linhas de produção para imprimir o código de barras GS1 DataMatrix na embalagem secundária dos medicamentos e, atacadistas, varejistas e hospitais também estão se adequando para a mesma demanda. 

Mas quais são os benefícios atrelados a essa adequação?

A utilização de uma identificação única e assertiva, suportada por processos automatizados de captura e compartilhamento de informação, do princípio ao fim da cadeia de suprimentos de saúde, é capaz de garantir o correto funcionamento dos processos de rastreabilidade e controle. 

Desta forma, o uso de Padrões GS1 na área de saúde, por exemplo, aumenta a segurança do paciente, impulsiona a eficiência da cadeia de suprimentos e melhora a rastreabilidade dos medicamentos e dispositivos médicos, hospitalares e odontológicos.

Entendendo esta necessidade e sabendo que fazer essas mudanças exige conhecimentos específicos, a GS1 Brasil + Korde criou o Curso Identificação para o Setor da Saúde – Medicamentos, Dispositivos Médicos, Hospitalares e Odontológicos (UDI) para que o setor da saúde atenda com mais eficiência essas legislações nacionais e internacionais (ANVISA, FDA e EUDAMED) e assegure a correta identificação e codificação de medicamentos e dispositivos médicos,

O curso demonstra o alinhamento das Soluções GS1 com as necessidades do setor e é destinado aos profissionais de saúde que gerenciam o ciclo de vida do produto, desde a criação até a distribuição e merchandising, incluindo gerenciamento de produto, operações da cadeia de suprimentos, logística, gerenciamento de categoria e marketing de consumidor.

A GS1 Brasil + Korde oferece cursos on-line, presencial e in company, com o objetivo de capacitar associados, empreendedores e seus funcionários e ampliar suas possibilidades de conhecer um pouco mais sobre soluções práticas de automação, logística e inovação, baseadas em padrões de identificação.

Esse curso te interessou?

Preencha o formulário e inscreva-se.

Inscreva-se