Cursos de Extensão

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) descreve o rótulo como “toda inscrição, legenda e imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento”. 

No setor alimentício, a rotulagem deve ser mais do que embalagens atrativas e carregar informações nutricionais claras e completas. Para as indústrias e empresas do comércio, a prática gera mais segurança sobre as mercadorias em circulação. Para os consumidores a rotulagem nutricional deve informar se o alimento é uma possível ameaça alérgica, se é adequado a certos tipos de alimentação (veganismo, por exemplo) e, até mesmo, se é uma boa escolha para a saúde.

Para que a rotulagem nutricional seja estabelecida com eficiência, há os processos de qualificação de dados de produtos e isso inclui as informações nutricionais que, atualmente, se tornaram indispensáveis. As legislações nacionais de rotulagem nutricional de alimentos devem ser seguidas à risca pelo fabricante, estando eles sujeito à fiscalização dos órgãos cabíveis.

Recentemente a ANVISA aprovou uma nova regra sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados comercializados no Brasil: a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 429/2020 e a Instrução Normativa (IN) 75/2020, cuja finalidade é melhorar a clareza e a legibilidade das informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos e auxiliar o consumidor a realizar escolhas alimentares mais conscientes.   

Por que é importante ficar por dentro da nova regra sobre rotulagem nutricional?

Embora sejam mandatórias e essenciais, sabemos que nem sempre essas legislações específicas e gerais para a rotulagem nutricional são amplamente conhecidas e aplicadas pelas empresas do setor alimentício, o que pode acarretar em multas e demais implicações.

Pensando nisso, a GS1 Brasil + Korde criou o curso “Rotulagem Nutricional de Alimentos – Alterações da Nova Regulamentação”, que tem o intuito de apresentar uma visão geral sobre as legislações nacionais de rotulagem nutricional de alimentos, ressaltando as alterações a serem realizadas nos rótulos, de forma a atender a nova regulamentação.

O curso é destinado a profissionais e empresas do setor que tenham interesse em conhecer melhor a Legislação Brasileira sobre Rotulagem Nutricional; os conceitos sobre a rotulagem nutricional frontal, tabela de informação nutricional e alegações nutricionais; bem como as principais alterações da nova regulamentação de rotulagem nutricional de alimentos em relação à anterior. 

As aulas expositivas que acontecerão nos dias 24 e 26 de agosto serão disponibilizadas remotamente 100% ao vivo pelo Zoom e apresentarão um panorama geral sobre rotulagem nutricional em embalagens, com foco nas alterações e adequações às novas regras. O material com o conteúdo do curso em formato digital será enviado para todos os participantes. 

A GS1 Brasil + Korde oferece cursos on-line, presencial* e in company, com o objetivo de capacitar associados, empreendedores e seus funcionários, e ampliar suas possibilidades de conhecer um pouco mais sobre soluções práticas de automação, logística e inovação, baseadas em padrões de identificação.

Conheça todos os cursos promovidos pela GS1 Brasil + Korde e comece agora a automatizar o seu futuro!

Esse curso te interessou?

Preencha o formulário e inscreva-se.