Padrões e Soluções GS1

EPC/ RFID: A Importância do Padrão em Tecnologias Emergentes

A Indústria 4.0, por meio da tecnologia de radiofrequência e Internet das Coisas, coleta informações e conecta o ambiente real com o virtual

Inscreva-se

Padrões e Soluções GS1

A Indústria 4.0, por meio da tecnologia de radiofrequência e Internet das Coisas, coleta informações e conecta o ambiente real com o virtual

Inscreva-se

Sobre o curso

Atualmente, existe alta demanda para se atualizar nas novas aplicações de mercado. Espera-se dos profissionais de engenharia, logística e TI o conhecimento sobre RFID e novas tecnologias, por proporcionarem avanços nos processos industriais.

A identificação por radiofrequência — ou RFID — é um método automático por meio de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos que recebem a denominação de etiquetas RFID.

O EPC (sigla em inglês para Código Eletrônico do Produto) é um Padrão GS1 onde é possível serializar os números de códigos de barras. Este padrão de identificação serve para identificar unicamente qualquer produto que tenha mais de uma unidade no mercado, servindo de “identidade” no sistema. Saiba mais sobre o assunto, clicando aqui.

O sistema fornece detalhamento dos produtos, oferecendo maior controle sobre as movimentações e aumentando a confiabilidade dos processos realizados. Por meio desse recurso, o monitoramento dos itens ao longo da cadeia produtiva se torna ainda mais eficaz.

Por conta de suas inúmeras vantagens, a tecnologia estará presente em empresas de segmentos variados, será necessário contar com profissionais capacitados para lidar com o assunto.

Por que é importante entender o assunto?

O curso demonstra a importância da padronização da identificação de itens desde o início de sua fabricação, e como a correta captura destas informações trará benefícios em projetos de implementação que tem como conceito smart itens, IoT e tecnologias emergentes.

Hoje, com a alta demanda em se atualizar das novas aplicações de mercado, profissionais de engenharia, logística e TI necessitam ter conhecimento sobre RFID e novas tecnologias que vem surgindo, e como estas podem agregar valor tanto em processos industriais quanto logísticos.

Em uma indústria, por exemplo, uma das mais usuais aplicações do EPC/RFID está relacionada ao controle de estoque. Dessa forma, em vez de fazer a leitura individualmente, como é o caso do leitor do código de barras, essa tecnologia consegue “varrer” as informações de diversos itens localizados em determinado ambiente. Isso garante praticidade e automação de trabalho, resultando em mais tempo livre para que os profissionais possam focar em atividades mais estratégicas e menos operacionais.

O curso demonstra a importância da padronização da identificação de itens desde o início de sua fabricação, e como a correta captura destas informações trará benefícios em projetos de implementação que tem como conceito smart itens, IoT e tecnologias emergentes.

Objetivos:

  • Apresentar as principais aplicações, características, padrões, oportunidades de negócios e metodologias de identificação, captura e compartilhamento de dados utilizando os Padrões GS1, principalmente EPC/RFID. 
  • Apresentar detalhadamente os principais componentes da Rede EPC e também como tecnologias emergentes, como blockchain, análise de dados, drones, dentre outras tecnologias, estão avançando dentro de indústrias, centros de distribuições e varejos. 

Mostrar como esta tecnologia pode agregar valor dentre outras tecnologias que vêm surgindo e ganhando espaço no mercado.

  • Demonstrar como o EPC aplicado nas tags RFID agregam valor em  projetos que usam tecnologias emergentes.     

Acontecerá nos dias 19 de agosto e 18 de novembro

Disponível em formato on-line, presencial* e In Company (*Indisponível devido à pandemia). In Company (modelo de capacitação voltado às empresas, realizado nas próprias empresas com conteúdo customizado).

Ficha técnica

Objetivo geral do curso: conhecer o Padrão GS1/ EPCGlobal, assim como todos os seus benefícios e aplicações.

Carga horária: 3h30.

Formato: on-line, presencial* e In Company (*indisponível devido à pandemia).

Público-alvo: empresas e profissionais que querem se atualizar sobre as novas tendências em RFID, focadas no Padrão GS1, automações industrial e comercial e Internet das Coisas.

Ementa: conceituar o Padrão EPC e sua relação com as chaves GS1, apresentando suas características e aplicabilidade. Os principais componentes da rede EPC serão detalhados, assim como o padrão Tag Data Standard e os demais relacionados à tecnologia RFID. Também demonstrará a relação do EPC/RFID com as tecnologias emergentes.

Clique aqui e inscreva-se já!

A GS1 Brasil + Korde oferece cursos on-line, presencial* e In company, com o objetivo de capacitar associados, empreendedores e seus funcionários. Em parceria com a Korde, amplia suas possibilidades de conhecer um pouco mais sobre soluções práticas de automação, logística e inovação, baseadas em padrões de identificação.

*Indisponível devido à pandemia.

Esse curso te interessou?

Preencha o formulário e inscreva-se.

Inscreva-se

Já passaram por esse curso

Conheça a opinião dos alunos que já passaram por este curso.

“As certificações GS1 representaram a abertura para um novo mundo de possibilidades na área de Inovação. Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Internet das Coisas e muito mais, fazem parte do universo “Smart” a ser explorado com a base de conhecimentos para fazer no Brasil, um polo de inteligência para solução de problemas do mundo.”

Cláudio Roberto Machado da Rosa

Nas Ondas Projetos de Inovação