Educação corporativa continuada para alcançar resultados duradouros e estar à frente dos seus concorrentes

Em cenários voláteis como os que temos vividos nos últimos anos, onde novas tecnologias surgem a cada momento, produtos tornam-se obsoletos da noite para o dia e os consumidores, cada vez mais bem-informados e conectados, deixam de lado a fidelidade às marcas em prol de uma nova experiência, é importante que as empresas tenham um olhar estratégico para o capital humano, os seus colaboradores.

Fazer com que as pessoas evoluam, alinhadas com a visão, a missão e os valores é absolutamente estratégico. Isso é possível capacitando-as e engajando-as para encarar os desafios do crescimento, além de potencializar um ambiente propício à inovação e à construção de novas soluções em tempos cada vez mais acelerados.

A educação corporativa continuada oferece essa possibilidade. Ela não só consegue desenvolver competências, como também faz com que determinados comportamentos sejam estimulados e reforçados.

Mas a educação corporativa não é sinônimo de treinamento. Treinar é uma das ferramentas bastante utilizadas pelas áreas de Gente & Gestão. Mas a educação executiva vai além.

A partir de um conhecimento amplo do seu mercado de atuação e do ambiente interno, o profissional ou a empresa entende melhor suas necessidades e começa a construir o plano de implementação, escolhendo as ferramentas ideais para o propósito da organização.

Palestras, programas de feedback, coaching, mentoria, convenções, job rotation, treinamentos e-learning ou presenciais, são algumas práticas de educação corporativa que visam ampliar a gestão do conhecimento, valorizando o capital humano.

Empresas que adotam a educação executiva continuada obtém diferenciação e vantagem competitivas. Equipe engajada aos valores e à cultura, e que entende o impacto de seus esforços para o conjunto, obtém resultados alinhados à estratégia, ao crescimento saudável e uma diferenciação frente aos concorrentes.

Há ainda outras vantagens relevantes de investir em educação corporativa continuada:

1-    Atração de talentos

É natural que empresas com foco em educação corporativa atraiam os melhores profissionais do mercado. Isso acaba criando um círculo virtuoso e um ambiente altamente propício à inovação.

2-    Confiança nos líderes

Com líderes melhores preparados, eles tornam-se mentores, inspirando seus times e mantendo altos níveis de qualidade nos projetos executados.

3-    Melhoria do clima organizacional 

Ao se sentir valorizado, enxergando que a empresa quer que ele aprenda, se aperfeiçoe, que tenha conquistas profissionais, o funcionário se motiva e tende a ser mais aberto à colaboração, gerando um clima organizacional leve.

4-    Alta produtividade

Entendendo seu papel na empresa, o funcionário tem um senso de propósito e acaba por entregar mais, otimizar cada vez mais seu processo de trabalho. Passa a ser um agente ativo de mudança e estará mais preparado, gastando menos tempo com retrabalhos.

5-    Inovação 

A criatividade surge quando o conhecimento de mundo é ampliado e quando há confiança para ser disruptivo, sem ser penalizado. A mudança de mindset é fundamental para um ambiente inovador. A educação corporativa vem justamente para incentivar o novo mindset.

6-    Redução do turnover

Engajamento a partir do desenvolvimento profissional, do sentimento de valorização pela empresa, faz com que diminua o desejo de sair. Ao contrário, o profissional vai querer permanecer e continuar trilhando o caminho do crescimento, numa curva de aprendizagem ascendente dentro da organização.

Gostou desse tema? Conheça alguns de nossos programas de educação executiva!

Acreditamos que podemos contribuir de forma significativa para criar na sua empresa uma cultura de educação continuada.