Entenda quais são os princípios e benefícios da Economia Circular

Economia Circular é um dos assuntos mais comentados atualmente e existem vários motivos para isso! Um deles é que o mundo tem olhado com mais atenção para soluções sustentáveis a longo prazo, que conectem sociedade e meio ambiente. 

Mas, você sabe exatamente como funciona esse modelo, seus princípios e benefícios? Neste post explicaremos todos esses pontos! Continue acompanhando.

Basicamente, a Economia Circular alia desenvolvimento econômico e manutenção dos recursos naturais. Explicando melhor: por muito tempo conservamos a percepção de que esses dois pontos eram excludentes, então este aperfeiçoamento do sistema econômico atual veio para transformar essa visão e mostrar que é possível criar um novo relacionamento com os recursos naturais e a sua utilização pela sociedade.

Isso pode ser feito por meio da criação de novos modelos de negócios, otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem e utilização de insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Na verdade, não é criar nada novo, mas sim repensar a maneira de planejar, produzir e comercializar produtos para garantir o uso e a recuperação inteligente dos recursos naturais, evitando esgotá-los e preservando assim o nosso planeta.

Leia também: Conhece a economia circular? Saiba mais sobre esse conceito!

Princípios Básicos da Economia Circular

A ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional de Normalização) tem definido a Economia Circular como um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Portanto, atualmente, o conceito baseia-se em três princípios simples: eliminação de resíduos e poluição, manutenção de produtos e materiais em uso, e regeneração dos sistemas naturais. A seguir falaremos mais sobre cada um deles para que você entenda melhor o modelo como um todo. Confira:

1 – Eliminação de Resíduos e Poluição 

Este princípio propõe que, especialmente empresas e indústrias, repensem e questionem a cadeia de suprimentos para evitar a geração de resíduos e o aumento da poluição, por isso a implementação desta ação deve ser feita logo no início do desenvolvimento do produto, por exemplo. 

No entanto, para que isso aconteça de uma forma coordenada, é necessário entender as falhas do processo produtivo e promover a mudança de mentalidade de todos os envolvidos no que diz respeito à eficiência de todas as etapas produtivas. Na prática, isso significa fazer mais com menos!

2 – Manutenção de Produtos e Materiais em Uso

O segundo princípio tem a finalidade de nos fazer recriar uma economia que não use intensamente os recursos finitos e sim que reutilize, refabrique ou recicle. A ideia central é que os produtos usados sejam reinseridos várias vezes em seu próprio ciclo, pois assim é possível desperdiçar e poluir menos. Para que os materiais, produtos e embalagens realmente estejam preparados para cumprir essa finalidade, a ação deve estar presente já no processo de fabricação.

3 – Regeneração dos Sistemas Naturais

E se pudéssemos, além de preservar os recursos renováveis, também devolver aqueles que utilizamos para a natureza ajudando-a em sua regeneração? 

Felizmente isso é possível, mas para trilhar este caminho é importante reforçar o conceito de capitalismo consciente, que basicamente propõe aumentar o capital sem degradar o que está ao seu redor, ou seja, a produção de bens e serviços não pode se sobrepor à manutenção de um ecossistema, por isso investir em recursos renováveis é a melhor alternativa de alto desempenho para preservar e fortalecer a natureza.

Benefícios da Economia Circular

Como na economia circular os materiais são aproveitados em cadeia de forma cíclica e os recursos naturais são valorizados em todas as etapas produtivas, pois o objetivo é reduzir sua extração e ampliar sua disponibilidade, os benefícios acabam se tornando notáveis para a sociedade e para as organizações.

O documento elaborado e publicado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), “Economia Circular: Oportunidades e Desafios”, lista e explica algumas motivações para a transição para a economia circular.  A seguir citamos as principais:

  • Reversão de danos ambientais como aquecimento global e poluição
  • Estruturação de processos mais lucrativos, que restaurem recursos físicos e regenerem as funções dos sistemas naturais, trazendo maiores oportunidades econômicas e sociais
  • Sustentabilidade e valorização dos recursos naturais, que resultem em melhores condições de saúde aos seres humanos
  • Redução de custos e ganho de competitividade, que consequentemente viabilizam maior geração de valor
  • Novas fontes para investimento, menos desperdício, aumento da geração de empregos, maior eficiência operacional e crescimento econômico
  • Conscientização da população, que passa a consumir com mais cautela e consciência ambiental
  • Oportunidade para novos negócios e geração de empregos são outras vantagens do modelo circular

Descubra como as empresas podem incentivar a economia circular.

Agora que você já conhece os princípios da Economia Circular e suas vantagens, chegou o momento de construir alternativas para colocá-la em prática. 

Lembre-se que é a partir desse conceito que muitos negócios se reinventam e passam a criar soluções mais inovadoras, eficientes e sustentáveis, o que hoje é quase mandatório para ter um diferencial competitivo!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras pessoas!