EPC/ RFID – A Importância do Padrão em Tecnologias Emergentes

As tecnologias emergentes são um grande apoio às organizações quanto ao aproveitamento de inúmeras oportunidades de crescimento no mundo atual de mudanças contínuas. Essa é, afinal, a premissa de toda inovação tecnológica: facilitar a vida das pessoas e das empresas. 

A IoT (Internet das Coisas, em tradução livre) é um exemplo disso. O termo, que surgiu no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, representa a interconexão do mundo físico ao digital, focado mais em objetos do que em pessoas.

No Brasil, o sistema para a realização oficial da IoT é o Brasil–ID, que vem nos últimos anos implementando a infraestrutura tecnológica para garantir a identificação, o rastreamento e a autenticação de mercadorias produzidas e em circulação no país. Esse processo acontece através da RFID.

 

Qual a relação tecnologias emergentes e EPC/RFID? 

 

A conexão proposta pela loT acontece através da tecnologia RFID, utilizada no mundo todo para identificação de itens com radiofrequência. Ainda nesse contexto de soluções e tecnologias emergentes, surgiu também o código EPC (Código Eletrônico do Produto), que identifica objetos variados na cadeia de suprimentos.

 

Em resumo, os três estão conectados para capturar dados importantes de itens em geral, melhorando a rastreabilidade, reduzindo erros de logística e auxiliando no controle de estoque e inventário de produtos. 

 

A tecnologia RFID é semelhante ao código de barras. Porém, sua leitura tem a grande vantagem de poder ser realizada até nove metros de distância. Ondas de rádio, emitidas pelos leitores RFID através de antenas, atingem as tags (etiquetas inteligentes), que informam o número único de identificação daquele item. Ou seja, não é necessário se aproximar das mercadorias com um scanner para obter as informações e fazer o monitoramento.

 

Portanto, a leitura da tag não é feita de forma individual. Com a tecnologia RFID é possível acessar informações de diversos itens no mesmo local, mesmo à distância. Isso significa que o processo é mais rápido e automático.

 

Além disso, a tecnologia, quando integrada a um software, gera relatórios completos com listagem de produtos, status dos itens, sua disponibilidade em estoque, informações de validade, localização, entre outras. É uma maneira muito eficaz de reduzir o tempo de verificação de produtos, que leva também à redução de custos e horas de trabalho da equipe.

 

Mais vantagens da tecnologia EPC/RFID:

  • Maiores níveis de precisão de inventário
  • Visão macro de tecnologias emergentes e oportunidades de aplicação
  • Maiores níveis de rastreabilidade e visibilidade dos produtos
  • Eliminação de processos manuais e trabalho
  • Acuracidade de controle de itens
  • Padrões Mundialmente aceitos

 

 

Curso EPC/RFID: a importância do padrão em tecnologias emergentes

 

​​A GS1 Brasil, através de sua iniciativa de educação corporativa, oferece um curso completo sobre o assunto e a importância do Padrão EPCglobal para a interoperabilidade entre sistemas e parceiros comerciais.

 

O curso foi criado para disseminar os benefícios dos Padrões GS1 – EPC Global e sua aplicabilidade em projetos de indústria, distribuição, varejo e tecnologias emergentes. Apresentar as principais aplicações, características, padrões, oportunidades de negócios e metodologias de identificação, captura e compartilhamento de dados utilizando os padrões GS1, principalmente EPC/RFID. Também serão detalhados os principais componentes da Rede EPC, e como tecnologias emergentes como Blockchain, análise de dados, Drones dentre outras tecnologias, estão avançando dentro de indústrias, centros de distribuições e varejos. 

 

O foco principal do curso é o EPC/RFID e aborda como esta tecnologia pode agregar valor dentre outras tecnologias que vem surgindo e ganhando espaço no mercado. O Curso aborda também como o EPC aplicado nas tags RFID agregam valor dentre projetos que usam tecnologias emergentes.       

 

Se você é um profissional ou empresa em busca de atualização sobre as novas tendências em RFID, automação faça parte da próxima turma e dê um upgrade na sua carreira e seus negócios!