EPC/ RFID: A Importância do Padrão em Tecnologias Emergentes

Imagine poder rastrear todo o histórico de um produto, com dados precisos desde a sua fabricação, passando pelo seu transporte até o ponto de venda. Com a tecnologia EPC/ RFID isso é possível!

Quando esta identificação de produtos em operação é otimizada há uma redução significativa na incidência de erros, mais confiabilidade, mais agilidade e consequente economia. 

Hoje, com a alta demanda por atualização das novas aplicações de mercado, profissionais de Engenharia, logística e TI precisam desse conhecimento sobre RFID e novas tecnologias e sobre como elas podem agregar valor em processos industriais e Internet das Coisas (IoT).

Por isso, A GS1 está com agenda aberta para o curso EPC/ RFID: A Importância do Padrão em Tecnologias Emergentes, que acontecerá dia 18 de novembro, focado em empresas e profissionais que querem se atualizar sobre as novas tendências em RFID no Padrão GS1, automação industrial e comercial e Internet das Coisas.

 

Com o curso você aprenderá:

  •       Visão macro sobre tecnologias emergentes e oportunidades de aplicação;
  •       Maiores níveis de rastreabilidade e visibilidade dos produtos;
  •       Eliminação de processos manuais de trabalho;
  •       Como obter maior acuracidade no controle de itens.

 

EPC/RFID: A Identificação por radiofrequência

O EPC (Código Eletrônico do Produto) é um padrão GS1 pelo qual é possível criar números de Códigos de Barras em série, em um padrão que permite identificar individualmente, mas em escala global, qualquer produto que possua mais de um exemplar disponível no mercado, através de informação presente dentro do chip de RFID.

Já o RFID é uma tecnologia de identificação por rádio frequência, um método de identificação automática que, por meio de sinais de rádio, age recuperando e armazenando dados remotamente, através de dispositivos específicos, chamados de etiquetas RFID.

O seu funcionamento é semelhante à tecnologia de código de barras, porém o RFID é muito mais completo, já que armazena os dados da unidade específica do produto. As informações geridas podem envolver desde o registro do recebimento, a armazenagem, o picking até a expedição.

 

Por que os padrões EPC e RFID são tão importantes?

Uma das mais usuais aplicações do EPC/RFID está relacionada ao controle de estoque, a padronização e a identificação de produtos, já que a tecnologia consegue reunir as informações de diversos itens localizados em determinado ambiente.

É possível, ainda, rastrear os itens ao longo da cadeia produtiva, permitindo entender em qual etapa da manufatura determinado insumo se encontra, facilitando sua localização, identificação e posterior uso.

O RFID contribui no controle sobre os produtos e proporciona diversos benefícios, entre eles:

 

  •       Redução de custos;
  •       Otimização dos níveis de precisão de inventário;
  •       Maior rastreabilidade dos produtos;
  •       Diminuição da necessidade de integração de sistemas;
  •       Minimização do armazenamento de dados;
  •       Fim do processo de reetiquetamento e releitura de produtos.
  •       Monitoramento dos itens mais eficazes.

 

Em resumo, ao adotar essa tecnologia é possível automatizar rotinas, proporcionar mais agilidade na execução dos processos e tornar as operações mais confiáveis, devido a menor intervenção humana durante a realização das tarefas.

 

Sobre o curso

O objetivo geral é apresentar as principais aplicações, características, padrões, oportunidades de negócios e metodologias de identificação, captura e compartilhamento de dados utilizando os padrões GS1, principalmente EPC/RFID. 

O foco principal do Curso é o EPC/RFID, mas trata também sobre como essa tecnologia pode agregar valor dentre outras tecnologias que vem surgindo e ganhando espaço no mercado. 

Com duração de 3h30, as aulas são expositivas, com dinâmicas em grupo, estudos de caso, apresentação on-line, materiais técnicos, fichas de exercícios e testes.

 

Faça já sua inscrição!