Expandindo suas vendas através do comércio eletrônico e marketplaces

O mundo está em constante transformação e, consequentemente, todo o mercado acompanha esse processo de mudanças. A inclusão digital e as tecnologias emergentes trouxeram consigo novos hábitos de consumo e, hoje, as pessoas estão cada vez mais priorizando as plataformas virtuais para fazer compras. 

O estudo Anuário E-commerce Trends 2023, da Octadesk em parceria com a Opinion Box, reforça essa tendência. De acordo com o levantamento, 61% dos brasileiros preferem comprar on-line, o que representa três em cada cinco consumidores. Esses números mostram que já se tornou uma questão de sobrevivência de todo o setor de comércio varejista adotar uma operação virtual da mesma proporção das suas lojas físicas, pois é isso que vem ditando o futuro do segmento.

Se a sua empresa ainda não começou a investir pesado no e-commerce, agora é o momento de buscar essa mudança! 

Por que apostar nos marketplaces?

O e-commerce democratizou o comércio em muitos aspectos. Empresas dos mais diversos portes podem anunciar seus produtos e vendê-los em cadeia nacional, eliminando quaisquer barreiras geográficas. Isso permite que todos tenham um espaço de igual valor no ambiente virtual, mas para isso é necessário trabalhar com as ferramentas certas.

Para empreendimentos de pequeno ou médio porte que ainda estão dando seus primeiros passos no e-commerce, o mais indicado é apostar no marketplace. Mesmo que já possua um ponto físico e uma boa clientela, a ideia aqui é expandir os negócios e alcançar um público totalmente novo, então sempre é vantajoso começar por essas plataformas já consolidadas na rede.

Os marketplaces são espaços de vendas disponibilizados por gigantes do varejo. Essas empresas permitem que outras lojas anunciem e vendam seus produtos usando como vantagem a reputação da corporação e toda a facilidade proporcionada pela sua plataforma. Em troca, elas ganham uma comissão em cima de cada venda concretizada, então acaba sendo um negócio vantajoso para ambos os lados.

Uma empresa pode atuar em vários marketplaces ao mesmo tempo e tudo que precisa fazer é anunciar seus produtos, sem a necessidade de se preocupar com a criação de um site ou de outras plataformas para pagamento ou atendimento ao cliente. Tudo fica centralizado em um só lugar!

Como vender no marketplace?

Para vender nas plataformas de marketplace, é necessário atender a algumas exigências e a principal delas é o uso do EAN/GTIN nos códigos de barras dos seus produtos. Esse é um padrão exclusivo da GS1 Brasil que garante um número de identificação único para cada mercadoria, facilitando sua busca através da rede. Por isso, os principais nomes do e-commerce brasileiro, como Mercado Livre, Amazon e Shopee exigem esse recurso para serem utilizados. 

Todo associado da GS1 Brasil ganha acesso a esse recurso automaticamente nos seus códigos de barras. Só é necessário preencher cada campo do Cadastro Nacional de Produtos corretamente para alavancar suas chances de venda, pois o EAN/GTIN é apenas um intermediário para que os mecanismos de pesquisa consigam alcançar essas informações com rapidez e facilidade. Sendo assim, todo esse conjunto de soluções é indispensável para as empresas que planejam expandir suas vendas no e-commerce, pois, além de obrigatório, também proporciona mais visibilidade na rede.

A GS1 Brasil possui um guia completo que explica em detalhes todo o passo a passo para começar a vender nos marketplaces. Caso ainda não seja um associado, é possível solicitar seu código de barras no nosso site!