Gestão de qualidade: garantindo a excelência em seus produtos e serviços

Toda empresa varejista que produz seus próprios produtos provavelmente possui um setor dedicado ao controle de qualidade. O objetivo é garantir que o produto final esteja dentro das expectativas e respeitando todas as normas previstas por lei, então é um departamento indispensável dentro de qualquer operação de produção. 

Contudo, não podemos ignorar o fato de que um produto só atinge a qualidade esperada quando cada etapa da cadeia logística é realizada em um padrão alto e consistente. Caso uma única peça desse quebra-cabeça não esteja entregando os resultados esperados, toda a operação é prejudicada. É por isso que a gestão de qualidade é um conceito indispensável no meio corporativo, pois somente com uma visão sistêmica e estratégica torna-se possível acompanhar de perto todos esses processos.

Neste artigo, entenda qual a importância da gestão de qualidade para sua empresa e como as soluções da GS1 Brasil podem ajudar neste quesito.

Os pilares da gestão de qualidade

Podemos resumir a gestão de qualidade como o processo de supervisionar cada etapa da cadeia organizacional. Seria um grande compilado de todos os tipos de gestão da empresa, incluindo estoques, produção, finanças, contabilidade, pessoas, dados etc. Quando todos esses fatores estão andando lado a lado e atingindo as expectativas, é inevitável que os produtos sempre terão a qualidade desejada.

Para garantir uma gestão de qualidade de sucesso, é necessário respeitar oito pilares básicos que ajudam as empresas a direcionarem melhor seus esforços. São eles:

  •     Foco no cliente: a qualidade dos produtos e serviços sempre deve priorizar o consumidor e suas necessidades, que será o beneficiado na última etapa da cadeia logística.
  • Liderança proativa: é responsabilidade dos gestores transmitir a cultura organizacional e garantir que todos os colaboradores estejam desempenhando suas funções corretamente.
  •   Melhoria contínua: é essencial continuar implementando melhorias e novas tecnologias em todo o processo, pois sempre há espaço para evoluir.
  •   Decisão baseada em fatos: o uso de dados é indispensável na gestão de qualidade, pois auxilia os líderes a tomarem decisões mais assertivas e baseadas em fatos.
  •     Boa relação com fornecedores: fortalecer parcerias com investidores ajuda a empresa a manter o alto padrão dos seus produtos.
  •   Visão sistêmica: analisar a gestão de qualidade como um processo único, por mais que envolva diversos setores organizacionais, ajuda os gestores a terem uma visão mais ampla sobre os negócios.
  • Gerenciamento por processos: mapear cada atividade operacional e encontrar possíveis melhorias para elas faz parte da rotina de gestão.
  • Conscientização dos colaboradores: esse é um trabalho conjunto, então todos os colaboradores precisam fazer sua parte para alcançar o sucesso.

O papel da GS1 Brasil

Tendo cada um desses pilares em mente, fica mais fácil entender como as soluções da GS1 Brasil podem auxiliar o mundo corporativo a ser mais eficaz em toda a sua operação interna. Além de padronizar e automatizar processos, nossos códigos de barras garantem um recurso crucial em toda a gestão de qualidade: rastreabilidade.

Cada código de barras fornece diversas informações sobre um determinado produto, permitindo que eles sejam rastreados de ponta a ponta. Isso inclui cada etapa da cadeia de suprimentos, desde as matérias-primas utilizadas até o seu destino final. A rastreabilidade ajuda os gestores a reduzir e controlar erros, além de fornecer uma administração melhor de todo o estoque. 

Dessa forma, é possível acompanhar de perto cada etapa dos principais departamentos da empresa: da procedência à comercialização e, enfim, à utilização das mercadorias na indústria em que estão inseridas. 

Gostaria de saber mais sobre os serviços oferecidos pela GS1 Brasil? Acesse o nosso site e tire as suas dúvidas!