Impactos positivos do ensino à distância

Diante da conjuntura vivida pela maioria dos países devido à pandemia da COVID-19, como falamos em outros posts da Série Futuro Agora, a tecnologia se apresenta como grande aliada no processo de ensino e aprendizagem, principalmente no ambiente corporativo.

Sabemos que ensinar e aprender à distância ainda são grandes desafios e requerem adaptações, por isso aproveitar todo o potencial dos recursos tecnológicos e criar conteúdos cada vez mais atrativos e inovadores, notavelmente, causam impactos bastante positivos na forma de ensinar, bem como de aprender à distância.

Progressivamente, a tendência de crescimento do EAD (Ensino à Distância) se confirma no Brasil, inclusive na educação superior. Dados do Censo da Educação Superior 2019, divulgados em outubro de 2020 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e pelo MEC (Ministério da Educação) revelam que, no ano de 2019, cerca de 63,2% (10.395.600) das vagas ofertadas foram nessa modalidade, entre as 16.425.302 vagas disponíveis para o nível de ensino, no total.

Mas, engana-se quem pensa que o crescimento expressivo da educação à distância é uma tendência que surgiu apenas nos últimos dois anos. Há quase 10 anos esta metodologia tem conquistado espaços cada vez mais significativos em diversas etapas educacionais.

O aumento de ferramentas on-line, de serviços digitais, dos aplicativos e dos equipamentos facilitadores, ampliaram os métodos de aprendizado do ensino superior como, também, promoveram mudanças nas estruturas pedagógicas de escolas regulares e até mesmo nos ambientes corporativos.

Impactos positivos

Geralmente, com as mudanças também vêm os impactos, sejam eles negativos ou positivos. Desta forma, uma pergunta que tem sido feita constantemente é: quais foram os efeitos e os benefícios que essa nova metodologia de ensino impulsionou em comparação com o modelo clássico de educação e aprendizado? Vamos entender!

Podemos dizer que, o Ensino à Distância impactou mais positivamente do que negativamente a educação no Brasil, pois além de permitir a continuidade do aprendizado em um cenário em que há a necessidade inadiável de distanciamento social, o método também fortaleceu o mercado de infoprodutos, dando muito mais visibilidade a cursos on-line, e-books, workshops, webinars, entre outros, promovendo a disseminação de informações e tornando-as mais acessíveis a todos.

Amplie os seus conhecimentos conhecendo os e-books produzidos pela GS1 Brasil!

Portanto, além do ensino formal, que envolve ensino escolar e superior 100% à distância, assim como MBAs, mestrados etc., os cursos de capacitação, extensão e técnicos também ganharam bastante força neste período. Diversas pessoas estão optando por cursos e certificações que sejam mais flexíveis e direcionados, ao invés do ensino formal mais amplo.

Um dos impactos mais relevantes do ensino à distância, principalmente para as pessoas da Geração Millennial ou Geração Z, que são usuários digitais nativos, é a autonomia de estudarem quando e onde quiserem, administrando o tempo e também os conhecimentos adquiridos.

E não para por aí, ao estudar ou se especializar remotamente, os custos são reduzidos, pois geralmente o acesso à educação se torna mais acessível financeiramente e é possível economizar com transporte (estacionamento e combustível), alimentação etc. É uma forma mais democrática e econômica de adquirir conhecimento.

A GS1 Brasil olha para o futuro

Utilizar ferramentas e tecnologias que permitam manter o modelo presencial, mas também usar os formatos híbrido ou totalmente remoto de ensino é uma maneira de abrir portas, ultrapassar fronteiras e, acima de tudo, acessibilizar a educação e promover conhecimento.

A evolução do EAD abre diversas possibilidades para que mais pessoas estudem e participem de ações educativas, independentemente de onde elas aconteçam e também de onde essas pessoas estejam. Por isso, este formato de ensino tem se tornado tão usual, principalmente tratando-se de cursos de especialização, treinamentos, certificações, workshops entre outros.

A GS1 Brasil Educação buscou alternativas viáveis para adaptar o modelo tradicional ao modelo remoto e já faz parte da Transformação Digital, tanto que hoje possibilita que os alunos matriculados em seus cursos, treinamentos, workshops, webinars e certificações tenham acesso ao modelo híbrido ou totalmente digital de aprendizado.

Outra iniciativa é o Centro de Inovação Tecnológica, que além do espaço físico agora também pode ser visitado virtualmente, pois utiliza tudo que a tecnologia tem a oferecer, permitindo que os alunos da GS1 acessem as principais tendências tecnológicas do mercado em que atuam ou gostariam de atuar.

Tudo isso é realizado de uma maneira mais interativa e flexível, já que os espaços e os conteúdos podem ser visitados por meio de qualquer dispositivo (computador, notebook, smartphone ou tablet). Essa modalidade foi idealizada e adotada para continuar gerando e lapidando conhecimentos, bem como estimulando o aprendizado.

É ou não é uma alternativa e tanto?

Então, convidamos você a navegar e conhecer todas as novidades e soluções que o Centro de Inovação e Tecnologia Virtual proporciona! A visita é gratuita e pode ser feita por área de interesse e de uma forma bastante intuitiva, pois os conteúdos utilizam recursos 360° em uma plataforma totalmente on-line, com imagens e vídeos.

Se você também tem interesse em temas relacionados à Automação, à Logística, a Tendências, à Inovação, à Identificação e à Qualidade de Dados, à Gestão de Dados Variáveis em Logística, à Rastreabilidade e a Tecnologias Emergentes, não deixe de conhecer todos os cursos presenciais, on-line, treinamentos in company, programas de certificação profissional, workshops e webinars promovidos pela GS1 Brasil Educação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e faça com que mais pessoas conheçam as ações voltadas à educação da GS1 Brasil!