Importância da identificação no setor da saúde – medicamentos, dispositivos médicos, hospitalares e odontológicos

O setor de saúde está sempre sofrendo atualizações a partir de legislações em busca, principalmente, de aumentar a segurança dos pacientes em geral, reduzindo riscos, falhas, falsificações e uma série de outros problemas ao longo da cadeia de suprimentos. É por isso que a criação da identificação única de dispositivo (UDI) foi amplamente adotada no mundo inteiro. 

 

Através dessa identificação é possível alcançar a total rastreabilidade de dispositivos médicos e hospitalares, permitindo que profissionais de saúde possam conferir dados importantes, como data de validade, informações sobre o uso e até a autenticidade de um item antes mesmo de iniciarem um procedimento ou uma medicação em um paciente. 

 

No caso de dispositivos com defeito, por exemplo, a identificação única e inequívoca auxilia a retirada desse produto ou lote o mais rápido possível do mercado, tornando o processo de recall mais eficiente e seguro.

 

A criação da nomenclatura UDI e seu sistema iniciou em 2007 nos Estados Unidos e, desde então, tem sido implementado em diversos países, através de um plano de harmonização global com o auxílio das autoridades reguladoras locais. No Brasil, a Anvisa é o órgão responsável por criar a legislação e manter o sistema UDI em funcionamento, e a GS1 é uma das agências emissoras credenciadas para fazer a identificação dos dispositivos, através dos padrões definidos a nível mundial.

 

Em 2009 foi promulgada a lei, o SNCM entrou em 28/04/2022,  que implementou a rastreabilidade, capturando, armazenando e transmitindo dados de medicamentos. Agora, com a Nova Resolução Nº 591, publicada no fim de 2021 no Brasil, foram estabelecidas novas normas para o setor, com o objetivo de, além de garantir a segurança de pacientes, melhorar também a gestão dos negócios de saúde e garantir a rastreabilidade também de dispositivos médicos, hospitalares e odontológicos.

 

Quais são os benefícios das mudanças propostas pelo Sistema UDI?

 

O primeiro benefício é a conformidade com as exigências globais de melhoria de qualidade nos serviços de saúde. Com processos mais eficientes e o acesso a mais informações, seguras e confiáveis, todo o setor se beneficia. As empresas que se adequarem mais rapidamente às normas e ao sistema, por exemplo, se tornarão mais competitivas no mercado.

 

Como o UDI identifica de maneira precisa os produtos de saúde em toda a cadeia global de suprimentos, qualquer problema pode ser identificado e corrigido rapidamente. Isso será possível através de relatórios, revisões e análises igualmente mais precisos.

 

A redução de erros médicos também é um dos principais benefícios, pois o UDI fornece informações confiáveis e completas aos profissionais. 

 

Como adequar seu negócio para a identificação correta de dispositivos?

Com as recentes atualizações na legislação, profissionais e empresas precisam se agilizar para implementar as mudanças exigidas. Entendendo as necessidades do setor, a GS1 Brasil criou o Curso Identificação para o setor da saúde – medicamentos, dispositivos médicos, hospitalares e odontológicos (UDI), para auxiliar na correta identificação e codificação de medicamentos e dispositivos médicos em qualquer que seja sua atuação dentro do ciclo de vida do produto.

 

Conheça o passo a passo para atender legislações nacionais e internacionais do setor, aprendendo a aplicar corretamente o GTIN nos medicamentos e dispositivos médicos; as principais chaves do Sistema GS1, básica e avançada, orientadas para o setor da saúde e modelos de códigos para cada cenário; Cases e atividades práticas de como aplicar os Padrões GS1 no atendimento às legislações nacionais e internacionais. E muito mais!

 

Inscreva-se já e garanta sua vaga para a próxima turma!