Indústria 4.0: você está preparado para o futuro? A GS1 pode ajudar!

Até alguns anos atrás, ninguém diria que certas tecnologias iriam evoluir ao ponto de resultar em uma nova “revolução industrial”. Quando falávamos em inteligência artificial, robótica, computação em nuvem e coisas do tipo, parecia mais assunto de ficção científica do que a nossa realidade. Contudo, o tempo provou que a tecnologia pode mudar em um ritmo alarmante e, consequentemente, todo o resto também é transformado por esses avanços.

Assim nasceu a Indústria 4.0, que vem sendo considerada a 4º Revolução Industrial. Em pouco anos, quase todos os métodos tradicionais utilizados na indústria foram sendo substituídos por novas tecnologias, essas que são capazes de automatizar processos e tornar grande parte de uma operação de produção mais prática. 

Porém, ao contrário daquele velho pensamento de que “as máquinas vão substituir as pessoas”, nos deparamos com uma realidade em que os profissionais estão sendo forçados a se atualizarem a fim de aprender a trabalhar com esses novos recursos.

Ninguém será substituído pela tecnologia, mas quem não buscar aprender mais sobre e adaptar suas habilidades com essa nova realidade certamente se tornará obsoleto em pouco tempo. A seguir, vamos entender melhor sobre o que é a Indústria 4.0 e como os profissionais podem se preparar para o mercado de trabalho que está se moldando a partir dela.

Origem e aplicação 

A quarta revolução industrial teve início em 2011 em Hannover, quando o governo alemão propôs uma série de estratégias que visava estimular o desenvolvimento tecnológico. Porém, foi só em 2013 que tudo isso saiu do papel e começou a se tornar realidade, pouco tempo depois alcançando outros lugares do mundo.

Mas, afinal, o que é?

A Indústria 4.0 trabalha com tecnologias muito avançadas, que hoje já são aplicadas em diversos segmentos e aspectos, não se limitando somente à produção industrial. Tudo gira em torno da digitalização do mundo físico, buscando sempre reduzir etapas e agilizar processos. As principais ferramentas tecnológicas utilizadas são:

  • Inteligência artificial: computadores super avançados que podem analisar dados, comportamentos e tendências, tendo capacidade de elaborar estratégias baseadas em lógica, além de realizar determinadas ações. 

Graças à tecnologia que chamamos de machine learning (aprendizado de máquina), essas IAs estão aprendendo coisas novas constantemente e conseguem se adaptar a novas situações;

  • Big data: a capacidade de coletar e analisar uma quantidade imensa de dados, que está sendo atualizada constantemente. O volume de informações é tão grande que foi necessário o desenvolvimento de softwares específicos para sua análise, buscando sempre otimizar a produção com o que for coletado;
  • Computação em nuvem: a capacidade de armazenar bancos de dados e até mesmo recursos completos na internet, podendo acessar de onde estiver e de qualquer dispositivo. 
  • Internet das Coisas: uma rede criada por diferentes dispositivos inteligentes, capazes de se conectar à internet e trocar informações entre si em tempo real. Dessa forma, esses aparelhos conseguem automatizar processos e realizar mais atividades de forma autônoma.

Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias que definem a Indústria 4.0, mas a escolha de quais serão aplicadas e como isso será feito na prática depende unicamente da empresa e suas próprias estratégias.

O papel da GS1 na Indústria 4.0

A GS1 sempre se comprometeu em disponibilizar soluções e recursos que façam bom uso das principais tecnologias do momento. Primeiro com o código de barras tradicional, depois com os códigos 2D e isso é só o começo! 

Estamos sempre buscando novas formas de inovar ao lado dos nossos parceiros, o que inclusive pode ser visto na prática nos nossos Centros de Inovação e Tecnologia, com sedes em São Paulo e Brasília.

Todos os nossos padrões contam com elementos vistos na Indústria 4.0, como automação de processos, análise estratégica de dados, reposição inteligente etc. As empresas e os profissionais que buscam saber mais sobre o assunto e implementar o quanto antes essas mudanças estão dando um passo à frente da concorrência e se preparando para um fenômeno que não é apenas uma tendência para o futuro, mas sim o nosso presente!

Para saber mais sobre nossos padrões, clique aqui para conferir os cursos e certificações disponibilizados pela GS1 Educação

Quer descobrir como funciona o Centro de Inovação e Tecnologia? Acesse nosso site