Microlearning: conheça a metodologia e seus benefícios

Como profissionais do mercado de trabalho, somos eternos aprendizes e devemos buscar conhecimento de forma constante para aprimorar nossas habilidades. O problema é que, nos dias atuais, é muito comum se deparar com rotinas muito extensas e exaustivas, sendo necessário dividir sua atenção em várias atividades diferentes. No fim do dia, acaba sobrando pouco tempo para estudar ou até mesmo descansar, então essa parte do aprendizado se torna cada vez mais difícil.

Muitas empresas já se deram conta de que seus colaboradores possuem um dia a dia atarefado, mas também reconhecem que precisam de equipes mais preparadas para lidar com os diversos desafios que podem surgir no meio corporativo. 

Com a constante evolução da tecnologia e novas tendências aparecendo a todo momento, é comum se deparar com situações inusitadas que ninguém teve a oportunidade de lidar anteriormente e, somente com treinamento adequado, é possível garantir que os colaboradores possam transpor estes desafios. 

Buscando se adaptar a essa realidade dos profissionais do mercado e garantir que todos possam continuar crescendo profissionalmente, um novo modelo de aprendizagem está se popularizando no meio corporativo: o microlearning. A seguir, entenda melhor o conceito e como pode ser aplicado na sua empresa.

O que é microlearning?

O microlearning não foge de qualquer outro tipo de treinamento que as empresas oferecem aos seus colaboradores, porém se destaca pela sua abordagem. Aqui, todo  o conteúdo disponibilizado continua sendo de alto valor para a ocupação do profissional e para a operação da corporação, porém tudo é ministrado da forma mais objetiva e simples possível. 

As principais características do microlearning é ministrar apenas o que for mais importante daquele conteúdo, sempre de forma clara, com uma linguagem simples e principalmente em pequenas doses, permitindo que seja consumido rapidamente. Ao invés de misturar várias informações ou aprofundar demais no assunto, aqui o profissional recebe apenas o básico, sendo o suficiente para que ele consiga absorver o que se espera para o seu ofício.

A principal vantagem está justamente na rapidez com que as pessoas podem estudar tudo o que for proposto. Dessa forma, é possível encaixar perfeitamente dentro da rotina sem a necessidade de interferir no horário de trabalho ou consumir tempo de descanso. Como a prioridade sempre será a praticidade, o conteúdo costuma ser compartilhado de forma totalmente remota, através de vídeo aulas ou transmissões ao vivo.

Como pode ajudar sua empresa?

O microlearning é a abordagem ideal para empresas que desejam contar com colaboradores mais qualificados e para profissionais que querem se manter relevantes no mercado de trabalho, mesmo não dispondo de muito tempo para investir. É uma ferramenta muito importante da cultura de aprendizagem de uma corporação, oferecendo todas as vantagens envolvidas neste conceito.

É uma metodologia flexível que dá mais autonomia ao aluno, permitindo que ele estude quando estiver disponível e no horário que achar melhor. Por isso, o fato do conteúdo ser reduzido não quer dizer que tudo se limitará ao básico, apenas que o todo pode ser dividido entre várias aulas de curta duração. Assim, não se torna cansativo e ainda mostra que a empresa se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores.

Pensando nisso, a GS1 Brasil também oferece uma série de cursos e treinamentos de curta duração voltados para o setor logístico. Algumas das nossas certificações possuem apenas algumas horas de duração e podem ser acessadas livremente pelos profissionais dentro do período de um ano. Isso significa que os alunos têm liberdade para estudar quando acharem melhor e sem compromisso de horários ou datas. 

Para saber mais sobre nossas certificações, acesse nosso site e comece a aplicar o microlearning na sua empresa!