Microlearning e sua aplicação na educação corporativa

Microlearning, ou microaprendizado, é uma maneira de estudar e adquirir conhecimentos de forma fragmentada e rápida. Através de vídeos, podcasts, textos e tutoriais de duração limitada, com até 10 minutos, o aluno consegue estudar em qualquer lugar e também aproveitar seus intervalos curtos do dia e do trabalho. É uma forma de otimizar o tempo e ainda aumentar a assimilação do conteúdo.

Com as mudanças no mundo inteiro, inclusive na educação e nos negócios, as novas tecnologias e os recursos têm sido cada vez mais utilizados para atender às diferentes demandas da sociedade. O microlearning surge como uma solução, oferecendo múltiplos formatos de entrega de conteúdo, possibilidade de educação remota e informações direcionadas.

Por conta do seu dinamismo e multiformato, o microlearning tem sido uma das formas favoritas de aprendizado da economia 4.0 e conta com inúmeros benefícios para colaboradores e para as empresas, dentro da educação corporativa. Apesar de as aulas serem de curta duração, o conteúdo deve ser pensado de forma a gerar um fluxo contínuo de aprendizagem, com um escopo elaborado e planejado. É assim que os resultados se mostram realmente satisfatórios nesse modelo.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2018 no International Journal of Educational Research Review, comparando dois grupos de alunos, aqueles que usavam o microlearning apresentaram um aprendizado 18% melhor do que o grupo que estudou da maneira tradicional. Isso acontece, porque, segundo os pesquisadores, quando o conteúdo é assimilado de forma fragmentada, permanece na memória por mais tempo. Além disso, é um modelo que torna a aprendizagem mais atrativa e assertiva.

 

Conheça os benefícios do microlearning dentro da educação corporativa:

1 –     Baixo custo de implementação

Esse método é mais barato de ser desenvolvido e implementado dentro das empresas.

2 –     Flexibilidade e adaptação à rotina de trabalho

Como os conteúdos são disponibilizados em pílulas de até 10 minutos, fica mais fácil encaixar momentos de estudo na rotina de trabalho da equipe. Todos ganham mais flexibilidade na hora de estudar e isso também permite que os colaboradores apliquem seus conhecimentos imediatamente após uma aula.

3 –     Fácil acesso ao conteúdo

Os materiais podem ser consumidos basicamente por qualquer dispositivo, como um smartphone ou notebook. Não é preciso reunir todos em uma sala para um treinamento de horas de duração. No microlearning o acesso ao conhecimento é mais fácil e constante.

4 –     Maior engajamento e memorização dos conteúdos

Com a facilidade de acesso, rapidez e a variedade de formatos dos conteúdos, o engajamento dos colaboradores aumenta. Eles se sentem mais motivados a estudar e isso também aumenta a memorização dos conhecimentos.

5 –     Personalização dos conteúdos

Esse método de ensino permite uma segmentação e personalização dos conteúdos, de acordo com a necessidade e o perfil da empresa e dos colaboradores. Por serem materiais curtos e de baixo custo, podem ser feitas diferentes versões, por exemplo, sobre um mesmo assunto, direcionando o material para diferentes públicos de dentro da empresa.

6 –     Aumento da produtividade

Com todos esses benefícios, a produtividade aumenta, por consequência.

Em resumo, todos saem beneficiados. É um formato de ensino e estudo que só tende a crescer dentro da educação corporativa.

Você já conhece os cursos e as certificações da GS1 Brasil Educação? É uma das formas de você se capacitar profissionalmente e alcançar melhores resultados no seu futuro!

Confira!