Nova Rotulagem Nutricional: como estar em conformidade com as regulamentações e as necessidades dos consumidores?

Quando se trata de alimentos, as informações contidas em um rótulo são muito mais importantes do que um design atrativo. Isso porque um alimento pode representar uma ameaça a pessoas alérgicas a determinados ingredientes, ou ir contra a convicção ou prática religiosa de grupos específicos (veganos, por exemplo), ou ainda pode ser uma escolha ruim do ponto de vista da saúde.

Tudo isso está sendo levado em consideração pelas regulamentações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que visam trazer mais clareza e legibilidade às informações nutricionais nos rótulos de alimentos. O consumidor deve poder fazer suas escolhas de maneira consciente e, para isso, é necessário que as informações sejam verdadeiras e encontradas com facilidade.

É para isso que existem padrões e processos!

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 429/2020 e a Instrução Normativa (IN) 75/2020 definem regras sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados comercializados no Brasil, com o intuito de auxiliar o consumidor a realizar suas escolhas alimentares a partir de informações padronizadas sobre os produtos.  

A nova regra, definida recentemente pelo órgão, prevê uma série de normas nos rótulos, para aplicação de símbolos, alterações na tabela nutricional e proibições de alegações nutricionais que contradigam as informações contidas na parte frontal do rótulo. A ideia é ter uma implementação simplificada e uniforme que evite a coexistência de alimentos rotulados com diferentes critérios, dificultando a comparação.

Quais são as principais mudanças?

  •               Melhoria da legibilidade das informações nutricionais.
  •               Inclusão de novos nutrientes de relevância para a saúde na lista de declaração obrigatória.
  •               Inclusão da declaração dos valores nutricionais por 100g ou mL do alimento, para permitir comparações entre produtos.
  •               Inclusão de declaração do número de porções por embalagem.
  •               Redução da variabilidade no tamanho das porções.
  •               Revisão das regras sobre embalagens individuais.
  •               Atualização dos valores de referência para cálculo do percentual de valores diários (%VD).
  •               Revisão da frase do %VD.

Para cumprir as exigências, é preciso que as empresas instituam processos de qualificação de dados de produtos. Os fabricantes devem seguir à risca as legislações nacionais de rotulagem nutricional de alimentos, pois estão sujeitos à fiscalização dos órgãos responsáveis e porque, afinal, passarão mais segurança e credibilidade ao consumidor final.

Porém, ainda assim, muitas empresas do setor não conhecem ou não sabem como aplicar as novas regras, sofrendo multas e problemas diversos pela falta de conformidade em seus rótulos.

É por isso que a GS1 Brasil + Korde desenvolveu o curso Nova Rotulagem Nutricional – Alterações da regulamentação. Além de apresentar uma visão geral sobre as legislações nacionais, o treinamento ressalta as alterações previstas na nova resolução, comparando com as exigências anteriores, ajudando os profissionais a adequarem seus rótulos na prática.

Profissionais e empresas do setor de alimentação podem participar e conhecer os conceitos sobre a rotulagem nutricional frontal, tabela de informação nutricional e alegações nutricionais.

São 6h de aulas expositivas, divididas em dois encontros de 3h cada, 100% on-line, com materiais e todo o apoio para os participantes saírem totalmente capacitados.

Faça parte das próximas turmas e entenda tudo sobre a nova resolução!