O que é cultura de aprendizagem e quais seus impactos no desenvolvimento profissional?

O mercado de trabalho está em constante mudança e sofre transformações a todo momento. É comum ter que lidar com novos contextos, desafios e situações inusitadas que podem nunca ter surgido anteriormente naquele ambiente profissional. 

Por isso, uma cultura de aprendizagem constante é mais do que um “benefício” oferecido pela empresa, trata-se de uma necessidade do meio corporativo para alavancar negócios, reter talentos, entre tantos outros benefícios. Adotar uma operação que incentive e invista em novos aprendizados vai além de oferecer cursos e workshops, mas também envolve adotar metas que girem em torno dessas novas competências. Podemos afirmar que tudo isso faz parte de uma estratégia muito maior em que tanto a empresa quanto os colaboradores saem ganhando.

Então, vamos entender melhor o que é a cultura de aprendizagem no meio corporativo, como pode ser aplicada e quais são seus impactos no desenvolvimento profissional?

Cultura de aprendizagem na prática

A cultura de aprendizagem é uma iniciativa das empresas que funciona como uma forma de treinamento para seus colaboradores. Trata-se de uma série de atitudes e políticas focada em promover a aquisição de conhecimento variado, mas que sempre colabora com as atividades e as metas da corporação de alguma forma. A execução mais comum envolve participação em eventos, mentorias, cursos, workshops, palestras etc.

Uma empresa que investe nessa estratégia não está apenas criando uma cultura de trabalho saudável, também está ganhando o reconhecimento dos seus colaboradores. O profissional se sente valorizado e tende a ser mais produtivo, colocando em prática aquilo que aprendeu com mais facilidade. 

Além disso, também é um investimento em inovação, mostrando que a corporação busca se manter relevante no mercado, o que por sua vez também aumenta sua reputação e valor financeiro.

Para o desenvolvimento profissional, é inegável a contribuição que uma cultura de aprendizagem pode ter para cada indivíduo. Diferente de uma graduação ou formação direcionada a uma área específica, o conteúdo ensinado dentro desse conceito é voltado para situações e desafios cotidianos, que fazem parte da vida profissional daquelas pessoas. É esse tipo de aprendizado que os torna mais qualificados para exercer suas funções e prontos para lidar com qualquer imprevisto. 

Portanto, novamente reforçamos que a cultura de aprendizagem é indispensável para todos os envolvidos, tanto para a valorização da marca quanto para o desenvolvimento dos profissionais.

O poder transformador da educação

A GS1 Brasil acredita no poder transformador da educação e por isso buscamos ser referência na aplicação dessa cultura dentro do setor logístico. Em parceria com a Korde, oferecemos diversos cursos e treinamentos que apresentam na prática diferentes formas de lidar com vários processos relacionados à área, incluindo exemplos reais da aplicação das soluções e padrões GS1.

Não se limitando somente a tecnologias e assuntos voltados à logística, também disponibilizamos o incrível Harvard ManageMentor, uma das mentorias mais famosa do mundo, ministrada por especialistas da Universidade de Harvard, cujo renome é global. O objetivo é formar profissionais melhores e mais preparados a partir de diversos assuntos relevantes e com uma grade que está em constante atualização. 

Esses são apenas alguns exemplos dos cursos e treinamentos da GS1 Brasil + Korde que podem fazer parte da cultura de aprendizagem da sua empresa. Investir em educação é a melhor forma de estar sempre à frente da concorrência! 

Acesse nosso site e saiba mais a respeito das nossas certificações