Participe do Workshop de Introdução à Economia Circular promovido pela GS1 Educação

Durante muito tempo a linearidade tem sido adotada por indústrias, empresas e até mesmo dentro das nossas casas, e basicamente ela significa extrair e utilizar recursos renováveis e depois descartá-los, estabelecendo assim um ciclo ininterrupto de exploração de matéria-prima, entre outros recursos. 

No entanto, o conceito tem se mostrado ultrapassado e perigoso, já que está relacionado como um dos principais desencadeadores da crise ambiental que hoje assola o nosso planeta.

Trazendo luz a este cenário surgiu a Economia Circular, que basicamente simula o processo da própria natureza. Isso quer dizer que os resíduos são reaproveitados em outros processos, afinal, eles não são gerados naturalmente pelo meio ambiente, pois tudo no ecossistema se transforma, ou melhor, se retroalimenta, e assim também pode ser nas atividades industriais.

Portanto, a Economia Circular na prática reaproveita matéria-prima para a produção e funciona em uma espécie de ciclo, que consiste em: utilizar, reutilizar, refazer e reciclar. Ao final, todo o processo se inicia novamente, criando-se, assim, um novo modelo de relacionamento com os bens de consumo.

Colocando em prática a Economia Circular

A empresa que realmente deseja desenvolver ações focadas em Economia Circular deve colocar como ponto central os impactos positivos que suas atividades e processos podem causar ao meio ambiente, equilibrando os aspectos econômico-financeiros relacionados a essas iniciativas.

Uma das referências na aceleração da transição para uma Economia Circular, a Fundação Ellen MacArthur destaca que o conceito segue três princípios básicos. Descrevemos a seguir quais são eles:

Eliminação dos resíduos e da poluição

O conceito cíclico pode ser aplicado antes mesmo da produção de um bem de consumo, ou seja, ele já pode estar presente desde o planejamento até o design para favorecer a durabilidade e as adaptações de um produto. Esse processo também se faz presente na redução de resíduos, sobras e poluição, e deve ser aplicado desde a extração e a transformação do recurso natural em matéria-prima. Além de diminuir o lixo, também reduz desperdícios e otimiza a utilização de recursos. 

Manter produtos à usabilidade dos materiais

Esse princípio determina que cada material seja utilizado até quando for possível, ou seja, que sua vida útil seja mais longa mesmo após o consumo. Lembrando que, além da sua aplicabilidade original, muitos materiais podem ser utilizados em outros processos. 

Regeneração dos sistemas naturais

Por meio de ações contínuas e sustentáveis, empresas, indústrias e consumidores envolvidos na economia circular contribuem para a recuperação dos ecossistemas, trabalhando pelo equilíbrio entre a produção de insumos e a preservação do meio ambiente.

Portanto, resumidamente, as ações mais comuns de Economia Circular são:

  •       Reciclagem de materiais
  •       Reutilização de insumos
  •       Utilização consciente da mão de obra
  •       Priorização dos recursos renováveis

Workshop de introdução à Economia Circular

Como qualquer novo movimento, implementar a Economia Circular pode ser uma tarefa desafiadora, pois exige mudanças de postura e pensamento de todos os envolvidos na cadeia de suprimentos, por isso inicialmente as empresas precisam manter-se sempre alertas para fazer as escolhas certas e alinhar essa questão com toda a equipe.

Para ajudar organizações e profissionais de diferentes segmentos que possuem interesse no tema a transpor esse desafio, criamos um workshop focado em explicar o conceito básico, princípios e framework da economia circular, e como ele é aplicado em processos, desenvolvimento de novos produtos e modelos de negócios.

Além disso, serão apresentadas as principais ferramentas, metodologias e tecnologias capacitadoras e aceleradoras para a implementação mais eficiente da economia circular, com a finalidade de resolver questões consideradas problemáticas do ponto de vista da sustentabilidade.

Então, se ainda restam dúvidas sobre a relevância do tema, neste workshop você aprenderá como a Economia Circular pode transformar o seu negócio, gerar impactos socioambientais positivos e ainda tornar sua empresa mais resiliente e competitiva frente à tendência global de transição do modelo de desenvolvimento linear para um modelo circular.

Para saber mais sobre o modelo de transmissão, datas, conteúdo programático, entre outras informações, clique aqui!