Quais são os principais desafios corporativos esperados para 2023?

O mercado de trabalho segue sendo transformado por diversos fatores: evolução da tecnologia, mudança dos hábitos de consumo, nova economia etc. Tudo isso vem colocando novos desafios na trajetória das empresas, esses que ainda não foram completamente superados, por isso a expectativa é que muitos deles ainda se façam presentes ao longo de 2023.

Grande parte das dificuldades corporativas dos últimos anos se dá pela falta de preparo diante das novas tendências do mercado, a retenção de talentos e, principalmente, pela inovação comercial, algo que vem sendo determinante no setor varejista. A boa notícia é que hoje já existem muitas formas e ferramentas disponíveis para se adaptar a essa nova realidade, então este será um ano onde as empresas já poderão encarar tais desafios com mais segurança e sucesso.

A seguir, confira em mais detalhes quais serão os principais desafios corporativos que 2023 reserva e quais as melhores alternativas para superá-los:

Retenção de talentos

A competitividade do mercado de trabalho é alta e, naturalmente, os melhores profissionais querem estar nas melhores empresas. Muitas vezes, a falta de um plano de carreira ou de um programa de evolução profissional faz com que os colaboradores se sintam desvalorizados e os leva a buscar novas oportunidades, então a retenção de talentos continua sendo um grande desafio corporativo.

A maior aposta para superar esse desafio está na educação continuada. Nos últimos anos, muitas empresas já perceberam que oferecer cursos, especializações e novas oportunidades de aprendizado aos seus colaboradores faz com que eles se sintam valorizados e ainda dá retorno para a corporação, já que mantém os profissionais sempre atualizados. É claro que a retenção de talentos está relacionada a uma série de fatores, mas apostar na educação é uma boa forma de começar.

Inovação comercial

A nova economia vem impondo uma série de requisitos que muitas empresas ainda estão aprendendo a lidar. Colocar as pessoas e o interesse do público no centro da produção não é tarefa fácil, especialmente porque diante de tanta concorrência, é difícil encontrar formas inovadoras de se manter relevante no mercado.

É claro que, para que esse objetivo seja alcançado, é necessário um bom tempo de planejamento e estudo de mercado. Novamente, a educação continuada se faz importante aqui, pois é o conhecimento dos gestores e colaboradores envolvidos que definirá a forma como a empresa trará inovações para seu público. Mais uma vez, reforçamos a importância das corporações investirem em seus funcionários, a fim de garantir equipes mais preparadas e qualificadas.

Adaptação a novas tecnologias

A evolução constante das ferramentas digitais que dispomos hoje exige que as empresas se mantenham sempre atualizadas com as principais tendências do momento, pois quanto maior a resistência, mais complicado será no futuro. Essas tecnologias permitem que as corporações adotem os requisitos da nova economia e do clientecentrismo com mais facilidade, então hoje isso já se tornou algo praticamente indispensável.

Um bom exemplo que podemos citar é a adoção do Código 2D. Os modelos tradicionais são altamente eficazes e continuam desempenhando perfeitamente seu propósito, mas as empresas que optaram por adotar essa novidade estão elevando seus serviços a outro patamar. É justamente para isso que serve a tecnologia: aprimorar aquilo que já era bom. 

Além das nossas soluções inovadoras, a GS1 Brasil + Korde também oferece uma série de cursos e certificações, buscando sempre manter os profissionais atualizados e qualificados para quaisquer desafios do meio corporativo. Acesse nosso site e saiba mais