Qual o futuro da educação e seus impactos no mercado de trabalho?

O avanço acelerado da tecnologia tem transformado o mundo inteiro, trazendo o futuro para o hoje em muitas áreas. É o caso, por exemplo, da educação e das profissões. De acordo com a pesquisa “Projetando 2030: o futuro do trabalho”, realizado pela Dell Technologies em parceria com o IFTF (Institute For The Future), 85% dos trabalhos em 2030 não existem ainda.

Isso quer dizer que os profissionais do futuro precisam se preparar cada vez mais com conhecimentos tecnológicos, automatização e inteligência artificial.

Ainda de acordo com a pesquisa, as habilidades mais valorizadas em 2030 devem ser: 

  •       Impulso criativo
  •       Lógica
  •       Inteligência emocional
  •       Julgamento 
  •       Conhecimento tecnológico

Diante de tantas mudanças, é claro que muitos empregos ainda existirão e que a sensibilidade humana deve permanecer um item indispensável no mercado de trabalho, mesmo com a revolução tecnológica que estamos vivendo.

Os recursos podem e devem ser aliados estratégicos para a melhoria de desempenho dos profissionais. Para isso, quem está estudando e se preparando hoje deve buscar o conhecimento que ajude a se adequar às novas tendências.

Como se preparar para as principais tendências do mercado de trabalho no futuro?

Desde 2019 alguns movimentos vêm ganhando força, sinalizando o que podemos esperar para o mercado de trabalho no futuro. Assim, é possível fazer um planejamento de carreira e começar a investir em uma educação direcionada ao aprimoramento de determinadas habilidades. 

Confira quais são essas tendências:

1-     Trabalho remoto e híbrido

O trabalho remoto se tornou tendência devido às necessidades de isolamento impostas pela pandemia. E esse formato deve permanecer por mais tempo, permitindo às pessoas conciliar seus trabalhos com o home office. 

É possível também que as empresas tenham um espaço físico de trabalho, mas adotem um modelo híbrido, com uma prestação de serviço remota.

Esse modelo aumenta as possibilidades dentro das empresas, com oportunidades de construção de equipes mais especializadas, atendendo a projetos direcionados, pois não exige que os profissionais estejam necessariamente no mesmo local de trabalho para desenvolverem as atividades.

 

 

2-     EAD (Educação a Distância)

A educação a distância também ganhou força na pandemia. Assim, os profissionais conseguem investir em novas competências teóricas e técnicas de uma forma mais eficiente, cômoda e acessível. 

Além disso, as próprias empresas podem disponibilizar esse recurso, através de instituições de educação corporativa, para treinar seus colaboradores de forma direcionada e com um custo menor. 

3-     Autogestão

A autogestão é mais uma tendência apontada para o futuro, em que o trabalho acontece de forma mais livre, sem um controle autoritário sobre o desempenho. 

Com estruturas menos hierarquizadas e mais colaborativas, os profissionais devem ter mais autonomia e responsabilidade para controlarem seus próprios desempenhos.

4-     Estabilidade por meio de contratos

A tendência é que os trabalhos sejam realizados mais por demanda e com contratos de curto prazo. É uma mudança de conceito, que eleva o potencial de empregabilidade ao invés de pensar na estabilidade de um emprego fixo.

Para se manter ativo, o profissional precisa manter uma boa rede de contatos.

5-     Propósito profissional

Hoje, além do ganho financeiro, os profissionais também demonstram preocupação com seu propósito de vida. Por isso, buscam carreiras que façam sentido para eles e que espelhem seus valores.

 

Como me capacitar?

O mercado de trabalho hoje exige muitas habilidades pouco trabalhadas pelo sistema de educação, por isso é necessário que os profissionais continuem a buscar conhecimentos complementares, principalmente sobre tecnologias emergentes.

A educação corporativa é um modelo que vem crescendo, focada em profissionais que buscam sucesso em suas carreiras e empresas que visam o alinhamento e a capacitação de suas equipes. 

Conheça os cursos e as certificações da GS1 Brasil Educação e se capacite profissionalmente para o futuro!