Rastreabilidade de produtos é um dos aprendizados disponíveis na GS1 Educação

Conhecer todo o percurso de um produto, desde a matéria-prima até o destino final, é essencial para as empresas hoje e, principalmente, para as indústrias. É o que faz a rastreabilidade, oferecendo controle da cadeia produtiva, além de levar aos consumidores dados precisos sobre os produtos que estão adquirindo e consumindo.

A indústria alimentícia e do setor de saúde são as que mais consideram importante a rastreabilidade dos seus produtos, devido à segurança da população:

Setor de saúde: enfrenta problemas no controle de medicamentos, quer seja relacionado à garantia de sua autenticidade ou quanto a sua correta aplicação no paciente, ambas solucionadas com um correto sistema de rastreabilidade. 

Setor de alimentos: necessidade de saber a origem do produto e o seu percurso do produtor ao consumidor, visando a segurança de todo o processo. Isso é possível com o padrão global de rastreabilidade GS1.

Para exemplificar a visão do mercado a respeito desse assunto: 87% das indústrias do setor de saúde conseguem realizar a rastreabilidade, caso seja solicitado o recolhimento dos produtos e 70% delas avaliam o código de barras como muito importante para garantir a rastreabilidade dos seus produtos.

No caso das fábricas, 59% dizem realizar o processo de rastreabilidade dentro da sua unidade e 67% das indústrias fazem o controle pelo lote dos seus produtos. Na indústria alimentícia, 75% delas identificam as empresas que receberam seus produtos.

A projeção de crescimento do mercado de rastreabilidade no Brasil até 2021 (CAGR 8,7%) é maior do que a projeção de crescimento do PIB do Brasil até 2021 (CAGR 6,7%). (*)

Esse crescimento se deve muito ao fato de o consumidor estar cada dia mais exigente e em busca de informações de qualidade a respeito de produtos e serviços disponíveis no mercado. 

O que muitas empresas não sabem é que implementando o código de barras nas suas embalagens, bem como seu uso correto na cadeia de suprimentos, pode elevar a visibilidade de processos, atendimento às legislações do seu setor, qualificação de dados e a construção de uma base sólida para uma comercialização de produtos segura e eficiente.

Visando levar esse conhecimento aos profissionais e às empresas, a GS1 Educação desenvolveu um curso focado em falar sobre rastreabilidade usando os Padrões GS1.

O curso é voltado para: profissionais das áreas de produção, gestão da qualidade e logística, interessados em rastreabilidade e segurança de produtos, prestadores de serviços de automação e profissionais da área regulatória. 

 

Saiba mais sobre a GS1 Educação + Korde

Essa iniciativa da GS1 Brasil tem como objetivo capacitar associados, empreendedores e seus funcionários, através de cursos on-line, presenciais e no formato In Company.

Os profissionais encontram a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre soluções práticas de automação, logística e inovação, baseadas em padrões de identificação.

Conheça em detalhes o curso Rastreabilidade utilizando os padrões do Sistema GS1 e inscreva-se para uma nova turma, assim que liberarmos novas datas!

 

(*) Informações das fontes das pesquisas citadas.