Rastreabilidade: tudo o que você precisa saber para ter sucesso

Nos últimos tempos, o assunto rastreabilidade tem estado em voga em diversos segmentos, principalmente porque os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso apenas a qualidade do produto já não é um diferencial. Eles querem entender exatamente o que estão consumindo.

Desse modo, compreender exatamente o que é a rastreabilidade, como ela funciona, seus benefícios e de que forma ela pode ser aplicada ao seu negócio faz uma enorme diferença no momento de tomar decisões assertivas e rápidas, controlar operações e identificar rapidamente qualquer variável que possa causar algum impacto nos resultados. 

Uma breve definição

O conceito de rastreabilidade consiste na habilidade de identificar a localização exata de uma matéria-prima dentro da cadeia de suprimentos, ou seja, desde sua origem até o produto final. Ela surgiu pela demanda da indústria por manter um melhor controle de sua cadeia produtiva. 

Por meio do método, as empresas conseguem criar controle para a manufatura, bem como transparência sobre os processos para o cliente final, garantindo uma visualização completa de todo o ciclo de um produto.

O processo de rastreabilidade, geralmente, é feito por meio de um código, que pode ser o de barras, por exemplo. A partir dele é possível descobrir informações sobre o produto, tais como: o que é, quais são suas origens, seu destino e em que ponto da cadeia logística ele está localizado. 

Importância

As cadeias de suprimentos de produtos continuam a aumentar em escopo e complexidade, devido ao avanço da fácil comunicação entre os parceiros comerciais, fazendo com que hoje as empresas operem de forma mais global.

A complexidade da identificação e a rastreabilidade são impulsionadas pela indústria e pela necessidade do consumidor, mas isso só é possível com uso de padrões. Desse modo, manter esse procedimento funcionando com clareza é essencial para que uma organização consiga obter resultados positivos.

Uma análise realizada pelo Monitor Deloitte estima que a projeção de crescimento do mercado de rastreabilidade no Brasil até este ano é 8,7% maior do que a estimativa de crescimento do próprio PIB (Produto Interno Bruto) no país, que é de 6,7%.

O motivo desse notável crescimento é que a rastreabilidade é considerada hoje uma parte fundamental da cadeia de suprimentos, auxiliando todas as áreas industriais, o que inclui desde o varejo, passando pela indústria alimentícia, até os bens de consumo em massa no setor de saúde, logística e Defesa Nacional. 

Quando a rastreabilidade é devidamente projetada e executada, ela possibilita um controle eficiente da documentação, responsabilidades, recursos, processos, serviços e produtos. Além disso, a lei da rastreabilidade ainda garante direitos ao consumidor e traz vantagens para os produtores. Para que você entenda melhor, listamos a seguir os principais benefícios atrelados ao processo:

  •       Planejamento 

Por garantir mais eficiência ao controle do fluxo de materiais, a rastreabilidade permite a elaboração de planejamentos mais objetivos, o que por sua vez facilita a compreensão do caminho que a mercadoria segue até chegar ao consumidor final.

  •       Segurança

A rastreabilidade garante mais qualidade e segurança aos produtos inseridos no mercado. Exemplo disso, é que se for necessário fazer o recolhimento ou recall dos itens, é possível saber, com maior precisão, o lote defeituoso. 

  •       Controle do estoque

Com a rastreabilidade, a demanda por cada item fica mais clara, assim, os estoques podem ser adequados às reais necessidades de consumo, sem faltas ou desperdícios. 

  •       Economia

Ao entender como realmente funciona toda a cadeia produtiva, é possível verificar o que está se perdendo e o porquê, e assim aumentar a eficiência dos processos, o que reduz custos, falhas, perdas e desperdícios. 

  •       Padronização

Quando os itens são rastreados, acontece um processo de padronização, ou seja, é possível organizar melhor as mercadorias em estoque, seja no espaço físico ou no sistema on-line de gestão.

Aprenda de ponta a ponta como aplicar a rastreabilidade

Se você leu este post até aqui, provavelmente, deve estar se perguntando: “por onde começar a aplicar a rastreabilidade na minha empresa?”. 

Esse questionamento é bastante comum, já que poucas empresas possuem conhecimento de como aplicar adequadamente a rastreabilidade, muitas, até mesmo, não conseguem constatar facilmente se estão preparadas ou não para rastrear o produto em todos os elos da cadeia de suprimentos. 

Por isso, antes de definir o método ou a tecnologia para empregar a rastreabilidade, é fundamental entender se há preparação e estrutura prévia para executar esse controle, ou seja, deve-se identificar o grau de maturidade desse processo e quais recursos estão disponíveis para implantá-lo, considerando os objetivos e as necessidades internos da sua empresa.

Para ajudar empresas nesse processo, a GS1 Brasil + Korde oferece o programa de Certificação Profissional Rastreabilidade Fundamentals, cuja finalidade é explicar como funciona o ciclo de um produto na cadeia de suprimentos e como aplicar a rastreabilidade adequadamente. 

O programa ainda aborda os benefícios da utilização dos padrões do sistema GS1 aplicados ao processo de rastreabilidade, bem como os modelos de compartilhamento da informação entre outros diversos tópicos importantes sobre o assunto.

Por que tirar a certificação?

Entender o que é a rastreabilidade para atender aos requisitos de clientes, legislações e segurança é uma estratégia de sucesso para empresas que desejam crescer no mercado, manter a competitividade e ganhar a confiança dos consumidores. 

Mantendo uma boa reputação, seu negócio conseguirá fidelizar e conquistar mais fornecedores e clientes, expandindo seus horizontes para além dos limites de uma instituição que não se preocupa com as estratégias de rastreabilidade.

Quer saber mais sobre o formato, o conteúdo programático, a duração, entre outros detalhes da Certificação Profissional Rastreabilidade Fundamentals? Acesse: https://educa.gs1br.org/cursos/certificacao-rastreabilidade/ ou entre em contato com a GS1 Brasil!