Revolução IoT e EPC/RFID: entenda a importância do padrão em tecnologias emergentes

Não faz muito tempo que as decisões deixaram de ser tomadas apenas tendo como base achismos ou dados insuficientes armazenados em planilhas. Atualmente, o fluxo de informação expandiu significativamente e computadores, algoritmos, Inteligência Artificial, entre outras tecnologias, se tornaram indispensáveis para analisar esse volume imensurável de dados e auxiliar na tomada de decisão mais estratégica. 

Neste contexto também entra a otimização da identificação dos produtos, que para ser realmente estratégica e reduzir erros, necessita de eficiência, agilidade e confiabilidade. Para ajudar nesse objetivo, muitas empresas têm contado com a loT e o EPC/RFID, e alcançado bons resultados. 

Gostaria de entender por que essas tecnologias são consideradas a revolução? Leia este post até o fim, que explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Definindo EPC/RFID

A RFID, que significa Identificação por Radiofrequência, é um método de identificação automático que utiliza sinais de rádio para recuperar e armazenar dados remotamente, por meio de dispositivos eletrônicos denominados “Etiquetas RFID”.

Já o EPC (Código Eletrônico do Produto) é um padrão criado pela GS1, cuja finalidade é serializar os números de códigos de barras, identificando unicamente qualquer produto que tenha mais de uma unidade no mercado, ou seja, atua como uma espécie de “identidade” no sistema. O número serial identifica unicamente produtos iguais, com mesmo código de barras, porém com números seriais diferentes.

Simplificado: RFID é a tecnologia de identificação por radiofrequência e EPC é o código que a GS1 padroniza e vai dentro do chip de RFID.

Qual é a conexão entre EPC/RFID e loT? 

A loT (Internet das Coisas) é um termo que surgiu no Auto-ID Center, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), para a criação de um sistema de sensores capazes de conectar o mundo físico ao digital, utilizando RFID, que hoje possui mais de um bilhão de tags sendo utilizadas no mundo. Foi nesse contexto que também surgiu o código EPC. 

Desde então, a IoT tem conquistado cada vez mais espaço, afinal, são computadores entendendo o mundo por eles mesmos, usando sensores conectados à internet para capturar dados importantes. 

Saiba como funciona o EPC/RFID

O funcionamento do RFID é semelhante à tecnologia de código de barras, ou seja, ele coleta as informações dos produtos e entrega para o sistema, de acordo com a demanda. 

Um sistema de radiofrequência, responsável pela captura desses dados, é composto por etiquetas, antenas e um leitor de RFID, e possui um grande diferencial relacionado às tags que, normalmente, não precisam utilizar baterias e realizam a leitura até nove metros de distância, mas a precisão depende do material em que são aplicadas.

Na indústria, por exemplo, o EPC/RFID costuma ser utilizado para realizar o controle de estoque e inventário de produtos. Desse modo, em vez de a leitura ser feita individualmente, como é o caso do leitor do código de barras, a tecnologia varre as informações de diversos itens no ambiente.

Também é possível utilizar a tecnologia para rastrear produtos ao longo da cadeia produtiva, permitindo entender, por exemplo, em qual etapa da manufatura ele está ou qual é a sua localização e identificação.

Mas as vantagens de contar com o EPC/RFID não param por aí! A solução oferece: 

  •   Visão centralizada do processo, de forma direta, ou seja, ele carrega informações que identificam os itens de maneira única.
  •       Redução de custos de mão de obra em leituras manuais.
  •       Otimização dos níveis de precisão de inventário, possibilitando a rastreabilidade do produto.
  •       Diminuição da necessidade de integração de sistemas e do armazenamento de dados.
  •       Eliminação do processo de reetiquetamento e releitura de produtos.

Código de barras x EPC/RFID

Existe uma dúvida muito comum que costuma surgir quando falamos sobre esse tema: “a empresa pode escolher entre usar o código de barras e o EPC/RFID”?

A resposta é: SIM! Porém, ela também pode associar as duas tecnologias para coletar as informações de maneiras diferentes, conforme a necessidade e o ponto em que estiver, já que eles podem carregar as mesmas informações e se complementarem. O que importa, de fato, é o dado que é coletado, independentemente do meio utilizado para isso.

De modo geral, adotar essa tecnologia na empresa, automatizando rotinas, proporciona mais agilidade na execução dos processos, ao mesmo tempo em que diminui erros e tornam as operações mais confiáveis, já que também reduz a necessidade de intervenção humana durante a realização das atividades.

Curso “IoT e EPC/RFID: A Importância do Padrão em Tecnologias Emergentes”

É normal aprender todo o conceito de IoT e EPC/RFID, mas ainda se esbarrar em algumas dúvidas. Para atender esta demanda, a GS1 Brasil + Korde estruturou um curso que reforça a importância de padronizar a identificação de itens por meio de radiofrequência, desde o início de sua fabricação, e como a captura correta dessas informações beneficiará projetos de implementação para indústrias, centros de distribuição e varejistas.

O conteúdo programático apresenta uma visão abrangente dos benefícios e aplicações do Padrão GS1 EPC Global; dos princípios básicos da RFID; bem como noções técnicas de hardware; fundamentos para gerenciar projetos de RFID; principais componentes da Rede EPC e sua aplicabilidade dentro de processos de Indústria 4.0 e IoT, e muito mais.

Então se você quer se atualizar sobre as novas tendências em RFID, focadas no Padrão GS1, automação industrial e comercial e Internet das Coisas, este curso é ideal para você! Lembrando que as próximas turmas estão programadas para novembro de 2021. Então, já garanta a sua vaga, clicando aqui!