Saiba como utilizar as chaves de identificação: GTIN-8, GTIN-12, GTIN-13 e GTIN-14 na formação Identificação Comercial – Fundamentals Certified

Para que produtos e embalagens tenham uma identidade globalmente única, é necessário utilizar um número GTIN (Global Trade Item Number) da GS1. É por meio dessa identificação comum que as transações de compra e venda, tanto em lojas físicas quanto on-line, são realizadas aos bilhões, todos os dias.

O número GTIN contém informações sobre o produto, como: em que país o número foi emitido e a identidade da empresa fabricante. E ele pode ser utilizado para identificar tipos de produtos em diferentes modelos de embalagem, seja uma embalagem interna, uma caixa ou um palete. É ele que permite ainda que produtos não sejam misturados entre si.

O cadastro correto do código de barras e da chave de identificação pode afetar o desempenho comercial do produto, por possibilitar uma gestão mais eficiente na cadeia de suprimentos, através de dados precisos sobre itens, unidades logísticas, ativos e serviços, entre outros benefícios.

Proprietários da marca e empresas que precisam identificar seus itens comerciais, devem saber como usar o GTIN corretamente, para que os receptores de dados, sejam varejistas, atacadistas ou mesmo o consumidor final, tenham as informações corretas e unificadas a respeito do produto. É graças ao número de identificação único que os dados são compartilhados por todos e que a rastreabilidade é garantida, oferecendo mais transparência e segurança na cadeia.

Mas, afinal, quais os tipos de GTIN e como utilizar cada um deles?

Atualmente, o GTIN é usado principalmente em códigos de barras, mas também pode ser usado em outros suportes de dados, como identificação por radiofrequência (RFID). Ele pode ser:

  •     GTIN-8 (EAN/UPC-E): é um número de 8 dígitos usado em pacotes pequenos, substituindo principalmente o GTIN-13, que seria muito grande para a impressão.
  •     GTIN-12 (UPC-A): é um número de 12 dígitos, muito utilizado na América do Norte.
  •     GTIN-13 (EAN-13/): é um número bastante utilizado no Brasil para registrar produtos de varejo.
  •     GTIN-14 (ITF-14 ou (DUN-14)): é um número de 14 dígitos usado para identificar itens comerciais e unidades logísticas de produtos identificados com GTIN-13 ou GTIN-12. Ele pode, portanto, agrupar grupos de produtos homogêneos.

Os benefícios da utilização do GTIN nos produtos, incluem:

  1.   Conformidade com os requisitos das novas plataformas de venda e marketplaces.
  2.   Aumento da visibilidade dos itens nos resultados de buscas.
  3.   Marketing mais efetivo.
  4.   Aumento da precisão nas informações.

Com tantas especificações e benefícios, o profissional e as empresas que precisam fazer um cadastro correto dos seus produtos, devem desenvolver habilidades e competências de acordo com o mercado. É por isso que a GS1 Brasil + Korde, sua iniciativa de educação executiva, oferece a Certificação Profissional Comercial Fundamentals.

 

Profissionais que querem entender o sistema de padronização por meio de chaves de identificação e seus padrões, qualidade de dados e certificação de códigos de barras para aplicação em e-commerce, por exemplo, sairão certificados e com um badge (medalha virtual), atestando as habilidades adquiridas.

É um diferencial que impulsiona a carreira do profissional e para a empresa é uma garantia de ter um funcionário altamente qualificado na equipe, para promover os seus produtos com maior eficiência, produtividade e lucratividade.

Conheça o programa completo e faça sua inscrição!