Saiba por que a mediação de conflitos se faz tão importante atualmente

Imagine que você está vivendo uma situação de divergência, seja no âmbito profissional ou pessoal, qual das opções abaixo você cogitaria primeiro?

  1.     Entraria logo na justiça, mesmo sem saber quando a disputa será resolvida, qual será o valor gasto, quanto tempo o problema vai se estender e, acima de tudo, se o resultado final será positivo ou não. 
  2.     Recorreria primeiro a uma mediação de conflitos para tentar chegar a um acordo em que você não saia prejudicado. 

Muitos têm recorrido primeiro à mediação de conflitos, que atualmente se tornou uma das formas mais eficientes de resolver problemas civis. Os benefícios gerados pela prática não alcançam somente o sistema judiciário, que evita acumular ainda mais processo, mas também se estendem a todos os envolvidos, que conseguem chegar a um acordo, gastando menos dinheiro e tempo. 

Mas, afinal, o que é mediação de conflitos?

A mediação de conflitos é um modelo de negociação em que as partes aceitam a intervenção de uma terceira pessoa (mediador de conflitos) para facilitar a comunicação e ajudar a resolver uma situação de embate. Tudo isso de forma técnica e estratégica. 

Esse processo também permite dar continuidade a uma negociação já iniciada pelas partes, mas que por algum motivo chegou a um impasse. Muitas vezes, as disputas possuem uma solução conveniente para ambas as partes envolvidas, mas que no momento do conflito não se mostram claras e objetivas.

Vale destacar que o mediador de conflitos, em hipótese alguma, sugere uma solução, mas sim trabalha para que os envolvidos tenham suas próprias ideias para chegar à resolução do problema, por isso, as partes podem suspender ou abandonar o litígio (que são as divergências que compõem um processo judicial) ou mesmo retomar as negociações, já que não é uma mediação obrigatória e sim espontânea.

Espirais de conflito

Embora a palavra conflito tenha uma conotação negativa, na maioria das vezes, ele pode gerar um efeito contrário, atuando até mesmo como estímulo para que as coisas melhorem, e promovendo o amadurecimento dos envolvidos em relação à compreensão e à empatia. 

Geralmente, os conflitos surgem devido a um efeito de ação e reação, por isso é comum que as divergências se tornem ainda mais agressivas, acentuadas e constantes. Esse cenário costuma ser chamado de espirais de conflito e, para que ele não aconteça, é preciso buscar ajuda justamente de um mediador.

Técnicas utilizadas para a mediação

Existem diversas técnicas que não estão relacionadas necessariamente ao direito, mas que se adaptam bem e podem ser utilizadas amplamente em uma situação de mediação, com a finalidade de que as partes sintam-se confortáveis e criem um maior vínculo com o mediador. As principais técnicas são:

Escuta ativa

Trata-se de uma técnica que, neste cenário especificamente, o mediador passa a prestar mais atenção ao que as partes têm a dizer, concentrando-se não apenas nas palavras, mas também na linguagem corporal, como gestos, expressões faciais, entre outros fatores. A finalidade é colher informações específicas e utilizá-las para que os envolvidos cheguem a uma solução positiva.

Rapport

Essa estratégia visa estabelecer uma relação mais harmônica entre as partes, criando mais empatia e flexibilidade. No geral, ela se baseia em três elementos: comunicação bem coordenada, atenção mútua e sentimento positivo. Podemos dizer que é uma das principais técnicas utilizadas na mediação, pois além de promover a conexão entre as partes, faz com elas confiem mais no mediador para guiá-las até uma solução.

Parafraseamento

Costuma ser utilizada quando o mediador quer que as partes enxerguem o conflito por outro ponto de vista e tem o intuito de criar um comportamento mais positivo entre os envolvidos e uma reflexão mais profunda sobre o assunto que está causando o embate. 

Brainstorming

Essa estratégia, típica do marketing, pode ser utilizada na mediação de conflitos quando há um impasse ou quando as partes não conseguem chegar a um consenso. Neste caso, ela estimula os participantes a terem ideias sobre como resolver o conflito de forma que todos saiam beneficiados na medida do possível e o mediador é o responsável por instigar esse comportamento.

Caucus

Essa técnica propõe que o mediador se reúna, de forma privada, com cada uma das partes para escutá-las separadamente. O objetivo é criar um vínculo maior com os envolvidos e facilitar a mediação nos casos em que a comunicação entre os envolvidos seja realmente difícil.

Mediação corporativa

É preciso reforçar que a mediação de conflitos não é somente para os âmbitos pessoais. A mediação corporativa, que é uma ramificação desse conceito, tem conquistado o seu espaço no mundo moderno, embora seja uma prática relativamente antiga. 

Sua função é a mesma: auxiliar as partes conflituosas a enxergarem as divergências sob outro prisma e, assim, chegar a um consenso. O ponto que muda é que o objetivo final da mediação aqui é manter um clima organizacional equilibrado e harmônico, e que o conflito não impacte diretamente nos resultados da empresa. 

Agora você entende por que a mediação de conflito traz uma mudança de paradigma na solução de embates, permitindo, assim, a reestruturação das relações?

O tema é bastante relevante, não é? É por isso que ele será o foco da palestra “Feedback gentil para gerenciar sua equipe ou seu chefe!”, ministrada pela mediadora de conflitos certificada pelo ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos), Alessandra Vick Coelho da Silva, no 3º Summit Educação & Carreira da GS1.

Não perca a oportunidade de conhecer melhor o que é a mediação de conflitos e por que a técnica promove mais flexibilidade e empatia, transformando significativamente os padrões comportamentais, linguísticos e relacionais, tanto nas esferas pessoais como corporativas. 

3º Summit Educação & Carreira

A GS1 Brasil acredita no poder transformador da educação e, para ajudar empresas e profissionais nesta jornada desafiadora de evolução, desenvolveu um portfólio completo de produtos educacionais para quem busca expandir seus conhecimentos. 

Além dos cursos, dos treinamentos e dos programas de certificações, que abordam desde a inovação, passando pela automação até a tecnologia, tudo voltado para o mercado e baseado na correta utilização do Padrão GS1, desde 2019 o Summit Educação & Carreira, realizado pela GS1 Brasil + Korde, também faz parte desse portfólio.

No ano passado, devido à pandemia da COVID-19, o 2º Summit Educação & Carreira ganhou um formato 100% on-line e contou com uma programação composta pelas seguintes trilhas: liderança, soft skills, mindset digital e carreira. 

Foram seis dias de conteúdos apresentados por meio do painel diversidade, palestras, cases de carreira, oficina na prática (aprender fazendo) e salas exclusivas com keynotes. Um dia inteiro de programação especial também foi destinado para aqueles que precisavam de uma recolocação no mercado. 

Em 2021, o 3º Summit Educação & Carreira acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro, de forma on-line. Assim como nos anos anteriores, o evento será multiformato e contará com palestras e oficinas hands on entre alunos e especialistas.

Neste ano os participantes conhecerão um time de líderes inspiradores, que apresentarão os principais desafios do mercado atual e as tendências que farão parte da vida dos profissionais do futuro. A expectativa é que esses três dias sejam marcados por muita troca de conhecimentos e lições práticas. 

Participe!

Os ingressos para o evento já estão disponíveis, a programação completa está sendo atualizada, pois a intenção é levar o que há de mais novo para todos os participantes e proporcionar uma experiência única e inesquecível. 

Então, já sabe: para não perder nenhuma atualização, acesse sempre o site e siga as nossas redes sociais. Nesses canais serão postadas todas as novidades sobre o 3º Summit Educação & Carreira.

Esperamos por você!