SÉRIE – EDUCAÇÃO CORPORATIVA VOLTADA AO VAREJO: IMPACTOS DA PANDEMIA NO SETOR – #2

Possivelmente, você já deve ter escutado o termo “cadeia produtiva” em algum momento, visto que o assunto é bastante comum para a maioria das empresas que se dedicam à fabricação e à circulação de bens.

Mas você sabia que existem soluções que promovem uma gestão mais organizada da cadeia produtiva e ajudam as empresas, que desejam se tornar ainda mais competitivas, a entregarem produtos mais alinhados às demandas e às necessidades dos seus clientes?

Leia o post até o fim e descubra quais práticas podem tornar a cadeia produtiva da sua empresa mais organizada, segura e eficiente.

Entendendo a cadeia produtiva

Antes de continuarmos, é essencial definir exatamente o que é cadeia produtiva. Vamos continuar então?

Cadeia produtiva pode ser entendida como um conjunto de fases operacionais, em que uma matéria-prima é transformada em um produto final para a distribuição aos consumidores.

Parece simples, não é? Porém, todas as etapas são integradas e feitas por inúmeras unidades que se conectam ao longo de toda cadeia produtiva, com a finalidade de produzir bens e serviços ao consumidor final, ou seja, várias empresas estão envolvidas em cada etapa do processo de produção e transformação do produto.

Entenda também o que é cadeia de suprimentos e por que ela é tão importante

Soluções para uma cadeia produtiva mais eficiente e organizada

Atualmente, a modernização dos processos permite que as cadeias produtivas sejam constituídas por diversas unidades empresariais, que não precisam mais estar próximas para que sejam conectadas de forma totalmente eficiente.

Entretanto, para desenvolver uma cadeia produtiva eficiente, é preciso contar com uma gestão bem delineada, que reúna os diferentes agentes atuantes ao longo das etapas de produção em um mesmo sentido: organização de fluxos logísticos, troca contínua de informações e parcerias congruentes, a fim de entregar um produto final que realmente atenda às necessidades do consumidor.

Desse modo, assim como em outros setores, na cadeia produtiva também existem práticas e soluções que podem fazer a diferença para que todos os processos citados fluam de maneira harmônica. A seguir separamos as principais. Confira!

  1.     Gestão de qualidade na cadeia produtiva

Antes de qualquer coisa, entre as soluções mandatórias está a gestão de qualidade, que ao contrário do que muitos imaginam, não é direcionada somente à parte interna da empresa, mas envolve toda a cadeia produtiva (fornecedores, parceiros e distribuidores).

A gestão de qualidade se baseia em um conjunto de estratégias e ações coordenadas e sistematizadas, que têm o objetivo de melhorar de forma contínua produtos e processos.

Na gestão de qualidade total, que envolve toda a cadeia produtiva, a produção de boas mercadorias depende da utilização de matérias-primas de qualidade, o que envolve comunicação direta com os fornecedores, por exemplo. Portanto, produzir com qualidade não diz respeito somente ao setor de produção, envolve todos os colaboradores ao longo do processo.

Agora você deve estar se perguntando, como centralizar todas essas informações e fazer o gerenciamento da qualidade dos produtos e serviços de forma efetiva e ágil, certo?

Basicamente, é preciso adotar alguns princípios básicos, entre eles: foco no cliente; prioridade na qualidade dos materiais e processos; melhoria contínua dos produtos; envolvimento, comprometimento e desenvolvimento de recursos humanos.

Atualmente, existem diferentes técnicas e ferramentas que auxiliam as empresas nesta gestão. Outros meios que as empresas também têm para atestar a qualidade dos seus produtos e processos são as certificações emitidas por entidades regulamentadoras.

  1.     Planejamento e controle da produção

O planejamento e controle da produção é uma estratégia fundamental para gerenciar toda a cadeia de produção, pois permite aperfeiçoar os processos e os controles, desde a análise da quantidade de insumos necessários até a entrega do produto ao cliente, possibilitando que a empresa tenha mais suporte para a tomada de decisão.

Esta sistematização do processo produtivo traz uma série de benefícios para a cadeia de produção, como: agilidade, segurança, organização, redução de custos e melhoria nos resultados finais da empresa.

  1.     Objetivos bem definidos

Mapear e definir o que é preciso melhorar na cadeia produtiva é uma estratégia essencial para o sucesso de todos os processos. As metas podem incluir: melhoria nas operações, redução de custos, aumento no faturamento etc. Lembrando que além da definição de metas, também é necessário estabelecer o tempo em que esses objetivos devem ser alcançados.

  1.     Análise e gestão de dados

Assim como a cadeia de suprimentos, a cadeia produtiva tem se tornado cada vez mais extensa e complexa, por isso a gestão de todas as atividades pode configurar um grande desafio. Desse modo, contar com um planejamento baseado em dados é indispensável para evitar inconsistências e otimizar os processos na cadeia produtiva.

Com apoio de softwares que coletam e analisam os dados, bem como acompanham métricas e indicadores, as etapas de compreensão dos resultados e planejamento das operações se tornam menos complexas e mais assertivas.

  1.     Liderança e capacitação de funcionários

Investir na capacitação dos colaboradores, principalmente aqueles que possuem papéis de liderança, é fundamental para organizar os processos da cadeia produtiva e obter mais produtividade. Todos que fazem parte da empresa, desde o diretor até o estagiário, devem estar familiarizados com as novas metodologias de gestão da cadeia produtiva, com os conceitos modernos e com as tecnologias, para que saibam aplicá-las e operá-las de forma eficiente.

  1.     Alinhamento técnico 

Cada empresa deve conhecer profundamente como a sua cadeia produtiva funciona, quais são suas etapas, quem são os envolvidos e como cada uma dessas variáveis se relaciona com o modelo de negócios, com as demandas do mercado e com o posicionamento da concorrência. A partir desse conhecimento técnico e mais sólido sobre os próprios processos, é possível tomar decisões mais alinhadas com as demandas do consumidor.

  1.     Tecnologia

Além dos softwares de coleta e análise de dados, o uso de tecnologias na cadeia produtiva é indispensável para integrar sistemas de informação, fornecer dados para que diferentes setores possam entender as demandas e ajustar suas atividades de forma rápida e precisa para garantir a entrega do produto certo no tempo estipulado.

Atualmente, sistemas especializados para a cadeia produtiva são capazes de operacionalizar a gestão automática dos processos, sincronizando manufaturas, varejos, distribuidores, instituições financeiras e governo, de acordo com a demanda do consumidor.

 

Agora que já está mais bem informado sobre as soluções e as práticas que podem manter a cadeia produtiva mais alinhada e eficiente, não pare por aqui, acompanhe os próximos posts da Série Educação Corporativa Voltada ao Varejo!