SÉRIE – EDUCAÇÃO CORPORATIVA VOLTADA AO VAREJO: IMPACTOS DA PANDEMIA NO SETOR – #3

Estamos inseridos em uma realidade cada vez mais mutável e o mercado segue essa mesma tendência, sendo majoritariamente constituído por soluções disruptivas. Todas essas mudanças geram novos hábitos, que refletem na forma como as pessoas consomem.

Se antes a tecnologia estava ganhando notoriedade, atualmente ela é indispensável para o varejo, tanto do ponto de vista interno quanto externo. Portanto, usar a tecnologia para atender com excelência os chamados “consumidores digitais”, cujos mundos on-line e off-line se consolidam em uma só experiência, é essencial para ter sucesso e, acima de tudo, para compreender os impactos das mudanças culturais, econômicas e tecnológicas em todas as esferas.

Entretanto, migrar para o digital não é uma tarefa tão simples e nem representa uma garantia de sucesso imediato, principalmente para as microempresas que têm poucos recursos humanos e financeiros. Mas há algo em comum que pode direcionar empresas do varejo de todos os tipos e tamanhos. Você é capaz de imaginar o que é?

Isso mesmo: uma relação bem estabelecida com o cliente!

É preciso lembrar que no digital não existem barreiras geográficas e milhares de ofertas estão disponíveis o tempo todo, o que torna o ambiente extremamente competitivo e faz com que os consumidores deem a cartada final, pois é por meio da opinião e da satisfação deles que a autoridade de qualquer empresa é construída.

Então, o que é preciso de fato para sair na frente?

Geralmente, o pódio é das empresas que adaptam suas soluções, seu atendimento e sua comunicação aos hábitos, às necessidades e aos valores de quem já consome ou futuramente consumirá os seus produtos.

Entendendo o perfil do consumidor moderno

Quatro características descrevem o consumidor moderno, que utiliza predominantemente o ambiente digital. São elas: exigência, curiosidade, interatividade e independência. Portanto, oferecer somente produtos e serviços de qualidade para esse “novo consumidor” já não é suficiente, eles se interessam pela cultura da empresa e priorizam aquelas que são inspiradoras e agregam valor.

Além disso, o consumidor moderno pesquisa a fundo sobre um produto e não se contenta com informações básicas, como preço, detalhes e condições de pagamento. Eles também gostam de participar e de se expressar na internet, e isso se estende a interagir com as empresas em que costumam comprar.

Por fim, os consumidores gostam de resolver seus problemas de maneira intuitiva e célere, sem muitas etapas ou burocracia, por isso, costumam optar por atendimentos que entreguem agilidade, comodidade e autonomia.

Tendências

Agora que você conhece qual é o perfil do consumidor moderno, chegou o momento de saber por onde começar a se preparar para esses desafios digitais e garantir um atendimento compatível aos hábitos de consumo atual. A seguir, separamos algumas tendências que podem ajudar a sua empresa nesta empreitada:

Customer Experience

Investir na Customer Experience (Experiência do Consumidor) é preciso! Lembre-se que os consumidores modernos são atraídos por empresas que entregam uma experiência única e satisfatória. Isso envolve desde o produto, passando pela comunicação, até o atendimento e a percepção de que realmente existem valores solidificados na cultura organizacional da empresa.

Mobile e Omnichannel

Para ter sucesso hoje, além da presença digital, as empresas do varejo precisam adaptar seus canais de comunicação para o acesso mobile, afinal, o consumidor atual gosta de praticidade. Desse modo, nada mais prático do que realizar suas compras ou esclarecer suas dúvidas por meio do smartphone, não é?

Mas, não fique preso apenas nisso, ofereça possibilidades em diversos outros canais. Ser Omnichannel é fazer com que as suas plataformas sejam capazes de integrar todos esses acessos de uma maneira eficiente. O ideal é operar on-line e off-line, e dar a opção ao cliente de comprar no site e retirar na loja, por exemplo.

Delivery

Se antes o delivery estava associado apenas a serviços de alimentação, essa dinâmica foi mudada e promete ser uma das fortes tendências do varejo. A razão principal que fomenta a utilização desse serviço é a praticidade em não precisar sair de casa, tanto que hoje já podemos ter acesso ao delivery em diferentes tipos de negócios, como: farmácias, lojas de bebidas, perfumarias e até mesmo lojas de roupas.

Segurança digital

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as pautas relacionadas à segurança digital têm ganhado cada vez mais notoriedade, por isso é mandatório investir em tecnologias que garantam o armazenamento seguro de dados da sua empresa e dos seus clientes. É nesse cenário que soluções como o cloud computing se tornam importantes para a saúde do varejo, por exemplo.

Humanização

A grande premissa para qualquer empresa que queira se destacar hoje é compreender que a transformação diz respeito sobre tecnologia, mas, acima de tudo, sobre seres humanos. Desse modo, estabelecer laços, criar conexão e ter um relacionamento genuíno com os seus consumidores é uma forma de humanizar o seu negócio.

Lembrando que a humanização também está relacionada à personalização do atendimento. Por isso, deixamos esse tópico por último, para destacar que a tecnologia é a principal catalisadora da mudança, mas as pessoas ainda são a força motriz que permite todas essas transformações acontecerem!

A transformação está à disposição da sua empresa

Neste post você aprendeu que os intervalos entre as grandes transformações do mercado são cada vez mais curtos e a única certeza que temos é a da mudança constante, que envolve sociedade, economia, tecnologia e o comportamento do consumidor digital.

Então, o desafio agora é se adaptar sem grandes rupturas e prejuízos, adotando um ritmo contínuo, buscando sempre por inovações e usando a tecnologia como aliada. E aí, qual dessas tendências já é realidade na sua empresa e quais estão sendo planejadas para serem adotadas no futuro?