SÉRIE – EDUCAÇÃO CORPORATIVA VOLTADA AO VAREJO: IMPACTOS DA PANDEMIA NO SETOR – #4

Tecnologia, inovação e padrões caminham juntos

As empresas, principalmente as que trabalham com o varejo, estão se adaptando cada vez mais rápido a um ambiente que muda continuamente. Existem muitos produtos, inovações e tecnologias digitais hoje em dia que permitem otimizar processos e criar novas oportunidades, tendo como objetivo a satisfação do cliente final.

Pensar e planejar essa adaptação digital pode ser uma tarefa desafiadora, mas o importante é manter sempre a premissa de que é necessário expandir e, para isso, investir em tecnologia e inovação deve ser uma tarefa inadiável.

A importância dos padrões

Quando falamos em tecnologia e inovação, não podemos deixar de citar também os padrões, afinal, tudo isso deve caminhar junto para criar soluções realmente efetivas para a sua empresa. Desse modo, costumamos afirmar que o padrão global de identificação de produtos é uma das principais inovações do mundo moderno. E sabe por quê?

Porque é a partir deles que relações comerciais, com clientes e colaboradores se transformam, possibilitando uma resposta mais ágil, clara e eficiente para diversos processos internos e externos. Os padrões globais, definitivamente, representam o novo contexto de mercado no qual estamos inseridos, tornando cada produto único.

Se você ainda tem dúvidas se pode aderir aos padrões e expandir o seu negócio, a resposta é: SIM! Todas as empresas podem se beneficiar com os padrões de identificação, independentemente do tamanho ou do setor de atuação, afinal, é uma vantagem proporcionada pela tecnologia e disseminada por um mercado cada vez mais inclusivo e aberto à inovação.

E, ao contrário do que muitos imaginam, os padrões não geram somente transformações para grandes comércios e indústrias, no varejo eles fazem uma enorme diferença, que pode ser notada a curto e longo prazos.

Leia também: “Como criar um padrão global de identificação de produtos?”

Quer conhecer então as vantagens que endossam a afirmativa de que inovação, tecnologia e padrões caminham juntos? Confira a seguir:

Redução de custos

Você sabe avaliar exatamente quais são os custos supérfluos da sua empresa e o que pode ser cortado sem causar desequilíbrio? Geralmente, esses custos são oriundos de processos morosos, que impactam negativamente a produtividade de modo geral.

Entre esses processos demorados podemos citar a identificação de produtos manuais, que é mais vulnerável a erros de digitação ou contagem, enquanto a padronização com códigos, por exemplo, permite que tudo isso seja mensurado de maneira quase automática, a partir do uso de um leitor específico. Assim, além de garantir a reposição de itens em tempo hábil, ainda reduz a incidência de falhas ou retrabalhos por erros, o que diretamente reduz custos.

Vantagem competitiva

A integração de dados e o acompanhamento do produto por toda a cadeia de suprimentos traz diversos resultados positivos para uma empresa, uma vez que as melhorias na qualidade se dão a partir de uma análise de padrões e de um controle rigoroso de informação e processos.

Sem contar que o uso de padrões facilita e torna mais eficiente a reposição de estoque, por exemplo, permitindo um controle de qualidade que não seria possível alcançar rapidamente por meio de sistemas manuais. Tudo isso reflete na experiência do consumidor, que quando satisfatória, faz com que a empresa tenha mais vantagens competitivas no mercado em que atua.

Facilidade

Ao padronizar produtos, é possível treinar todos os colaboradores da empresa para realizar um operacional mais intuitivo e simples, já que quando há uma alteração no item, por exemplo, os sistemas globais são atualizados e assim as características também são alteradas em tempo real.

Além disso, o registro de entradas e saídas se torna mais fácil e os relatórios de vendas podem ser emitidos quase que automaticamente. É uma questão de tempo para que a equipe se familiarize à padronização e colha seus benefícios.

Garantia e validação

Você compraria um produto que não possui nenhum código que o identifique?

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e o padrão de identificação de um produto gera segurança e consequentemente validação. Isso porque ao contar com um código, significa que o produto passou por um processo de análise e documentação. Um produto que possui padrão global é mundialmente reconhecido, o que confere credibilidade e responsabilidade ao fabricante e à empresa que o comercializa.

Papel da GS1 Brasil 

Finalmente, gostaríamos de fazer uma última pergunta: você sabia que a GS1 Brasil pode ajudar a sua empresa a aliar tecnologia, inovação e padrões?

O Sistema GS1 é um conjunto de padrões utilizado em mais de 150 países, que possibilita a gestão eficiente das cadeias de suprimentos, identificando, com exclusividade, produtos, unidades logísticas, localizações, ativos e serviços. Facilita a integração de processos, proporcionando soluções estruturadas para mensagens eletrônicas, viabilizando a total rastreabilidade das operações e a visibilidade dos itens que transitam nas cadeias de suprimentos. ​

A partir de um cadastro on-line, análise da documentação necessária e pagamento de um boleto, você receberá a licença para usar o código de barras  nos seus produtos. E fazendo parte de um sistema global, como citamos, válido em mais de 150 países. Agora você provavelmente compreende por que o padrão global de identificação de produtos é uma estratégia fundamental para inovar e expandir o seu negócio. Para saber mais sobre os padrões GS1, clique aqui!