SÉRIE FUTURO AGORA #1: A URGÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Tecnologia, Cultura Corporativa e Liderança: como estes elementos têm impactado o presente e o futuro das empresas?

Quando citamos Transformação Digital é inevitável que o primeiro vínculo seja feito com a tecnologia e isso não é à toa! Ela é indispensável para acelerar e revolucionar as atividades de uma empresa, independentemente do segmento.

Por meio da tecnologia é que novos ciclos de modernização e desenvolvimento se fazem possíveis para modelos de negócio que querem se manter competitivos no mercado em que atuam, principalmente para aqueles que priorizam a eficiência e também as melhores experiências para os seus clientes e funcionários.

Antes de tudo, é preciso entender o que motiva as empresas a revolucionarem seus processos e apostarem na tecnologia como aliada.

Uma pesquisa da Altimeter revela que 55% dos grandes agentes da Transformação Digital apontam a “evolução dos comportamentos e preferências dos consumidores” como o grande catalisador deste processo. Os outros aspectos são: crescimento de oportunidades em novos mercados, aumento da pressão da concorrência e novos padrões de conformidade.

Mas, afinal, qual é a principal finalidade da Transformação Digital?

Enxergando sob o prisma corporativo, a transformação digital pode ser considerada um conjunto de mudanças de caráter estrutural, que acontecem a partir da adoção de tecnologias digitais para solucionar problemas e conduzir a empresa a um melhor desempenho, ou seja, os recursos tecnológicos tornam-se estratégicos para a organização, o que vai muito além dos investimentos esporádicos em Tecnologia da Informação.

De uma forma genérica, o objetivo da Transformação Digital é otimizar os processos no ambiente corporativo, melhorando procedimentos internos e externos. É uma forma de tornar o presente mais promissor e fértil, e também de pavimentar um futuro, que não mais comportará pensamentos e processos ultrapassados, cuja tecnologia não faça parte.

É fato que quando o assunto é tecnologia, não adianta apenas implementá-la na empresa, é preciso utilizá-la de forma estratégica e isso significa:

  •       Fazer modificações estruturais, abrangendo todos os setores da empresa.
  •   Ter uma cultura corporativa sólida, que permita o uso inteligente e completo dessas inovações.
  •       Treinar e conservar colaboradores engajados e capacitados para também tirarem o máximo de proveito dessas soluções tecnológicas.
  •     Ser um líder que entenda como utilizar a Transformação Digital, incentivando o desenvolvimento da equipe ao unificar esforços a favor da empresa.

O papel da Cultura Corporativa

Antes de falarmos da função da liderança, é necessário reforçar que os colaboradores são a base da Cultura Corporativa, por isso, a Transformação Digital também é sobre pessoas, pois sem elas as tecnologias são apenas aparatos que operam no automático sem nenhum senso crítico.

“A Transformação Digital é tanto uma história de tecnologia quanto uma história sobre como pessoas guiam as mudanças dentro e fora das companhias. O fator humano é destaque em todos nossos estudos sobre este tema. É realmente a força catalisadora por trás da evolução e revolução dos negócios.”

– The 2016 State of Digital Transformation Report, Altimeter

Por isso, uma Cultura Corporativa bem definida e conhecida por todos que compõem a empresa, desde o CEO até o estagiário, se adapta melhor às tecnologias e consegue gerar resultados dentro das metas estabelecidas. Mas, para que isso aconteça, o aprendizado geral deve ser contínuo, bem como a colaboração e a tolerância a erros, porque lidar com o novo pode ser desafiador.

Nesse sentido, a tecnologia vem como aliada e facilitadora para estimular o trabalho criativo, criar condições favoráveis para que os colaboradores sintam-se mais motivados a inovar e contribuir. Portanto, atitudes como escuta ativa, feedbacks e opiniões construtivas devem integrar todos os setores da empresa, para que uma Cultura Corporativa estruturada realmente se faça presente para receber a Transformação Digital.

Para você que está lendo este artigo e eventualmente possui um papel de liderança, é preciso ter em mente que não existe uma fórmula mágica que dê todos os caminhos para superar as resistências internas e engajar todas as áreas da empresa, objetivando a Transformação Digital.

É preciso entender, acima de tudo, que como o ser humano, cada empresa é “um organismo” vivo, que possui suas próprias características, por isso, realizar o mapeamento de todas essas singularidades é um fator-chave para renovar processos e criar um ambiente de adaptação que funcione no presente e esteja preparado para as mudanças do futuro!

O uso da tecnologia, portanto, não é apenas uma alternativa focada em produzir mais. Ela funciona como um catalisador de mudanças, principalmente voltada para uma Cultura Corporativa mais alinhada à estratégia de negócios.

Por que um líder deve investir na Transformação Digital?

Como citamos: a Transformação Digital não é apenas sobre tecnologia, é também sobre pessoas. Logo, para que uma organização implemente uma cultura de inovação e de Transformação Digital, os envolvidos devem, antes, adotar esse mesmo pensamento, começando pelos líderes.

O papel da liderança não é apenas dar ordens e monitorar processos, na verdade esse modelo já está bastante ultrapassado. Líderes devem ser impulsionadores de novos recursos, bem como motivadores, que direcionam o mindset de inovação como um fator único e pertencente a todos os colaboradores, fazendo com que as mudanças alcancem e beneficiem a organização, interna e externamente.

Por onde começar

O primeiro passo que um líder deve considerar ao aliar tecnologia e cultura corporativa é tratar a mudança como um projeto de inovação, tendo uma nova perspectiva sobre tecnologia e sendo aberto a opiniões e insights, que serão benéficos para aprimorar o negócio como um todo.

Acreditar na própria mudança que promove é fundamental para motivar outros colaboradores. É preciso também dar o exemplo, no caso da tecnologia, entendendo exatamente como ela funciona e como atuará de forma estratégica na empresa, e repassar esse conhecimento para todos os colaboradores. O suporte de um líder é decisivo nesse contexto.

Lembre-se que as transformações digitais, além de serem direcionadas para a saúde do negócio, também devem ser utilizadas para melhorar a qualidade no ambiente de trabalho, facilitando o cotidiano dos colaboradores, que devem ser escutados com mais frequência e ter suas opiniões avaliadas e consideradas.

Impacto da Transformação Digital nas empresas

Se você leu este post até aqui, provavelmente, deve ter observado que o impacto da Transformação Digital nas empresas se dá de maneira estrutural e não pontual. Baseia-se em um processo progressivo, que envolve mudanças na Cultura Corporativa e participação de todos os colaboradores, inclusive daqueles que exercem um cargo de liderança.

Quando implementada, os efeitos da Transformação Digital podem impactar processos internos, bem como a maneira com que a empresa se relaciona com seus públicos interno e externo e, por envolver todos os aspectos de uma organização, a Transformação Digital coloca as empresas frente a alguns desafios, que embora não sejam fáceis, ainda assim podem ser plenamente superáveis.

Será que a sua empresa está pronta para aderir a essa mudança?

Leia mais: Transformação Digital em pequenas empresas: por onde começar?

GS1 Brasil oferece uma série de ferramentas totalmente alinhadas com a Transformação Digital e para superar os desafios que sua empresa eventualmente poderá enfrentar ao passar por mudanças significativas de adaptação para o presente e preparação para o futuro.