SÉRIE FUTURO AGORA #2: SETORES QUE MAIS BUSCAM PELA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Conheça os 5 setores que estão mais engajados na Transformação Digital

A Transformação Digital atualmente é uma importante ferramenta para o crescimento e sucesso de uma empresa, mas você sabe qual é a realidade das principais empresas do Brasil neste aspecto ou pelo menos tem uma ideia?

Os estágios desta disrupção nas empresas brasileiras são bem diferentes. Enquanto alguns setores apresentam um avanço maior, outros ainda estão engatinhando. Tanto que a maioria dos segmentos reconhece a urgência da Transformação Digital, mas apenas uma parcela possui um planejamento detalhado do caminho a ser percorrido.

Mas é preciso reconhecer que a pandemia aumentou o grau de conhecimento das companhias sobre o atual nível e planejamento de digitalização, acelerando também essa transformação, principalmente de empresas que ainda estavam em um processo digital menos maduro.

De acordo com o DT Index 2020 (Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020), aproximadamente 87,5% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à Transformação Digital neste ano, colocando o País acima da média mundial (80%).

O índice ainda mostra 2020 como o ano que mais favoreceu as empresas em relação ao progresso digital, mostrando que a maioria avalia fazer parte da Transformação Digital em um futuro próximo, enquanto aqueles que adotam soluções digitais detêm planos mais maduros de inovação em andamento.

Cases de sucesso

Começar a Transformação Digital na sua empresa é fundamental, pois será por meio dela que estratégias voltadas para conquistar o consumidor e se destacar no mercado podem ser delineadas e alinhadas de acordo com as metas que quer alcançar.

Vamos utilizar o exemplo de organizações que se destacam em competitividade, popularidade e posicionamento, como NetflixAmazon e Google. O Magazine Luiza também é um case de sucesso, que para alcançar seus objetivos desenvolveu um plano baseado em cinco pilares de transformação digital:

  •       Inclusão digital.
  •     Cultura digital, permitindo que o consumidor de tecnologia possa também ser um produtor.
  •       Digitalização das lojas físicas.
  •       Multicanalidade, ou seja, conectou todos os pontos de contato da loja.
  •       Marketplace.
  •       Reforço no calendário promocional.

Como você pode imaginar, essas empresas que citamos não são líderes apenas no nicho de negócios em que estão inseridas, são também referências em transformação digital porque usam as ferramentas disruptivas como estratégia de negócio. É um modelo de sucesso que pode ser útil e adaptável para pequenas, médias e grandes empresas.

Setores que mais buscam a Transformação Digital

Você deve estar se perguntando, mas afinal, quais são os segmentos do mercado que estão em plena transformação digital, certo? Então, vamos direto a esse ponto! Separamos abaixo 5 setores que têm sentido ativamente o efeito das disrupções tecnológicas e por isso estão transformando-se digitalmente. Confira:

  1.     Varejo

A Transformação Digital no varejo tem sido intensa e abrange uma complexa cadeia de atividades. Porém, os e-commerces destacam-se nesta corrida, visto que a junção de lojas físicas e lojas virtuais é uma realidade vigente, pois abre mais possibilidades de experiência com o produto e facilidade para o consumidor.

  1.     Alimentício

As novas tecnologias também impulsionaram o setor alimentício, gerando uma significativa otimização dos trabalhos e simplificação dos sistemas. Sem contar na evolução do suporte dado à experiência do consumidor. Atualmente, as tecnologias mais utilizadas neste setor são: softwares de gestão, adoção de novas máquinas, implementação da Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

  1.     Saúde

Na saúde, a transformação digital não está presente apenas nos sofisticados equipamentos para procedimentos de alto grau de complexidade. Hoje em dia soluções como a Telemedicina estão sendo decisivas para realizar atendimentos remotos. Esses recursos também são mais acessíveis para garantir tratamentos de qualidade a pacientes que residem em regiões menos desenvolvidas.

  1.     Educação

O impacto da Transformação Digital na educação foi rápido do último ano para cá e trouxe novas tendências que podem permanecer a longo prazo, entre elas: plataformas para aulas remotas, atividades em ferramentas compartilhadas, ambientes virtuais de aprendizagem e promoção de eventos educacionais virtuais, como cursos, workshops, webinars e conferências.

  1.     Financeiro

Não poderíamos deixar de citar o setor financeiro, que foi um dos que mais cresceu nos últimos anos com a implementação de novas tecnologias. Atualmente, por meio dos canais digitais (aplicativo ou site), qualquer pessoa pode realizar movimentações bancárias ou outras transações em questão de minutos.

Com o crescimento das fintechs, startups que trabalham para inovar e potencializar serviços do sistema financeiro, os bancos tradicionais precisam pegar impulso para também modernizar os seus processos, pois a tendência é que as fintechs permaneçam em constante disrupção.

Principais estratégias adotadas 

Para acompanhar a nova tendência de mercado e fazer parte da revolução digital, muitas empresas reorganizaram o seu modelo de negócio e, consequentemente, estabeleceram novas prioridades internas. Dentre as companhias entrevistadas no DT Index 2020, cerca de 42% aceleraram todos ou a maioria dos projetos de Transformação Digital este ano.

As principais estratégias adotadas por essas empresas têm como foco o aperfeiçoamento do trabalho remoto, a reinvenção da experiência digital dos colaboradores e consumidores, e a adoção de planos mais eficientes para a proteção e segurança de dados.

A capacitação dos profissionais entrou timidamente nessa lista, por isso, é importante reforçar que a Transformação Digital envolve pessoas, desta forma, acima da técnica e das tecnologias, é necessário investir nos colaboradores, já que qualquer tipo de planejamento é impossível sem uma equipe que saiba desenvolvê-lo de maneira eficiente.

Portanto, além da resiliência por parte das empresas, promover o conhecimento e a educação sobre a relevância da jornada de digitalização, bem como criar a cultura de feedback, mudança de mindset e analisar a produtividade, são atitudes essenciais que colaboram para a revolução digital e também corporativa.

Com todas as dificuldades, o Brasil ainda se mostra sólido nessa Transformação Digital que move o mundo inteiro, além de tudo, diversas empresas instaladas no País já possuem maturidade para se enquadrar às novas exigências desse mercado tecnológico urgente e volátil.

E a sua empresa, já faz parte desse grupo que busca pela inovação?