SÉRIE FUTURO AGORA #3 – MUDANÇAS TRAZIDAS PELA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL AOS MODELOS DE LIDERANÇA

Conheça as principais mudanças geradas pela Transformação Digital aos modelos de liderança

 

A falta de uma liderança forte e qualificada, atualmente é considerada uma das maiores barreiras para alcançar a Transformação Digital no meio corporativo, pois a implementação de mudanças inovadoras deve, primeiro, partir do topo para então ser difundida, por intermédio de decisões estratégicas e processos que engajem todos que fazem parte da empresa.

Erroneamente, muitas lideranças apostam que uma organização se construirá digitalmente com pequenas iniciativas dos colaboradores ou sugestões desordenadas de soluções. Definitivamente, todos devem fazer parte desse processo, por isso a ideia pode até parecer estratégica, porém a transformação precisa partir do líder.

Vamos entender por quê!

Mudanças significativas requerem planejamento. E o papel de um líder é desenvolver ações claras de transformação, aplicando-as progressivamente e de forma organizada à realidade da empresa e dos colaboradores, para que estes entendam qual é o seu papel e como podem contribuir para que essa transição seja benéfica num contexto corporativo interno e externo.

Versatilidade é a palavra!

Os dilemas que constantemente surgem diante de tantas transformações costumam ser: como deve ser o modelo de liderança que trará essas mudanças? De que forma os líderes podem superar o desafio entre a velocidade e a necessidade de inovar? Como ter lideranças habilitadas para equilibrar essas duas prioridades?

Assim como todos os processos corporativos, a Transformação Digital deve ser liderada por um profissional habilitado e flexível, ou seja, que esteja aberto a mudanças e entenda, acima de tudo, os benefícios coletivos relacionados a elas. Portanto, para que a tecnologia seja parte de uma mudança expressiva, é necessário associá-la a uma liderança eficiente.

Vale destacar que ideias intempestivas só geram disputas internas e desalinhamento. O planejamento, bem como as metas, devem ser buscados e alcançados com alguma flexibilidade, mas sempre da forma mais embasada e segura possível, sem manobras radicais.

Mudança de paradigmas

Não há mais espaço para um “chefe” desconectado da equipe, que adota o modelo clássico baseado em comando, controle, burocracia e centralização. O digital está cultivando uma nova cultura de liderança que valoriza a motivação, a autonomia de pensamento e a transparência para construir confiança nas equipes, retirando a empresa da inércia.

Um líder deve sair da caixa, estar à frente do seu tempo, sempre atualizado sobre as principais tecnologias, inovações e novos modelos de negócios, para então apresentar e estimular essas mudanças no seu ambiente corporativo.

Leia também: “Especialista explica relação entre neurociência e liderança”

Hoje é considerado um bom modelo de liderança aquele que, além de incorporar novos métodos tecnológicos para melhorar a saúde do negócio, também agrega esta transformação aos processos corporativos para aprimorar a experiência dos colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e demais partes interessadas da organização.

Portanto, acreditamos que um líder da era digital deve preencher alguns requisitos básicos, dentre eles:

  •   Entender o conceito de Transformação Digital com clareza, para que seja capaz de explicar as mudanças corporativas que estão por vir. A ideia é amortecer possíveis impactos que possam prejudicar a equipe e a organização.
  •       Possuir conhecimento técnico para promover a integração entre as necessidades do negócio e as soluções de tecnologia.
  •     Entender o cliente e toda a sua jornada de compras. Isso inclui pensar como um consumidor e compreender como a transformação pode ser alinhada às suas necessidades e expectativas.
  •     Ter a capacidade de lidar com colaboradores resistentes ou que, inicialmente, cometam falhas, afinal, mudanças de rupturas causam estranhamento, mas tudo é uma questão de adaptação e capacitação.
  •   Substituir o modelo de liderança, baseado no comando e no controle, por colaboração e horizontalidade. Cada colaborador deve ser reconhecido por suas potencialidades. Por isso, busque ser um líder que inspira, coordena, estimula e engaja.
  •   Acompanhar a evolução tecnológica, preferencialmente estando sempre um passo à frente no mercado, já que a Transformação Digital é volátil e o futuro já está acontecendo.

Propósito

Se você chegou até aqui, é porque leva a sério a ideia de sempre melhorar o modelo de liderança da sua empresa e prepará-la como um todo para aproveitar o que os recursos digitais têm a oferecer. Então, sempre vale a pena destacar o que falamos no início deste post: a transformação deve partir do topo!

Atualmente, ser um “líder digital” requer a capacidade de reinventar o seu negócio, criar valor para clientes e colaboradores, e gerar crescimento e lucratividade. Para isso, é preciso quebrar paradigmas para inspirar e capacitar todos ao redor.

Sabemos que a Transformação Digital ainda é um conceito complexo, que chegou rápido demais para alguns e que mudanças podem causar estranhamento para quem está tanto no topo da pirâmide como para quem está na base. Todavia, os motivos para investir nessa transição são factíveis e, com certeza, promoverão incontáveis benefícios.

Transforme-se com a ajuda da GS1 Brasil!