SÉRIE FUTURO AGORA #4 – A INOVAÇÃO CORPORATIVA PASSA PELO APRIMORAMENTO CONSTANTE DE SEUS LÍDERES E INFLUENCIADORES

A Inovação Corporativa passa pelo aprimoramento constante do modelo de liderança

Recentemente, falamos muito sobre Transformação Digital, mas hoje abordaremos outro assunto, mas igualmente importante: Inovação Corporativa e Liderança Estratégica!

Quando falamos em inovação, logo vinculamos à Transformação Digital, mas vale lembrar que este conceito não é restrito apenas à tecnologia, ao desenvolvimento de novos produtos e a serviços ou expansão da atuação para novos mercados.

Transformação é uma coisa e inovação é outra. Inovar, como define o Manual de Oslo, “é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, no que se refere às suas características ou usos previstos”.

De forma simplificada e voltada para a esfera corporativa, consiste na capacidade da empresa de mudar e adaptar-se a estas transformações, realizando desde mudanças radicais até pequenos aprimoramentos nos produtos, serviços, experiência do cliente e do colaborador ou na cultura corporativa.

A inovação corporativa, especificamente, deve gerar algum valor à empresa, ou seja, resultados sólidos, sejam eles financeiros ou relacionados ao posicionamento no mercado em que atua, e aos processos de gestão e relacionamento com os clientes.

Outros pontos que caracterizam a inovação corporativa são:

  •       Gestão horizontal e inclusiva.
  • Autonomia criativa para propor novas ideias e soluções, inclusive para os colaboradores.
  •       Comunicação e processos de trabalho mais claros e automatizados.
  •       Cultura flexível, que permita experimentações em busca de melhorias constantes.

O tripé da inovação corporativa

Há três pilares considerados essenciais para incorporar a inovação corporativa em uma empresa. Abaixo detalhamos cada um deles:

  1.     Líderes inovadores

A inovação não se restringe apenas a uma questão de investimento na melhor tecnologia ou nos processos certos. Inovar sem uma liderança eficiente e centrada pode configurar um grande problema para encontrar a visão correta de desenvolvimento que alavancará a empresa.

Por isso, inovar é um processo que deve partir principalmente do topo, mas isso não significa e nem bate o martelo de que um líder detém todas as ideias inovadoras, pois ao contrário do que muitos acreditam, uma pessoa que exerce um cargo de liderança nem sempre sabe todas as respostas e todos os caminhos para a inovação. Desta forma, o líder deve estar em constante aprendizado para pavimentar o caminho e possibilitar que essas propostas sejam conhecidas e avaliadas, independentemente da sua origem.

Dentro deste contexto, a liderança precisa derrubar barreiras, motivar, inspirar e dar autonomia aos seus colaboradores para que a inovação aconteça.

Mas não podemos confundir concessão de autonomia com inércia, pois lideranças inovadoras e comprometidas devem ter uma visão própria sobre o futuro do mercado, entender o cliente, conhecer todos os projetos de inovação que estão acontecendo dentro da empresa e estimular a inovação corporativa, para que ela seja progressiva e enraizada na cultura organizacional.

Portanto, o papel de um líder é:

  •   Desenhar o planejamento estratégico da inovação corporativa, comprovando que este está alinhado com a empresa.
  •       Pavimentar o caminho para executar o planejamento.
  •     Criar processos focados na simplificação da execução dos projetos de inovação corporativa, priorizando o tempo do operacional.
  • Escolher um time qualificado para fazer parte da execução dos projetos de inovação corporativa, pontuando habilidades específicas, porque elas serão a peça-chave para qualquer realização.
  1.     Inovação corporativa como estratégia

O desenvolvimento de uma cultura de inovação corporativa deve ser visto como uma poderosa ferramenta estratégica. Além de uma liderança inovadora, é indispensável que a inovação esteja diretamente ligada à estratégia de negócio da empresa, por isso deve ser tratada de forma consistente e alinhada.

Para isso, a flexibilização precisa se fazer presente, pois geralmente é necessário remodelar os planos de negócios, considerando mudanças ou adaptações nos planejamentos de longo prazo. É papel do líder, majoritariamente, olhar para o futuro da inovação corporativa amplamente, considerando cenários diversos para a tomada de decisão.

  1.     Cultura corporativa

“A estratégia come cultura no café da manhã.” Com essa frase reforçamos que trabalhar a cultura corporativa é mais que fundamental, é uma obrigação. Existem muitos casos em que empresas faliram, perderam ou nunca tiveram posicionamento no mercado, porque a liderança era muito obsoleta e não estava pronta para mudanças ou atenta sobre a necessidade de implementar novos processos.

Empresas inovadoras costumam ter um fator em comum: o desenvolvimento de uma cultura aberta e disposta a incorporar inovações, envolvendo nesse processo todos os colaboradores, desde o diretor, passando pelos gerentes, até aqueles que atuam no operacional. Todos devem estar alinhados e inspirados a acreditar que a inovação corporativa gera resultados, principalmente em um ambiente moderno e mais livre.

Movimente-se

É preciso lembrar que a inovação é global, não local. Desta forma, é preciso ter uma visão ampla do mercado, pois mesmo as pequenas e médias empresas podem ser líderes globais quando se trata de inovação corporativa.

É difícil sair da zona de conforto, mas o sucesso definitivamente não está na estagnação. Com um mercado cada vez mais volátil e cheio de transformações, empresas cada vez mais ágeis e com visão de futuro surgirão, acelerando ainda mais o mercado.

Se a sua empresa não acompanhar o ritmo e movimentar sua produção e inovação corporativa, mantendo-a em um ritmo constante, começará a perder competitividade no mercado e, potencialmente, uma posição de liderança ou destaque. Então, movimente-se, inspire sua equipe e busque continuamente por inovação!