SÉRIE FUTURO AGORA #5 – METODOLOGIAS DE ENSINO MAIS INOVADORAS

Metodologias de ensino, formatos e recursos tecnológicos que têm transformado o aprendizado

As metodologias de ensino e formatos inovadores, bem como os recursos tecnológicos não estão se destacando apenas no meio escolar, mas também já protagonizam mudanças no meio corporativo, principalmente neste cenário, em que as interações sociais se tornaram mais raras.

Esses métodos, formatos e recursos tecnológicos podem ser utilizados para valorizar e promover mais autonomia, autogestão, praticidade, utilidade e protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, abrindo espaço e estimulando a busca por informações e novos conhecimentos, principalmente nos canais digitais.

Metodologias de Ensino Inovadoras

Cada instituição de ensino adota uma metodologia específica para orientar o trabalho educacional e colaborar com o aprendizado dos seus alunos, porém as abordagens disponíveis são diversas e, atualmente, a maioria cabe tanto para o ensino presencial como à distância.

Para que você se aprofunde mais no assunto, separamos abaixo alguns conceitos básicos e outros mais inovadores que apresentam diferentes métodos de ensino aplicados em sala de aula. Confira:

Tradicional

A metodologia tradicional, como o próprio nome indica, é a mais comum encontrada nas instituições de ensino, pois trabalha com a maneira hierárquica de transmitir conhecimento, ou seja, do professor ao aluno, objetivando fornecer uma base sólida de informações, que deve ser absorvida de forma passiva. Neste método, o progresso do aluno é medido por avaliações periódicas, às quais são atribuídas notas de desempenho.

Montessori

A principal característica deste método é a autonomia que o aluno recebe para desenvolver naturalmente seu processo de aprendizado, bem como suas habilidades sociais e psicológicas, focando na prática e não no material de estudo. A metodologia permite escolher temas a serem estudados e trabalhados com a finalidade de estimular a criatividade e a curiosidade.

Freiriano

Também conhecido como Educação Libertadora, este método baseia-se na premissa de que o aluno pode se libertar por meio do conhecimento, mas leva em consideração aspectos sociais, culturais e humanísticos, em que o aluno está inserido para que ele possa ter total desenvolvimento em seu meio social, associando conhecimento à realidade.

Construtivista

Embora tenha surgido na década de 1970, este método tem sido amplamente divulgado e utilizado hoje, pois prega que o indivíduo deve ter um papel ativo na construção do próprio conhecimento, ou seja, os conteúdos didáticos que são passados pelos professores têm a finalidade de ser apenas um suporte e um estímulo para debates, formulação de hipóteses e resolução de problemas.

O conhecimento, nessa metodologia, não indica que existe somente um caminho, mas sim que cada aluno encontra sua própria forma de chegar ao conhecimento e o professor atua somente como um intermediador no processo de aprendizagem.

Ativo

A metodologia ativa de aprendizagem pode ser considerada inovadora, pois rompe bruscamente com os modelos de ensino mais tradicionais. Aqui, o aluno não possui uma postura passiva e sim participativa, debatendo, criticando e construindo conhecimentos junto ao orientador e colegas. O método segue a ideia da Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, que revela os estímulos pelos quais mais aprendemos.

Aprendemos 95% quando ensinamos, 80% quando fazemos, 70% quando debatemos, 50% quando vemos e ouvimos, 30% quando observamos, 20% quando ouvimos e 10% quando lemos. É perceptível nesta pirâmide que as porcentagens menores estão relacionadas a um papel mais passivo.

Sala de Aula Invertida

Desta lista, esta metodologia é a mais inovadora, pois faz parte dos métodos híbridos de ensino, que associa o físico ao digital. A Sala de Aula Invertida rompe com toda a lógica convencional de sala de aula, reforçando que o aprendizado tem início em casa, sendo as instituições de educação apenas uma extensão.

A metodologia incentiva que o aluno utilize os recursos tecnológicos para o aprendizado, aproveitando materiais on-line sobre temas passados previamente em aula. A finalidade é gerar debates, apresentar pontos de vista e otimizar o tempo da aula. Algumas características marcantes desta metodologia são: protagonismo, flexibilidade, colaboração e autonomia.

Formatos e Recursos Tecnológicos

Além das metodologias de ensino que buscam ser cada vez mais inovadoras, atualmente muitos formatos e recursos reúnem tecnologia, autonomia e eficiência, com a finalidade de democratizar o acesso à educação. Abaixo listamos os principais formatos e recursos que hoje colaboram para a educação, principalmente corporativa.

Formatos

  •       Cursos e Certificações Personalizadas

Muitas empresas investem em treinamentos coletivos, mas, dependendo dos resultados que querem obter, utilizar esse formato de capacitação pode não atender adequadamente às necessidades da equipe.

Mas na educação corporativa inovadora existe a estratégia de investir em treinamentos, cursos e certificações (presenciais ou on-line) direcionados a necessidades específicas. Normalmente são analisadas as competências de cada colaborador e então é dada a oportunidade de aprender e conseguir uma certificação personalizada para que executem seu trabalho com excelência. A ideia é alinhar e estimular as habilidades que esses colaboradores já possuem, mas que ainda não são usadas em sua totalidade.

  •       Webinar

Considerando o cenário atual, uma das maiores barreiras que ainda existe nas empresas é a dinamicidade do conteúdo e sua adesão pelos colaboradores, mas atualmente um formato tem permitido levar conhecimento de uma forma mais simples e rápida, por isso é muito utilizado no ensino corporativo.

O webinar, como é conhecido, consiste em uma webconferência, que facilita o compartilhamento e a troca de informações e conhecimentos entre empresa e colaboradores remotamente, mas em tempo real.

Além de permitir a disseminação de um conteúdo atualizado, que chega a todos que fazem parte da empresa, o método não exige altos investimentos, em comparação aos treinamentos e aos cursos presenciais. Basta ter uma estrutura específica para a sua realização.

Bootcamp

Resumidamente, os Bootcamps podem ser considerados “Treinamentos Intensivos”, cuja finalidade é promover em um curto espaço de tempo uma imersão completa em um tema específico. Geralmente, é um formato muito procurado por jovens que estão no início da carreira profissional e que querem adquirir conhecimentos mais aprofundados na sua área de atuação.

Os Bootcamps costumam partir de uma iniciativa das próprias empresas privadas, universidades ou outras organizações e são indicados para pessoas que tenham flexibilidade de tempo para se dedicarem a um único projeto e que desejam desenvolver ou aprimorar habilidades específicas.

Recursos Tecnológicos

Gamificação

Quem nunca participou de algum jogo digital? Esse tipo de entretenimento já faz parte da vida moderna e hoje está presente em diferentes setores e um deles é a educação.

Mas, o que é gamificação?

Consiste no uso de elementos presentes em jogos digitais (avatares, desafios, rankings, prêmios etc.) em contextos diferentes da sua proposta original, no caso da educação, no contexto de aprendizado. Essa prática ainda conta com a presença constante de características normalmente encontradas nos games, como: competição, feedbacks instantâneos, evolução e recompensa (premiação), o que oferece inúmeras vantagens no processo de ensino-aprendizagem, entre elas: mais interesse e atenção do aluno.

Realidade Virtual e Aumentada

Essa novidade que tem mudado o ensino escolar também pode trazer grandes benefícios para o ambiente corporativo, já que as imagens com realidade tridimensional para apresentar gráficos ou desenhos permitem a imersão e mais interatividade do colaborador que está participando do treinamento, que também assimila o conteúdo de uma forma mais simples e visual.

A realidade virtual ou aumentada facilita a memorização dos temas propostos, engaja os colaboradores de forma criativa, estimula o aprendizado cognitivo e enriquece o conteúdo, tornando-o mais dinâmico.

Aplicativos

Atualmente, existem diversos aplicativos voltados para a educação, que associam tecnologia, lazer e aprendizado. Geralmente, os que mais se destacam possuem uma interface divertida, desafiadora e intuitiva, permitindo que o aluno se engaje no próprio processo de aprendizagem. Os aplicativos, com certeza, mostram-se grandes aliados na busca por conhecimento no mundo moderno, pois estimulam a autonomia e a criatividade.

Se você leu o post até aqui, provavelmente, agora entende por que a inovação deve fazer parte da educação de forma mais ativa, afinal, o mundo está em constante transformação e para acompanhá-lo as instituições e as organizações do setor precisam inovar, revendo suas metodologias de ensino, e se transformar, agregando novos formatos e recursos digitais que viabilizem o aprendizado constante dos seus alunos.

E aí, com qual dessas metodologias, formatos e/ou recursos tecnológicos você já teve contato?

Leia também: “Afinal, como implantar a educação corporativa nas empresas?”