Tecnologia e automação: impulsionando a inovação em seu negócio

É difícil imaginar onde estaríamos hoje se não fosse pelos avanços da tecnologia, não é mesmo? Graças à evolução constante desses recursos, vivemos em um mundo repleto de praticidades e ferramentas que facilitam nossas vidas. Com a popularização das chamadas tecnologias inteligentes e do conceito da Internet das Coisas (IoT), a automação de processos se tornou algo recorrente, tanto no cotidiano das pessoas quanto no ambiente corporativo.

Se tratando de processos logísticos, a tecnologia e a automação são dois fatores-chave para o sucesso de qualquer empresa. É fato que todo pequeno empreendimento sonha em ser grande um dia, mas para acompanhar o crescimento da sua operação, é indispensável adotar o uso de ferramentas que permitam expandir ao mesmo tempo que reduz os riscos de cometer erros. 

Por isso, acompanhar as inovações tecnológicas sempre será uma tendência constante do mercado e o papel da GS1 Brasil neste cenário é garantir que todos, do pequeno ao grande empreendedor, consigam usufruir de tais recursos igualmente.

Benefícios da automação logística

Atualmente, a automação de processo é a forma mais eficaz de escalonar uma operação e aumentar a escala do negócio. Essa é uma das maiores virtudes proporcionadas pelas tecnologias do momento, consistindo em sistemas e soluções que possuam autonomia suficiente para realizar determinadas funções de forma automática, ou seja, sem a necessidade de intervenção humana.

Esse recurso faz parte do que chamamos de Indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial. O conceito é utilizado para definir tudo que a tecnologia vem proporcionando para os diferentes mercados existentes; de acordo com um levantamento da Gartner, até 2026, 75% de todas as empresas ao redor do globo já terão adotado ferramentas de automação em sua operação. Isso significa que quem não acompanhar essa tendência está fadado a ficar obsoleto em um futuro próximo.

Além de garantir um crescimento ordenado, a automação aumenta a produtividade de todas as equipes envolvidas, pois permite que os colaboradores foquem em atividades que exijam mais atenção humana, deixando o mais básico a cargo da tecnologia. É uma poderosa ferramenta de gestão de qualidade, contribuindo imensamente em todos os departamentos de uma empresa.

 

Como automatizar a sua empresa?

A GS1 Brasil está sempre em busca de novas formas de inovar na indústria, buscando otimizar nossas soluções já existentes e criar outras que atendam às principais necessidades do mercado. Por isso, hoje nossos códigos de barras continuam sendo referência no mundo todo em termos de padronização e automação.

Imagine como seria difícil para uma empresa de grande porte controlar seus estoques sem o auxílio dos códigos de barras. Com essa ferramenta, basta escanear tudo que entra e sai para garantir uma atualização automática, evitando gastos desnecessários com produtos já estocados ou perdas de mercadorias perecíveis. 

É através dos códigos de barras que também torna-se possível acompanhar toda a trajetória dos produtos na cadeia logística, o que vai sendo atualizado continuamente a cada etapa concluída. São esses diferenciais que tornam a operação de uma empresa mais dinâmica e eficaz, uma virtude indispensável para todo empreendimento que busca crescer e oferecer cada vez mais ao seu mercado.

Se o seu negócio ainda não aderiu a essas inovações tecnológicas, não há tempo a perder! Solicite o seu código de barras e comece a transformar o seu empreendimento desde já!