UDI (Identificação Única de Produtos) é o caminho para revolucionar a segurança do paciente e os processos de negócios no setor da saúde

A rastreabilidade e o controle de medicamentos e produtos para a saúde ganham cada vez mais importância em todo o mundo, principalmente no que diz respeito à garantia da segurança do paciente. 

Talvez você não tenha ideia, mas a circulação de medicamentos falsificados, irregulares, provenientes de contrabando ou roubo ainda é um problema global, tanto que dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que um em cada 10 produtos médicos que circulam em países de baixa e média renda seja de qualidade duvidosa ou falsificado, o que representa um grande risco à saúde, bem como um desperdício significativo de recursos em toda a cadeia de healthcare.

Diante desta realidade, a identificação no setor da saúde passou a ser um fator decisivo e indispensável, ajudando o mercado e a sociedade a entenderem que uma “simples etiqueta” desenvolvida com os padrões corretos pode tornar os processos mais eficientes e, acima de tudo, salvar vidas. 

Diversas instituições, portanto, têm unido esforços para levar soluções inovadoras para o segmento. O FDA (Food and Drug Administration), órgão norte-americano de proteção ao consumidor, juntamente com a Comissão Europeia e outros órgãos reguladores, incluindo alguns brasileiros, buscam constantemente desenvolver estratégias que colocam a segurança do paciente no cerne da questão. 

Uma dessas ações estratégicas mais relevantes é o desenvolvimento de uma legislação para a UDI – Identificação Única de Produtos para Saúde, que tem como principal finalidade garantir a autenticidades de produtos médicos, hospitalares e odontológicos, melhorando assim a segurança do paciente e os processos de negócios do setor da saúde. 

Rastreabilidade na cadeia de medicamentos 

A “Diretiva dos Medicamentos Falsificados da União Europeia” 2011/62/EU tem como objetivo estabelecer medidas para impedir a entrada de medicamentos falsos, em território da União Europeia, a fim de garantir a segurança do paciente. 

No Brasil existe ainda a Lei 13.410, que estabelece que a indústria farmacêutica implemente até abril de 2022 a rastreabilidade na cadeia de medicamentos. O objetivo é conseguir traçar o histórico de localização de cada medicamento, evitando fraudes e facilitando possíveis recalls.

Muitos fabricantes já adequaram suas linhas de produção para imprimir o código de barras GS1 DataMatrix na embalagem secundária dos medicamentos. Da mesma forma, atacadistas, varejistas e hospitais estão se adequando para a mesma demanda. 

Segundo uma pesquisa realizada em 2020, pela HR, em parceria com a GS1 Brasil, aproximadamente 73% das empresas do setor da saúde identificam todos os seus produtos com o código de barras. 

Além disso, os indicadores demonstram que o percentual de produtos vendidos com código de barras foi de 92%, revelando que a maioria dos produtos do setor possui código de identificação. Esses produtos codificados representam 91% do faturamento das empresas, o que abre um grande leque de aplicações, para atendimento de legislações nacionais e internacionais.

Agora você deve imaginar por que um sistema de padrões único e global é fundamental na cadeia de healthcare, certo? Para se ter uma ideia, ele permite a implementação eficiente da UDI por todos os stakeholders (grupo estratégico) do setor da saúde em todo o mundo.

Benefícios relacionados à Identificação Única de Produtos

Um padrão único pode, definitivamente, acelerar a implementação e aumentar a conformidade com as regulamentações da UDI, mas não para por aí: 

  •       A implementação da UDI ainda pode aumentar a segurança do paciente.
  •       Melhorar a eficiência na cadeia de suprimentos do setor da saúde.
  •     Gerar relatórios mais precisos de eventos adversos, já que identifica claramente os produtos para a saúde em toda a cadeia global de suprimentos.
  •       Promover uma gestão mais eficaz de recalls de produtos para a saúde.
  •     Reduzir erros médicos, fornecendo informações confiáveis para os profissionais do setor da saúde, proporcionando assim uma cadeia de suprimentos global e segura.

Prepare-se para o futuro com a GS1 + Korde

A utilização de uma identificação única e inequívoca, suportada por processos automatizados de captura e compartilhamento de informação, do princípio ao fim da cadeia de suprimentos de saúde, garante o correto funcionamento dos processos de rastreabilidade e controle, fundamentais para a segurança do paciente e de outros processos do setor.

Os Padrões do Sistema GS1 apoiam todos os stakeholders e possibilitam que eles atendam de forma eficiente aos requisitos da UDI, ao proporcionar interoperabilidade e compatibilidade dentro de uma organização, ultrapassando fronteiras. São 115 Organizações Membro e mais de 2.000 colaboradores em todo o mundo, que oferecem esse suporte aos usuários em seu idioma local.

Mas, além do suporte, a GS1 em parceria com a Korde, também criou um curso intitulado “Identificação para o Setor da Saúde – Medicamentos, Dispositivos Médicos, Hospitalares e Odontológicos (UDI)”, com a finalidade de orientar sobre a necessidade e a importância de atender legislações nacionais e internacionais (ANVISA, FDA e EUDAMED), para a correta identificação e codificação de medicamentos e outros dispositivos médicos.

Desta forma, este novo curso demonstra o alinhamento das soluções GS1 com as necessidades do segmento da saúde e reforça a importância do uso dos Padrões GS1 para aumentar a segurança do paciente, impulsionar a eficiência da cadeia de suprimentos e melhorar a rastreabilidade dos medicamentos e dos dispositivos médicos e odontológicos.

Saiba mais sobre os objetivos do curso e confira com detalhes o conteúdo programático, clicando aqui.