Uma nova maneira de olhar para a educação: como podemos nos reinventar com a aprendizagem intencional, contínuo e sem barreiras?
Com a transformação tecnológica, os últimos anos foram marcados por grandes mudanças na forma como as pessoas interagem e se comunicam. Conteúdos, serviços e aplicativos surgiram para levar informações em tempo real e quebrar barreiras de comunicação.
À medida que o mundo se transforma e que as empresas e a sociedade seguem esse ritmo, áreas como a educação também precisam se adaptar e caminhar para a desconstrução de ideias obsoletas que ainda estão consolidadas no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem.
Novos modelos de ensino e aprendizagem precisam ser considerados, visto que a riqueza de informações e a facilidade com que os dados podem ser encontrados hoje em dia; além da produção e disponibilização de conhecimentos, que se tornou mais simples e ágil com o uso de ferramentas, como blogs e redes sociais; exigem novas habilidades e direcionamentos para que sejam assimilados e, acima de tudo, bem aproveitados e aplicados.
Seguindo esta tendência de busca pelo conhecimento contínua, intencional e sem barreiras, alguns métodos de aprendizagem surgiram ou adotaram uma nova roupagem para se adaptarem ao mundo atual. A maioria baseia-se em uma visão construtivista, na qual aprendemos criando ativamente o conhecimento com base na experiência, em vez de recebê-lo passivamente.
Observando as tendências relacionadas à educação pelo mundo, surge o questionamento: quais exemplos então devemos seguir?
Abaixo separamos as metodologias que têm revolucionado o âmbito educacional por serem focadas no ensino e na aprendizagem sociais e colaborativos, pressupondo que o conhecimento deve ser contínuo, buscado ativamente e criado por meio da interação e do compartilhamento de experiências.
Lifelong Learning
A ideia convencional de que os estudos duram apenas uma parte da vida cai por terra quando falamos em Lifelong Learning, afinal, o conceito é estruturado na ideia de que a educação é um processo contínuo, ou seja, essa mudança de perspectiva propõe romper o conceito de educação que limita o aprendizado aos sistemas escolares formais e reforça que a aquisição de conhecimentos e habilidades deve ocorrer ao longo da vida.
O conceito Lifelong Learning, que em tradução livre significa “Aprendizado Contínuo”, surgiu na Europa na década de 1970, mas ganhou mais notoriedade nos anos 1990, e hoje motiva pessoas a buscarem o seu desenvolvimento pessoal e profissional, por meio das mais diversas experiências de aprendizagem voluntária, proativa e permanente.
A LLCQ (Lifelong Learning Council Queensland) define o Lifelong Learning como “um aprendizado flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares, que deve ser perseguido durante a vida, ou seja, uma metodologia que cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta”.
Além da educação escolar e acadêmica, a metodologia também tem sido fortemente implementada no ambiente corporativo com a finalidade de incentivar o processo de aprendizagem dos colaboradores e torná-lo contínuo e focado no desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais para lidar com os desafios.
Além de trazer, notavelmente, benefícios para a carreira do colaborador, o Lifelong Learning também gera benefícios para a empresa, que contará com uma equipe mais qualificada e com uma cultura corporativa mais forte e engajada.
Quer saber como colocar o Lifelong Learning em prática? Abaixo separamos alguns pilares que poderão ajudar você nesta tarefa. Confira a seguir:
Aprender a conviver
Este pilar se refere à capacidade de compreender o outro, estabelecer vínculos sociais e gerenciar conflitos, o que possibilita não só a troca de experiências, como traz importantes benefícios para qualquer ambiente, inclusive o corporativo.
Aprender a ser
A educação não deve ser vista apenas como didática, ela também deve ser encarada como uma estratégia para o desenvolvimento humano, passando a ser uma expressão de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.
Aprender a fazer
Qualificação profissional não é sinônimo de saber executar, portanto este pilar consiste no desenvolvimento da habilidade de encarar desafios e saber trabalhar em equipe, o que vai além da prática profissional e engloba habilidades humanas que se manifestam nas relações interpessoais mantidas no ambiente de trabalho, por exemplo.
Aprender a conhecer
Aprender a conhecer é mais do que dominar um conteúdo específico. É adquirir o prazer de compreender, criar e recriar o conhecimento, o que é conseguido por meio do senso crítico e da capacidade de refletir e se posicionar diante de diferentes contextos e situações.
Ser curioso e atento, desenvolver autonomia, aprender a pensar, e não apenas reproduzir um pensamento, e reinventar-se são as principais maneiras de colocar em prática o “Aprender a Conhecer”.
Lembre-se que os ambientes escolar, acadêmico e corporativo nos fazem colidir constantemente com novas experiências, ideias e habilidades, portanto nos cabe a tarefa de notá-las e aprender com cada uma delas.
Anytime Anywhere Learning
Este conceito, que em tradução livre significa “aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar”, consiste em fornecer conhecimento aos alunos no momento que eles desejam e utilizando o formato de sua preferência, incluindo primordialmente os dispositivos móveis, como notebooks, tablets e smartphones.
O Anytime Anywhere Learning se estrutura na ideia de que quando um aluno tem liberdade na busca pelas informações, consequentemente ele se mostra mais interessado e engajado na aprendizagem. Entretanto, vale destacar que isso não faz com que as metodologias tradicionais sejam invalidadas, e sim que há possibilidade de adquirir conhecimentos por meio de outros métodos.
Dentre os benefícios relacionados ao Anytime Anywhere Learning podemos citar:
Flexibilidade
No ambiente corporativo, por exemplo, uma estrutura de treinamento escalonável e independente de tempo e espaço torna-se uma solução flexível, que funcionará para os colaboradores a longo e curto prazos. Além disso, o processo de aprendizagem móvel atende qualquer situação, assim como alcança mais pessoas.
Um estudo recente publicado na Axonify revela que dos mil trabalhadores entrevistados para a pesquisa, aproximadamente 87% concordam que para realizar o seu trabalho é muito importante que o acesso às informações de treinamentos seja disponibilizado em uma plataforma que possa ser acessada a qualquer hora e em qualquer lugar.
Independência
O Anytime Anywhere Learning capitaliza as preferências dos alunos/colaboradores, possibilitando que o acesso à aula seja no dispositivo de sua escolha. Sabemos que o smartphone tem sido usado massivamente também para esta finalidade, mas ainda há preocupação quanto ao foco do aluno durante a aprendizagem, já que também é um dispositivo que pode colaborar com a dispersão. Por isso, o ideal é que a liberdade de optar pelo smartphone venha com um controle do tempo gasto no processo de aprendizagem e com a orientação sobre as atividades que não são permitidas durante esse tempo.
Intentional Learning
O Intentional Learning, ou Aprendizagem Intencional, consiste em investir nas habilidades e no treinamento de liderança para o futuro. Mas, antes de nos aprofundarmos neste conceito, vale destacar que parte do que aprendemos passa despercebido justamente porque os métodos de aprendizado convencionais costumam ser passivos.
Entretanto, quando adotamos o aprendizado intencional, significa que queremos absorver mais e internalizar determinados conhecimentos para que possamos aplicá-los em diversos contextos da nossa vida, e isso inclui o âmbito profissional.
Agora que você já sabe disso, podemos conceituar o Intentional Learning essencialmente como um aprendizado direcionado a um propósito específico, ou seja, não é acidental e sim deliberado.
Pode parecer até contraintuitivo, mas o aprendizado intencional se concentra não apenas na tecnologia, mas nos seres humanos que a utilizam, por isso, considera novas habilidades e ideias que despertam curiosidade, partindo do pressuposto do que você gostaria de aprender, descobrir ou explorar nas suas jornadas pessoal e profissional? Quais novas habilidades poderiam mudar os seus relacionamentos, seu estilo de vida e o seu futuro?
O Intentional Learning mostra que neste mundo que vive constantes mudanças ainda existem oportunidades para nos reinventarmos, mas isso exige reservar um tempo para considerar o tipo de futuro que você busca e tomar medidas deliberadas para chegar lá, sempre recriando o caminho, se preciso.
Movimentar-se abre espaço para novas ideias!
E você, acredita que podemos nos reinventar com a aprendizagem intencional, contínua e sem barreiras? Deixe nos comentários e, caso tenha gostado do conteúdo, compartilhe com outras pessoas!