Vendas on-line de produtos: cadastre seus produtos corretamente

As vendas on-line estão cada vez mais profissionalizadas e automatizadas. Com isso, muitas empresas precisam se atualizar e, principalmente, se adequar para atender às exigências dos consumidores, bem como dos operadores logísticos e varejistas donos das principais plataformas de marketplaces do Brasil.

A linha entre o mundo real e o virtual está cada vez mais tênue e em todos os canais, plataformas e dispositivos são necessários cadastros corretos de produtos para facilitar as vendas, impulsionando todo o comércio. Produtos cadastrados incorretamente ou que não possuem código de barras não permitem que o canal de vendas esteja conectado e em pleno funcionamento.

Com o uso de identificadores exclusivos de produtos, os sellers conseguem ajudar compradores a encontrar, comparar e comprar os itens com mais facilidade. A experiência de compra é melhorada, desde a pesquisa, até o envio, oferecendo mais segurança e satisfação, para consumidores e vendedores.

O uso do GTIN no comércio eletrônico

Um dos grandes gargalos da venda on-line é justamente o controle de dados e informações. O erro e a falta de informações no cadastro dos produtos podem gerar muitos prejuízos e reclamações por parte dos consumidores.

Para aqueles que possuem um e-commerce próprio, o código de barras é fundamental para automatizar todo o processo, facilitando o armazenamento, o controle de estoque e a catalogação dos itens. 

Já para os que vendem através de marketplaces, o GTIN está sendo adotado e recomendado pelos grandes players do mercado, no Brasil e no mundo. Os principais marketplaces do país, como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, B2W e Via Varejo possuem grandes centros de distribuição e o código de barras é o responsável por localizar o produto no depósito e rastreá-lo até o consumidor. O volume de dados da operação é altíssimo, e sem o rastreio o produto poderia levar dias ou até meses para chegar ao consumidor. A identificação do produto em detalhes torna todo o processo de venda mais consistente e confiável.

Isso tudo garante, afinal, que os consumidores se sintam mais confortáveis e incentivados a comprar mais online.

 

Ganhe tempo cadastrando seus produtos

Muitos empreendedores ainda realizam o cadastro dos seus produtos de forma manual. Porém, por mais atento que seu colaborador esteja durante esse processo, é comum errar ou deixar faltar alguma informação e acabar por não efetuar o cadastro correto. 

 

Além disso, é muito tempo desperdiçado da sua equipe, sendo que já existem tecnologias acessíveis para automatizar o processo e garantir a assertividade das informações. Os padrões e soluções GS1 são parte essencial desse processo, com a identificação exclusiva de itens, facilitando seu cadastro nas plataformas.

  

Através do GTIN/EAN, os produtos são identificados com precisão, pois ele é um componente essencial da validação das informações, alinhando os dados físicos do produto com os dados do estoque digital, agilizando o compartilhamento dessas informações com parceiros e clientes.

Com um código de barras nos seus produtos varejistas, os mercados e marcas passam a oferecer aos consumidores uma experiência consistente de pesquisa, descoberta e compra, que no fim beneficia a todos.

São os Padrões GS1 que ajudam você a oferecer aos seus consumidores a experiência de comércio confiável e perfeita que eles exigem.

Produtos que não possuem código de barras perdem poder de escalabilidade, desperdiçando justamente o maior potencial que as vendas on-line proporcionam. Isso porque, a identificação de produtos oferece resultados de busca mais precisos, facilidade para encontrar e comparar itens com as mesmas especificações, a garantia de receber o produto que escolheu e comprou e uma melhor experiência de compra.

Uma forma de garantir que tudo está de acordo no seu negócio virtual, para que obtenha os melhores resultados, é contando com todo o apoio e orientação da GS1 para registrar seu produto no Cadastro Nacional de Produtos GS1, potencializando suas vendas, visibilidade no mercado e aumentando seu faturamento. 

O Sistema de Padrões GS1 permite que as empresas falem o mesmo idioma, conectando umas com as outras, e garantindo o avanço dos seus negócios por meio de qualquer canal de vendas. 

Agora você já sabe a importância do cadastro dos seus produtos. Porém, esse processo ainda pode gerar muitas dúvidas. Por isso, a GS1 conta com uma equipe especializada para te dar todo o suporte necessário, para que você tenha mais qualidade e lucratividade no seu negócio. Fale com um de nossos especialistas da GS1 Educação e conheça nosso curso de extensão voltado para sellers (atuais e futuros) de comércio eletrônico para identificar e cadastrar corretamente seus produtos.